Como proteger os adquirentes de boa-fé, se é que eles devem ser protegidos?

25/08/2014 às 22:00
Leia nesta página:

Os adquirentes de boa-fé devem ser protegidos. É certo que a confiança é princípio fundamental e basilar no universo comercial. Desde o surgimento do Direito Comercial como hoje o vemos (na antiga Itália – Gênova e Veneza) a boa-fé era critério básico de qualificação das atividades que envolviam o comércio. Por esse motivo, o nosso Código Civil, na parte que toca questões comerciais (influenciado pelo código napoleônico de 1808) é recheado da expressão boa-fé. A presunção de veracidade nos fatos alegados pelo vendedor faz parte também da nossa cultura. Por isso não se pode penalizar o comprador/adquirente de boa-fé pela ma-fé do vendedor.

Ademais, temos também no Código Civil e na doutrina o desprezo pela má-fé, no sentido de que muitos juristas defendem a nulidade dos atos que são praticados com a má-fé de pano de fundo.

Em termos de lei, o adquirente de qualquer imóvel deve, o quanto antes, apresentar seu documento de posse/propriedade junto a um cartório de notas, com o objetivo de se regularizar como dono. Outrossim, o fato de haver um mesmo imóvel vendido para duas pessoas não irá fazer com que o segundo adquirente (que “demorou” para registrar seu imóvel) saia prejudicado. Há que se verificar a orignialidade dos dois documentos, além da oposição de ação judicial contra o vendedor por estelionato.

O adquirente primeiro, de boa-fé, também não pode sair prejudicado. Sua posse, estando os demais requisitos de validade e originalidade do contrato em dia, não será usurpada, muito menos, invalidada. Para o segundo adquirente, será um pouco mais difícil a restituição de seu status antes da compra, mas tanto a lei como a jurisprudência defendem o adquirente que esteja de boa-fé.

Sobre o autor
Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos