Abandono de produto na assistência técnica e direito do consumidor

Resumo:


  • CPP (Código de Processo Penal):

    • Art. 1.170 - Procedimento para coisa alheia perdida.

    • Art. 1.176 - Suspeita de subtração criminosa.



  • CP (Código Penal):

    • Art. 168 - Apropriação indébita de coisa alheia.



  • CC (Código Civil):

    • Art. 1.275 - Causas de perda da propriedade.



Resumo criado por JUSTICIA, o assistente de inteligência artificial do Jus.

O artigo analisa a possibilidade da assistência técnica dar destino final (venda, por exemplo) ao produto esquecido pelo consumidor.

Vamos por parte!


CPP (Código de Processo Penal)


"Art. 1.170 - Aquele que achar coisa alheia perdida, não lhe conhecendo o dono ou legítimo possuidor, a entregará à autoridade judiciária ou policial, que a arrecadará, mandando lavrar o respectivo auto, dele constando a sua descrição e as declarações do inventor".

"Art. 1.176 - Havendo fundada suspeita de que a coisa foi criminosamente subtraída, a autoridade policial converterá a arrecadação em inquérito; caso em que competirá ao juiz criminal mandar entregar a coisa a quem provar que é o dono ou legítimo possuidor".


CP (Código Penal)


Apropriação indébita

"Art. 168. Apropriar-se de coisa alheia móvel, de que tem a posse ou a detenção:Pena – reclusão, de 1 a 4 anos, e multa".


CC (Codigo Civil)


"Art. 1.275. Além das causas consideradas neste Código, perde-se a propriedade:

I - por alienação;

II - pela renúncia;

III - por abandono;

IV - por perecimento da coisa;

V - por desapropriação".


CDC (Código de Defesa do Consumidor)


"Art. 51. São nulas de pleno direito, entre outras, as cláusulas contratuais relativas ao fornecimento de produtos e serviços que:

[...]

IV. Estabeleçam obrigações consideradas iníquas, abusivas, que coloquem o consumidor em desvantagem exagerada, ou sejam incompatíveis com a boa-fé ou a equidade".

Geralmente as assistências técnicas impõem [cláusula] limite de 90 dias ao consumidor para este retirar o produto. Quando o prazo excede 90 dias, o produto é vendido para cobrir despesas da própria assistência técnica. Tal prática [cláusula] é abusiva.

Perda da propriedade ou abandono?

O artigo 1.275 do Código Civil regula a perda da propriedade. O ato de abandonar configura-se quando há intenção real do consumidor em abandonar o seu produto. O mero esquecimento não se configura abandono e renúncia [da propriedade] do produto. Também não se configura abandono quando o consumidor, por algum motivo [doença, por exemplo], não vá pegar [depois de 90 dias, por exemplo] o seu produto deixado na assistência técnica.

O que a assistência poderá fazer é entregar o produto a Autoridade Policial; esta encaminhará, depois, ao juiz. O juiz, por sua vez, mandará citar o consumidor para retirar o produto e pagar as eventuais despesas a assistência técnica [reparo do defeito e guarda do produto]. Se o consumidor não quiser o produto, este vai a leilão. Lembrando que a assistência técnica tem que comunicar ao consumidor sobre o produto, antes de entregar a Autoridade Policial.

Há projeto de lei sobre o caso: http://www.câmara.gov.br/proposicoesWeb/fichadetramitacao?idProposicao=534577

Sobre o autor
Sérgio Henrique da Silva Pereira

Articulista/colunista nos sites: Academia Brasileira de Direito (ABDIR), Âmbito Jurídico, Conteúdo Jurídico, Editora JC, Governet Editora [Revista Governet – A Revista do Administrador Público], JusBrasil, JusNavigandi, JurisWay, Portal Educação, Revista do Portal Jurídico Investidura. Participação na Rádio Justiça. Podcast SHSPJORNAL

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Leia seus artigos favoritos sem distrações, em qualquer lugar e como quiser

Assine o JusPlus e tenha recursos exclusivos

  • Baixe arquivos PDF: imprima ou leia depois
  • Navegue sem anúncios: concentre-se mais
  • Esteja na frente: descubra novas ferramentas
Economize 17%
Logo JusPlus
JusPlus
de R$
29,50
por

R$ 2,95

No primeiro mês

Cobrança mensal, cancele quando quiser
Assinar
Já é assinante? Faça login
Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Colabore
Publique seus artigos
Fique sempre informado! Seja o primeiro a receber nossas novidades exclusivas e recentes diretamente em sua caixa de entrada.
Publique seus artigos