A importância da rede de proteção social básica, nas penas e medidas alternativas

20/05/2014 às 08:10
Leia nesta página:

O presente artigo tem como objetivo, informar e descrever a importância da Rede de Proteção Social Básica nas aplicabilidades e nos casos de maior vulnerabilidade e fatores de risco aos usuários que deverá cumprir a pena e/ou medida alternativa.

O objetivo geral do presente artigoé descrever e analisar a atuação do assistente social nos casos de maior complexidade em que se verificam fatores de risco e vulnerabilidade social de usuários em cumprimento de pena e/ou medidas alternativas, visando promover inclusão e promoção social.  Os objetivos específicos são: 1) Verificar a aplicabilidade das penas e medidas alternativas e,  2) Confirmar a relevância social da rede de proteção social básica.

As Penas e Medidas Alternativas – PMA são aplicadas àqueles que cometem delitos de menor potencial ofensivo, com penas que implicam de 0 a 4 anos de condenação, como estabelece a Lei 9.099/95 que criou os Juizados Especiais Criminais estabelecendo a transação penal, e a Lei 9.714/98 Art 1º que estabelece novas espécies de restrições, aos que cometeram tais delitos, como: dirigir sem habilitação, crimes ambientais, violência doméstica, uso de drogas, desacato à autoridade, lesão corporal leve, furto simples, dentre outros previstos no código penal. 

            As PMA são apresentadas como “alternativas” às penas privativas de liberdade, garantindo o convívio social e familiar e a manutenção do vínculo empregatício.

Os encaminhamentos são realizados de acordo com a demanda de cada usuário para os programas sócio-assistenciais, tais como: Centro de Referência da Assistência Social - CRAS, Centro de Atenção Psicossocial – CAPS, Sistema Nacional de Emprego – SINE, dentre outras redes; sendo de extrema importância a existência deste vínculo para acolher, intervir e encaminhar adequadamente as diversas demandas existentes, sejam elas de atendimento psicológico ou sócio assistencial.

Ao realizar o encaminhamento, também é de suma importância acompanhar os desdobramentos e o desenvolvimento dos usuários.

Com a rede de proteção social, é bastante eficaz ao cumprimento da medida alternativa. E  casos apresentados com mais gravidade, tornasse incapaz, o cumprimento da pena/medida, e assim um maior acompanhamento para que haja eficácia e inserção social. Após o período de acolhimento, acompanhamento e intervenções da rede de proteção, é que se da inicio ao cumprimento da pena e/ou medida.

Conclui-se que durante o processo de aplicação das PMA, a rede de proteção social básica é de suma importância para atender os objetivos de promoção, emancipação e inserção dos indivíduos e seus familiares na sociedade, tendo como primórdio a conscientização do seu papel na sociedade e a reflexão do delito cometido, para que não se torne reincidente. E, além disto, mostrar a importância da rede de proteção social, em relação às penas e medidas alternativas os usuários que dela necessita.

Palavra Chave: Serviço Social. Rede de Proteção Social. Penas Alternativas.

Eixo 3: Proteção Social Básica e Especial

Sobre a autora
Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos