A força das instituições, as formas extrajudiciais de solução de conflito e o assoberbo da máquina judiciária.

Atrasada modificação de paradigmas

05/05/2014 às 13:48
Leia nesta página:

A necessária aplicabilidade das formas extrajudiciais de solução de conflito para vigência do Estado Democrático de Direito.

A FORÇA DAS INSTITUIÇÕES, AS FORMAS EXTRAJUDICIAIS DE SOLUÇÃO DE CONFLITO E O ASSOBERBO DA MÁQUINA JUDICIÁRIA- ATRASADA MODIFICAÇÃO DE PARADIGMAS.

THEMIS SABACK[1]

 INTRODUÇÃO

Os operadores dos direitos reconhecem a necessidade de utilização de mecanismo que promovam a diminuição de demandas para que, ao menos, diminua o grave encacho da máquina judiciaria.

Com efeito, a atuação jurisdicional não mais comporta o ritmo frenético de novas demandas, sem prejuízo de um evidente e acentuado crescimento na demora na prestação jurisdicional.

Nesse contexto, tem-se buscado soluções para que o Poder Judiciário não se torne, ainda mais assoberbado, impossibilitado de resolver litígios, de significativa expressão, no menor tempo possível.

A mediação e arbitragem surgem como forma extrajudicial de solução de conflito, tornando a cultura do litigio, afastada da dimensão jurisdicional. Tratam-se de politicas públicas, que devem ser seguidas pelo Poder Público, consoante Resolução n. 125/2010 do Conselho Nacional de Justiça.

O presente artigo mostrará a importância do êxito da implementação de novo estímulo a essas diferentes culturas de solução de conflitos, como forma de promover maior credibilidade e celeridade na atuação do Poder Judiciário na solução de conflitos e, consequentemente, restaurando a credibilidade e vigor das instituições vigentes.

1.O IDEAL DE JUSTIÇA E O EQUILÍBRIO DOS PODERES.

Ao Poder Judiciário cabe dirimir conflitos, pacificando as relações sociais. Para tanto sua missão é bem simples: restabelecer o direito material afetado, ante adequada e célere prestação da tutela jurisdicional.

Esta  é a essência e a razão de ser desse, que é um dos três poderes,  que, harmonicamente, junto com o Poder Legislativo e Executivo dão equilíbrio, força e credibilidade as instituições vigentes. 

A função do judiciário é resguardar a força e vigência do Estado Democrático de Direito e consequentemente dando poder e confiabilidade as instituições democráticas, inclusive ao próprio Poder Judiciário.

É evidente, que muitos desses conflitos poderiam ser resolvidos sem a interferência e atuação jurisdicional. Aliás, os operadores do direito esquecem-se que é função primordial do judiciário prestar a tutela jurisdicional, dizendo quem detém o direito.

Notadamente, essa função  precípua tem sido olvidada pelos aplicadores do direito ao longo de décadas, na medida em que se tornou praxe relegar ao Poder Judiciário a obrigação de mediar e compor  todo e qualquer tipo de conflito, ante a  celebração de  acordos e transações, que poderiam ser obtidas prescindido o acionamento da máquina estatal jurisdicional.

2.O PODER JUDICIÁRIO COMO ÚLTIMA RATIO NA MEDIAÇÃO DE CONFLITOS.

Ao Poder Judiciário cabe decidir conflitos. Realizar mediação é função que poderia e deveria ser relegada a outro órgão, independente da prestação jurisdicional ou preexistente a esta.

Ocorre que no dia a dia forense, ocasionado o assoberbo da máquina judiciária, diversos litígios que poderiam e deveriam ser resolvidos em outras esferas são levados, imediatamente, à apreciação do Poder Jurisdicional.

Comumente, observa-se a atuação jurisdicional com caráter conciliatório e mediador, em situações que poderiam ser resolvidas sem a interferência da jurisdição, que tem como característica dirimir o conflito, decidindo quem tem o direito.

Essa  crise de identidade, pode-se vislumbrá-la por um certo embaçamento do papel judicial como mediador central de conflitos, perdendo espaço para outros centros de poder, talvez mais aptos a lidar com a complexidade conflitiva atual, mais adequados em termos de tempo  e espaço[2].

                                           

Com efeito, a inobservância dessa primícia basilar, culmina no assoberbo do máquina judiciária, ante a jurisdicionalização  de questões que seriam resolvidas em uma esfera pré processual, face a possibilidade de transação da questão controversa.

Consequência dessa simples prática, o fortalecimentos das instituições pátrias.

Explique-se: o encacho da máquina judiciária, por temas que poderiam e deveriam ser resolvidos em fase pré processual com mediação, por exemplo, impossibilita adequada e prestação jurisdicional em prazo razoável de questões somente solúveis com a intervenção estatal, o que leva a descrença do jurisdicionado a esse tão importante Poder.

Com o Poder Judiciário desacreditado, inexiste uma resposta razoável aos conflitos levados a sua apreciação, por conta da máquina judiciária restar assoberbada, como consequência dessa descrença, temos o  seu enfraquecimento.

Se um dos três poderes instituídos é enfraquecido, isso atingira os demais, em elucubração simples da teoria idealizada por Montesquieu em sua obra o Espírito das Leis.

Em situações como as vivenciadas hoje, os processualista entendem a necessidade de se colocar em prática a terceira onda renovatória do processo civil, conforme pontua Francisco Jose Cahali, em sua obra Curso de Mediação e Arbitragem, 2 ed.- São Paulo: Editora Revista dos Tribunais, 2012, p.37:

... Além da autotutela existem meios heterocompositivos e autocompositivos de resolução de conflito. As principais formas heterocompositivas de solução de conflito são a negociação, a conciliação e mediação. Esse tema, dos métodos alternativos integra aquilo que se designou de terceira onde renovatória do direito processual civil, da qual a obra de Mauro Cappelletti e Bryant Garth é fonte de consulta obrigatória. No que diz respeito a essa terceira onda renovatória, os autores lecionam que, além de abranger a forma de procedimentos judiciais, a criação de determinados procedimentos especiais, a mudança de métodos para a prestação de serviços judiciais e a simplificação do direito, também se inclui  a utilização de mecanismos privados ou informais de solução de litígios...

Assine a nossa newsletter! Seja o primeiro a receber nossas novidades exclusivas e recentes diretamente em sua caixa de entrada.
Publique seus artigos

A adoção dessas medidas, ante a alteração de paradigmas acerca da atuação jurisdicional, impõe-se como solução para  restabelecer a força e credibilidade do Poder Judiciário,  afastando, por sua vez, a sensação de insegurança decorrente da demora na prestação jurisdicional.

Do contrário,  continuaremos a evidenciar a descrença a esse Poder instituído, com situações de busca por realização de justiça pelas próprias mãos, como visto recentemente em algumas cidades do pais, amplamente divulgados pela mídia.

A  falta de credibilidade sobre a atuação do Poder Judiciário em questões pontuais, reflete na credibilidade de outras instituições, a exemplo das Policias e o Ministério Público, denotando-se uma evidenciada crise institucional vigente.

Toda essa situação é reflexo, até então, de uma ausência política para estimular a composição extrajudicial de conflitos, a exemplo da mediação e arbitragem.

3.MUDANÇA DE PARADIGMAS

Sensível a essa realidade, temos a atuação do Conselho Nacional de Justiça, que, no manejo de suas infindáveis metas, busca dar agilidade ao Poder Judiciário, tentando recuperar a sua maculada imagem frente aos jurisdicionado.

Há quem diga que não se pode culpar o assoberbo da máquina a cultura beligerante do brasileiro, porquanto não há investimento na estruturação dos trabalhos, contratação de novos servidores e etc, necessários ao bom funcionamento do Poder Judiciário.

Não deixa de ser verdade que esse aspecto é importante. Entrementes, o fundamental é uma modificação na postura adotada na resolução de conflitos. Trata-se de uma mudança atrasada de paradigmas, onde se deve buscar mediar e compor antes de jurisdicionalizar o conflito.

Nesse sentido, ainda que tardiamente, temos a tramitação do projeto de lei 7169/14, que tem como função pôr fim a cultura do litígio,  necessariamente, jurisdicionalizado, cultivada ao longo de décadas, estabelecendo a mediação no âmbito extrajudicial e judicial para pacificação de conflitos.

Resta esperar para vermos a redação final do texto e validade de suas disposições, de modo que possam assegurar a pacificação do conflito junto ao jurisdicionado.

Não podemos olvidar, também, da lei de arbitragem, lei n Lei 9.307/96, que malgrado esteja vigente desde o meado da década de 90, por ser de aplicabilidade onerosa, impede a amplitude de sua eficácia junto ao cidadão.

Como forma de possibilitar o acesso a essa forma extrajudicial de pacificação de conflito, encontra-se em tramitação o projeto de lei n. 406/2013, alterando, pontualmente, a referida norma.

O intuito do legislador, ainda que após mais de uma década de vigência, é ampliar o âmbito de aplicação da arbitragem e dispor sobre a escolha dos árbitros quando as partes recorrem a órgão arbitral, a interrupção da prescrição pela instituição da arbitragem, a concessão de tutelas cautelares e de urgência nos casos de arbitragem, a carta arbitral, a sentença arbitral e o incentivo ao estudo do instituto da arbitragem.

Modificações salutares a essa forma de composição extrajudicial de conflitos, até então, inacessível ao cidadão comum, dado os altos custos do procedimento arbitral.

4.CONCLUSÃO

Esperamos que as  medidas adotadas para fazer valer a aplicabilidade dos institutos extrajudiciais de solução de conflito, como a mediação e arbitragem no país, possam refletir em uma diminuição de demandas a serem resolvidas de forma jurisdicionalizada.

Notadamente, resta necessário que, efetivamente, o Poder Judiciário  atue como última ratio na resolução de conflitos, possibilitando o mais célere funcionamento da máquina judiciária  e a  retomada da credibilidade de sua força e eficácia como vigorante Poder instituído.

5.REFERÊNCIAS

1.Mediação enquanto política pública [recurso eletrônico] : o conflito, a crise da jurisdição e as práticas mediativas / organizadores: Fabiana Marion Splenger, Theobaldo Spengler Neto - 1.ed. - Santa Cruz do Sul : EDUNISC, 2012. http://150.162.138.7/documents/4740 < acessado em 4 de março de 2014>.

2.CAHALI. Francisco Jose, em sua obra Curso de mediação e Arbitragem,        2 ed.- São Paulo: Editora Revista dos Tribunais, 2012:

3.BRASIL. Lei nº 9.307, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece a lei de arbitragem.


[1] Mestranda em Segurança Pública, Professora da Universidade Federal da Bahia, Professora da Faculdade Mauricio de Nassau, Especialista em Direito Público, Pós Graduada Direito Processual Penal, Advogada em Salvador-BA.

[2] Mediação enquanto política pública [recurso eletrônico] : o conflito, a crise da jurisdição e as práticas mediativas / organizadores: Fabiana Marion Splenger, Theobaldo Spengler Neto - 1.ed. - Santa Cruz do Sul : EDUNISC, 2012.

Sobre a autora
Themis Saback

Advogada. Mestranda em Segurança Pública. Professora da Universidade Federal da Bahia, Faculdade Baiana de Ciências-FABAC e da Faculdade Mauricio de Nassau .Especialista em Direito Processual e Pós graduada em Direito Público. Lecionou no Curso Damásio de Jesus- Unidade Salvador.

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos