O contexto e a relevância da Lei Sarbanes - Oxley - Sox

Resumo:


  • A Lei Sarbanes-Oxley foi criada em resposta a escândalos financeiros nos EUA, visando restaurar a confiança dos investidores por meio de maior controle e transparência nas práticas corporativas.

  • Empresas envolvidas em fraudes como Enron e WorldCom motivaram a promulgação da lei, que impõe reestruturação de processos internos e maior segurança na divulgação de informações financeiras.

  • A lei, aplicável a empresas de capital aberto nos EUA e aquelas listadas na NYSE, estende a regulamentação sobre governança corporativa e é supervisionada pela Securities and Exchange Commission.

Resumo criado por JUSTICIA, o assistente de inteligência artificial do Jus.

A Crise Fraudulenta nas empresas Norte America na década de 90, levaram muitos investidores a falência, para conter essa crise foi criada a lei Sarbanes-Oxley com objetivo de maior transparência em suas informações.

Atores: Juarez Pereira da Silva e Luis Fernando Conduta

Os Estados Unidos em meados da década de 90 foi marcado por uma série de escândalos financeiros corporativos. As principais corporações envolvidas no escândalo são: Enron, Arthur Andersen, World Com e Xerox. As fraudes eram realizadas por seus respectivos executivos onde os mesmos alteravam os valores contábeis no balanço patrimonial dessas entidades, transparecendo um fato não concreto e falso. A crise fraudulenta deixou os investidores receosos quanto a possíveis investimentos a serem realizados nas empresas dos EUA e causou para o país um marco negativo em sua economia. Para conter esse tipo de fraude, em 2002 foi desenvolvido com a iniciativa do senador Paul Sarbanes (Democrata) e do deputado Michael Oxley (Republicano) a Lei Sarbanes-Oxley, com o objetivo de extinguir fraudes e conter a fuga dos investidores que já não tinham mais confiança nos registros contábeis das empresas e em seus processos internos (controles de gestão).

A Sarbanes-Oxley Act, normalmente abreviada em SOx ou Sarbox obriga as empresas a reestruturarem processos para aumentar os controles, a segurança e a transparência na condução dos negócios, na administração financeira, nas escriturações contábeis, na gestão de governança e na divulgação das informações ao seu público interno e principalmente externo.

E com a finalidade de recuperar a confiança dos investidores, o congresso norte americano decidiu promulgar a Lei Sarbanes-Oxley, em julho de 2002. Apos vários debates e comitês para discussão sobre seus artigos, o congresso pôs fim a tradicional auto-regulação baseada no modelo das melhores práticas, muitas vezes deixada a cargo de leis corporativas estaduais, e decidiu substituí-la por uma lei que estende seus domínios a importantes práticas de governança corporativa, bem como define a autoridade legislativa de regulamentação estabelecida pela Securities and Exchange Commission (SOUSA; FRAGA; 2004). Para salientar e concluir, essa lei tem destinação às empresas americanas, porém as empresas de capital aberto que possuem ações negociadas na bolsa de valores de Nova Iorque - NYSE devem obrigatoriamente seguir o que está transcrito nessa lei, com a iniciativa de dar maior segurança aos investidores e consequentemente gerar uma maior credibilidade nas informações contidas nos demonstrativos contábeis das mesmas.

REFERÊNCIAS

SOUSA, A. F.; FRAGA R. M.;Governança Corporativa: Efeitos decorrentes da vigência da Sarbanes-Oxley Act nas empresas brasileiras; in: VII SEMEAD-Franças; 10/11 de Agosto de2004.

Sobre os autores
Juarez Pereira da Silva

Graduado em Ciências Contábeis pelo Centro Universitário Eurípides de Marília e técnico em contabilidade pela ETEC Antonio Devisate. Atualmente é técnico para assuntos administrativo do Centro Universitário Euripedes de Marília. Professor de Matemática do Ensino Médio na EE “Prof. Antonio De Baptista”, 1º tesoureiro da Associação dos Funcionários da Fundação Eurípides. Membro do grupo de pesquisa Contabilidade aplicada,Membro do Conselho Universitário 2012 a 2014 no Centro Universitário Eurípides de Marília, Tem experiência na área de Administração e Finanças, com ênfase em Ciências Contábeis

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Leia seus artigos favoritos sem distrações, em qualquer lugar e como quiser

Assine o JusPlus e tenha recursos exclusivos

  • Baixe arquivos PDF: imprima ou leia depois
  • Navegue sem anúncios: concentre-se mais
  • Esteja na frente: descubra novas ferramentas
Economize 17%
Logo JusPlus
JusPlus
de R$
29,50
por

R$ 2,95

No primeiro mês

Cobrança mensal, cancele quando quiser
Assinar
Já é assinante? Faça login
Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Colabore
Publique seus artigos
Fique sempre informado! Seja o primeiro a receber nossas novidades exclusivas e recentes diretamente em sua caixa de entrada.
Publique seus artigos