Novela Em Família. Audiência versus anseio cultural

Leia nesta página:

O artigo analisa a mentalidade na confecção das novelas brasileiras e as expectativas culturais

A novela Em Família terminou. Laerte morreu assassinado, Clara e Marina se casam, Cadu, Felipe e Neidinha viveram situações complicadas e todos tiveram finais felizes. Eis alguns dos fatos. A novela também demonstrou a situação de “incompatibilidade” (cultural) de Jairo e a família central da novela, o estupro de Neidinha e seu trauma, que quase a impediu de se relacionar com Theo – estupro no Brasil, infelizmente, ainda é comum –, o alcoolismo de Felipe trouxe esta questão delicada, mas que está presente na vida de milhões de brasileiros - infelizmente ainda há preconceito, isto é, o alcoólatra é visto como “vagabundo”, “imaturo”, e não como portador de doença que necessita de ajuda tanto da família como do Estado e sociedade.

A novela se baseou em tramas familiares cujos mortais contemporâneos vivenciam: homoafetividade e preconceito; dependente químico e imagem social [darwinismo social] de “fraco”, “incapacitado”, “imaturo”; diferenças comportamentais culturais entre classes sociais (Juliana e Jairo); neurose [de Laerte]; doença degenerativa [Selma]; miocardiopatia dilatada [Cadu]; Parkinson [Benjamin] etc.

Manoel Carlos, o autor da novela, sempre se preocupou com problemas sociais, de forma que a própria sociedade brasileira passasse a refletir sobre situações comuns na vida de todo mortal brasileiro, indiferentemente de classe social, etnia.

Porém, a novela Em Família não agradou o público brasileiro. Por quê? Para responder é fácil analisar a nova novela. "Império" tem a missão de resgatar a audiência do horário nobre da Rede Globo e o tema central será sobre “poder”, ou seja, poder tem sangue, morte, cobiça, artimanhas etc.

Nas últimas décadas, as novelas, em geral, em qualquer emissora televisiva, têm conteúdos violentos e sádicos. Como explosões, vinganças etc. Nada de novo, dirão alguns, mas as cenas ficaram mais dramáticas com os efeitos especiais, quase realísticas. Uma conduta humana que vem sendo explorada bastante é a sociopatia.

Manoel Carlos, talvez, esteja desatualizado com o novo público, que quer sangue, briga e tumultos sendo centralizações primordiais nas novelas. Questão social como Manoel de Carlos gosta de retratar, não são mais as centralizações das novelas, em qualquer emissora de TV. A novela Em Família foi “água morna” justamente por centralizar questões sociais, as emoções humanas comuns; a novela pecou, para os que querem explosões, sangue e briga.

Não é de se admirar a rejeição da novela Em Família no atual contexto brasileiro: revoltas populares contra certos governantes e as políticas públicas; milicianos; policiais e políticos corruptos; o vergonhoso desfecho das sentenças para os mensaleiros do PT; os altos salários (subsídios) e vantagens pecuniárias aos políticos, que podem chegar a R$ 100,00 (cem mil reais), por mês, enquanto 40 milhões de brasileiros tentam sobreviver com o Bolsa Família; as aposentadorias surreais dos políticos versus as aposentadorias dos idosos do INSS; as ações truculentas de policiais diante de manifestantes [pacíficos] contra os gastos da Copa e as ações [revide] dos black blocs aos policiais. Quanto às truculências policiais, a Anistia Internacional criou protesto contra as ações policiais brasileiras.

E o que dizer do trânsito brasileiro? As vias públicas se assemelham aos campos de guerras. A falta de respeito é visível, assim como as mortes ocorridas pelo desrespeito à própria vida e a vida do semelhante. Na loucura disfarçada de “liberdade” motoristas alcoolizados transitam alucinados pelas vias. O motorista suicida [embriagado] justifica sua embriaguez pela liberdade democrática. Não é de estultícia dizer que o trânsito terrestre é um segmento social, e os comportamentos dos usuários nas vias demonstram como a sociedade brasileira é psicologicamente.

Existe a realidade, que não pode ser escondida do público, mas, se o Brasil quiser atingir seus objetivos (art. 3°, da CF), os programas televisivos deveriam centralizar mais as questões sociais do que efeitos especiais e sensacionalismos [aguçar instintos]. 

Infelizmente, a mídia em si, em certos programas, ou a maioria dos programas, não enfatizam questões sociais com ideias voltadas [soluções] aos objetivos Constitucionais, que são da nação, pois a Constituição Federal de 1988 foi escrita pelo anseio popular.

Cada vez mais o sensacionalismo televiso ganha cores e efeitos especiais, os instintos são exaltados enquanto a civilidade é aviltado.

Diante dos acontecimentos vigentes, a novela Em Família apresentou-se como novela da década de 1930, sem, ou quase pouco, sadismo. A bandeira brasileira é verde, mas os corações brasileiros são vermelhos.

Sobre o autor
Sérgio Henrique da Silva Pereira

Articulista/colunista nos sites: Academia Brasileira de Direito (ABDIR), Âmbito Jurídico, Conteúdo Jurídico, Editora JC, Governet Editora [Revista Governet – A Revista do Administrador Público], JusBrasil, JusNavigandi, JurisWay, Portal Educação, Revista do Portal Jurídico Investidura. Participação na Rádio Justiça. Podcast SHSPJORNAL

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos