Cooperação, integração e instituições internacionais

Leia nesta página:

Como as organizações internacionais trabalham no contexto de cooperação e interação

INTRODUÇÃO

O conceito de cooperação e integração ao longo dos tempos vem sofrendo enormes alterações na medida que a sociedade evolui. Para que essas alterações ocorram necessário se faz a sistematização dessas relações entre os atores internacionais.

Ao longo dos anos foram varias as inovações na questão da relação internacional, como podemos destacar a subsitituição da Liga das Nações para Organização das Nações Unidas no final da 2° Guerra Mundial

Para que essa cooperação e integração contribuam sobremaneira é necessario que as instituições interancionais delegem algumas funções como por exemplo: Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas; Conselho de Segurança;Tribunal Internacional de Justiça; Conselho Econômico e Social e o Conselho dos Direitos Humanos, tendo como finalidade a cooperação á nível de direito internacional, segurança, desenvolvimento econômico, progresso social, os direitos humanos e o de maior relevância a realização da paz mundial.

As relações internacionais atuam em diversos campos tendo como pilar o direito internacional sempre respeitando a soberania de cada nação principalmente suas ações culturais, seu nacionalismo, o desenvolvimento econômico e o sistema financeiro e sempre atento a proliferação nuclear visando a preservação dos direitos humanos.

No atual cenário mundial, a ciência política aponta para a globalização o que nos faz refletir quanto a sustentabilidade de cada país, e nos leva a observar de que maneira estratégica cada nação procura sua inserção neste cenário quanto a sua política econômica, diplomática e seu poder bélico.

As relações internacionais no Brasil estão previstas no artigo 4° da Constituição Federal,

Art. 4º A República Federativa do Brasil rege-se nas suas relações internacionais pelos seguintes princípios:

I - independência nacional;

II - prevalência dos direitos humanos;

III - autodeterminação dos povos;

IV - não-intervenção;

V - igualdade entre os Estados;

VI - defesa da paz;

VII - solução pacífica dos conflitos;

VIII - repúdio ao terrorismo e ao racismo;

IX - cooperação entre os povos para o progresso da humanidade;

X - concessão de asilo político.

Parágrafo único. A República Federativa do Brasil buscará a integraçãoeconômica, política, social e cultural dos povos da América Latina, visando àformação de uma comunidade latino-americana de nações.

.

Que determina o relacionamento com outros países e organismos multilaterias dentro dos principios de não intervenção, da autodeterminação dos povos, da cooperação internacional e solução pacífica de conflitos.

Compreender como as relações internacionais interagem no campo das relações políticas, econômicas e sociais e demais areas do conhecimento.Possibilitar a análise do cenário internacional utilizando o método analitico de justaposição de dimensões respeitando os interesses de quem deseja essa analise: setor publico e privado e demais temas das organizações internacionais, onde o reflexo da análise deve focar o campo político, econômicos, sociais, culturais e jurídicos.

Dentre os acontecimentos globais, quer seja no comércio, na educação, na ciência e tecnologia se faz necessário o profissional habilitado para lidar com estes assuntos que antes era privilégio dos diplomatas, o Brasil cresce exponecialmente no cenário mundial onde a política externa chama cada vez mais por um profissional eclético que possa atuar ao mesmo tempo em áreas como: economia, direito, educação, ciências sociais e tecnologia com amplo domínio da língua estrangeira e conhecimento geopolítico.

O profissional de relações internacionais deve ser dotado de conhecimentos técnicos que permitam a utilização de fundamentos analiticos para atuar no meio internacional levando em consideração os fenômenos que permeiam este meio, este profissional deve atuar visando a transformação social, a construção da cidadania procurando a paz mundial dentro dos protocolos reconhecidos.

Dentro da concepção de relações internacionais vários organismos se destacam: Santa Sé, Cruz Vermelha, ONG´s, ONU, Assembleia Geral da ONU, Conselho de Segurança da ONU, Secretario Geral, Corte Internacional de Justiça, Organização Internacional do Trabalho, Organização Mundial de Saude, Organização Mundial de Comércio e Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura.

Uma das instituições mais antigas e que se base-a integralmente na cooperação e integração é a Santa Sé, esta é uma pessoa com personalidade juridica de direito internacional que ainda para alguns doutrinadores na area é alvo de curiosidades e controversas.

A Santa Sé no ambito internacional sempre foi reconhecida e participou de mediação de muitos tratados internacionais. Em 1929, o Tratado de Latrão, “ a Italia reconhece a Santa Sé o direito de representação diplomatica, ativo e passivo, segundo as regras de direito internacional”.(GUERRA,2013, p.55).

É composta pelo o Papa e a Curia Romana, que deve se distinguir do Vaticano, ja que a Santa Sé é o instrumento de independencia da Igreja e que tem uma natureza e identidade propria ou seja, sui generis(apud Guerra, p.56)

A supra citada é o sujeito de direito internacional e os tratados celebrados pela a mesma, não são conhecidos como tratados e sim denominados de concordata e o seu territorio é minino, é o menor do mundo e as pessoas que ali residem não são originarios são decorrente da vida eclesiastica ou porque trabalham e a Santa Sé exerce a sua soberania sobre o Vaticano.

Uma das organizaçoes suborndinadas a Santa Sé é a Ordem de Malta,que não é tida como sujeito de direito internacional é somente uma instituição que mantem relações diplomáticas com mais de setenta países e tem como finalidade a realização de atividades filantrópicas, assistenciais e ações humanitarias

Outra instituição que se originou a partir da cooperação e interação foi a Cruz Vermelha em 1862 para cuidar dos feridos da batalha de Solferino um dos seus principios é de combater atos sangrentos que ocorreram na batalha que deu origem e em 1876 passou a ser conhecido como Comite Internacional da Cruz Vermelha que tem como finalidade a proteção da vida das pessoas , assistencia a todas as vitimas de guerra e violencia no ambito interno dos Estados, realiza diversas missoes que se fundamenta nos seguintes principios: da humanidade, da imparcialidade, da neutralidade, da independencia,da unidade, da benevolencia e da universalidade.( apud GUERRA, p. 58)

As organizações não governamentais(ONG´s) mesmo sendo associaçoes particulares sem fins lucrativos de sujeito interno, por serem instituidas por normas o direito internacional lhe confere o status juridico para participarem de conferências internacionais e gozam de estatuto juridico de algumas Organizaçoes Internacionais e devemos destacar a sua importancia no ambito internacional pelas suas  multiplas atividades desenvolvidas.

No final do século XIX, o panorama político-econômico passou por inúmeras transformações, o que levou a instabilidade da ordem juridica internacional. O Congresso de Viena vigorou até a eclosão da Primeira Grande Guerra Mundial, onde entendiam que a paz deveria ser mantida pelas alianças ali firmadas com o objetivo de garantir o equilibrio de poder.

Já no século XX,foi marcado pela colonização dos países da Africa, pela as grandes potencias europeias, redefinindo assim as suas fronteiras e em 1918 chegou ao fim a 1° Guerra Mundial com a ratificaçao da Alemanha ao Tratado de Versalhes da origem a Liga das Nações com os seus organismos dentre eles a Assembleia da Liga das Nações na qual a sua sede era em Genebra composta por todos os representantes dos Estados membros o que veio a influenciar a composição da Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas.

Durante a SegundaGrande Guerra Mundial, os Estados membros, se reuniram em São Francisco nos Estados Unidos com o objetivo de criarem a ONU, com a elaboração da Carta das ONU no final da guerra, assim como a Liga das Nações tinha sua sede em Genebra, a sede da ONU esta localizada em New York e durante a conferencia que foi realizada em Sao Francisco, um dos primeiros órgãos da ONU a surgir foi o Conselho de Segurança.

Em mil novecentos e quarenta e cinco apos o final da 2° grande Guerra Mundial, a Liga das Nações Unidas foi substituida pela a Organização das Nações Unidas com a referida Carta da ONU,fazendo com que os paises que foram vitimas durante a guerra tivesse condições para a sua reconstrução e nova organização politica interna.

A referida carta prever os proprositos e principios da ONU que estão dispostos no Artigo 1°:

Os propósitos das Nações unidas são:

 

1. Manter a paz e a segurança internacionais e, para esse fim: tomar, coletivamente, medidas efetivas para evitar ameaças à paz e reprimir os atos de agressão ou outra qualquer ruptura da paz e chegar, por meios pacíficos e de conformidade com os

princípios da justiça e do direito internacional, a um ajuste ou solução das controvérsias ou

situações que possam levar a uma perturbação da paz;

2. Desenvolver relações amistosas entre as nações, baseadas no respeito ao princípio de igualdade de direitos e de autodeterminação dos povos, e tomar outras medidas apropriadas ao fortalecimento da paz universal;

3. Conseguir uma cooperação internacional para resolver os problemas internacionais de caráter econômico, social, cultural ou humanitário, e para promover e estimular o respeito aos direitos humanos e às liberdades fundamentais para todos, sem distinção de raça, sexo, língua ou religião; e

4. Ser um centro destinado a harmonizar a ação danações para a consecução desses objetivos comuns

 

Conforme presenciamos, até o presente momento observamos na política internacional em alguns países, principalmente na região do Oriente Médio, uma grande inobservância aos propositos e principios da ONU simplesmente pelo o fato dos governos basear todas as suas decisoes politicas com base na sua religião.

Para que um Estado passe a fazer parte da ONU tem que ser observados os requisitos pre estabelecidos conforme os artigos 3 e 4 da referida Carta

Artigo 3

 

Os Membros originais das Nações Unidas serão os Estados que, tendo participado da Conferência das Nações Unidas sobre a Organização. Internacional, realizada em São Francisco, ou, tendo assinado previamente a Declaração das Nações Unidas, de 1 de janeiro de 1942, assinarem a presente Carta, e a ratificarem, de acordo com o Artigo 110.

Assine a nossa newsletter! Seja o primeiro a receber nossas novidades exclusivas e recentes diretamente em sua caixa de entrada.
Publique seus artigos

 

Artigo 4

 

1. A admissão como Membro das Nações Unidas fica aberta a todos os Estados amantes da paz que aceitarem as obrigações contidas na presente Carta e que, a juízo da Organização, estiverem aptos e dispostos a cumprir tais obrigações.

2. A admissão de qualquer desses Estados como Membros das Nações Unidas será efetuada por decisão da Assembléia Geral, mediante recomendação do Conselho de Segurança.

 

 

Apos a analise da Assembleia Geral é que um Estado que estava pleiteando a vaga de membro temporario da ONU tera a mesma deferida ou não, ou se este mesmo Estado não foi alvo de sanções ou recomendações pela organização realizadas pelo o Conselho de Segurança

A Assembleia Geral é um orgao nao permanente que suas rodas sao sempre realizadas uma vez ao ano sempre realizadas no mes de setembro e as questoes analisadas sao relativas a manutenção da paz e segurança internacional proposta por qualquer país membro da ONU ou do proprio Conselho de Segurança, tenho a sua competencia subdividida em legislativa e juridica e conforme o disposto na propria Carta a Assembleia tanto pode fazer recomendaçoes como sancionar qualquer Estado-membro.

O Conselho de Segurança é composto por 15 membros das quais 5 são permanentes e possui poder de veto com finalidade de manutenção da paz e segurança internacional, suas rodas sao periodicas o que difere da Assembleia e podem ocorrer fora da seda da Organização e a sua deliberação é sobre assuntos de ordem processual e demais questoes.

Um dos representantes mais importante da Organização é o Secretário Geral, na qual é escolhido pela Assembleia tendo a sua atividade não somente restrita as questoes administrativas desempenhado funçoes dos demais órgãos da Organização e deve apresentar relatorio anual a Assembleia do que ocorreu durante o exercicio.

Já a Corte Internacional de Justiça tem sua sede em Haia na Holanda, esta sim tem reflexos diretos com a Segunda Grande Guerra Mundial, criada para julgar os crimes de Guerra, anteriormente em Nuremberg na Alemanha, foi transferida para Holanda, pelo fato de ser um país aliado e tem sua competencia contenciosa e consultiva, onde pode emitir uma sentença ou mesmo um parecer, o que pode ser obeservado que todos os órgãos diretos da Organização tem ambas as competencias, ou seja não é exclusivo de nenhum deles.

O único órgão que tem a competencia restrita é o Conselho Economico e Social conforme o disposto nos artigos 65 e 66 da carta supra mencionada tanto emite relatorios nas areas economica, social, cultural, educacional e sanitario bem como faz recomendações dos assuntos já mecionados a Assembleia, fica evidende o carater misto do Conselho e coordena as comissoes economicas e funcionais regionais.

Uma das organizações especializada que trata da questão do direito laboral ou trabalhista é a Organização Internacional do Trabalho(OIT), que todos os anos faz suas recomendações e sanções no que diz respeito ao direito do trabalho e á previdencia social.

Um dos orgãos que procura combater a fome é a Organização para a Alimentação e Agricultura(FAO), seu objetivo não se restringe somente a fome, como procura da uma vida sustentavel para as pessoas necessitadas atendendo as necessidades da geração atual e futuras.

A Organização Mundial de Saude( OMS) é responsavel pela organizaçao e coordenação de açoes no que diz respeito a politicas voltadas para saude.

A Organização Mundial do Comércio(OMC), não é tido como um organismo especializado, pois trata especificamente das regras de comércio entre os países, já que os países por serem soberanos podem negociar livremente, a maior preocupação se diz no tocante aos conflitos de jurisdição o que favorece os países mais desenvolvidos.

A Organização das Nações Unidas para a Educaçao, Ciência e Cultura(UNESCO) somente foi reconhecida como organismo especializado em 1946(mil novecentos e quarenta e seis) como é um organismo especializado alem de levar educação e cultura a todos os povos nao deixou de lado a manutenção da paz e segurança internacional.

REFERENCIAS

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica A educação infantil nos países do MERCOSUL: análise comparativa da legislação / Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. -- Brasília : MEC/SEB, 2013. 132 p.

BRASIL. Secretaria de Direitos Humanos da Presidencia da Republica Direito a educacao. – Brasilia: Coordenacao Geral de Educacao em SDH/PR, Direitos Humanos, Secretaria Nacional de Promocao e Defesa dos Direitos Humanos, 2013.

GUERRA, Sidney. Curso de direito internacional público/ Sidney Guerra. 7°.ed.--- São Paulo: Saraiva, 2013.p. 55

____________. Curso de direito internacional público/ Sidney Guerra. 7°. ed.---São Paulo: Saraiva, 2013. p.56.

___________. Curso de direito internacional público/ Sidney Guerra. 7°. Ed.---- São Paulo: Saraiva, 2013. p. 58

ONU, Carta da. Disponivel em < http:// unicrio.org.br/img/Carta daONU_VersoInternet.pdf‎> Acessado em 03 de fevereiro de 2014. Acessado as 17:18

VADE MECUM SARAIVA/obra coletiva de autoria da Editora Saraiva com a colaboração de Luiz Roberto Curia,Livia Céspedes e Juliana Nicoletti.---15.ed.atual.e ampl.---São Paulo: Saraiva,2013.

Assuntos relacionados
Sobre a autora
Lorena Regina Valentim Pereira

Especialista em Direito Administrativo e Gestão Publica

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos