Cálculo das multas para crimes ambientais no âmbito da PNMA

Leia nesta página:

O artigo faz uma crítica à não obrigatoriedade do uso da Avaliação de Impactos Ambientais prevista na Política Nacional de Meio Ambiente, para o cálculo de multas ambientais.

Por muito tempo, a discussão sobre assuntos relacionados às leis ambientais foi um assunto restrito para os profissionais ligados ao meio ambiente. No entanto, com todas as modificações que foram acontecendo na sociedade, a legislação tornou-se um assunto debatido por todos.

O Brasil possui um conjunto de leis consideravelmente abrangente. A análise de algumas normas ambientais específicas como por exemplo, os decretos federais de 2008 que regulamentaram a lei de crimes ambientais, apresentam algumas controvérsias visíveis e que passamos a destacar.

Caro leitor, você acharia justo que alguém que fizesse uso da imagem de um animal silvestre mantido irregularmente em cativeiro, pagasse meio milhão de reais na multa ambiental? E se a multa fosse, sem critério definido, reduzida para cinco mil reais? Independente deste tipo penal exemplificado, percebe-se que o decreto feriu diretamente o instrumento da Avaliação de Impacto Ambiental (AIA), previsto na Politica Nacional do Meio Ambiente (PNMA), uma das principais leis ambientais brasileiras, promulgada na década de 1980.

No contexto mais amplo e histórico, foi a partir da AIA que o poder público passou a agir em prol da defesa do meio ambiente. E foi a partir de PNMA que todas as atividades que geram impactos significativos ao meio ambiente, passaram a necessitar de projetos como os Estudos de Impacto Ambiental, no âmbito de licenciamento, fiscalizados pelos órgãos ambientais.

Para as perícias ambientais, existe a necessidade de se respeitar a AIA no cálculo das multas. Os decretos de 2008 não só feriram a PNMA, como estipularam “valor econômico” ao bem ambiental intangível (no caso animais silvestres), o que por sua vez, poderia inclusive servir de parâmetro no mercado da ilegalidade.

Outros exemplos dos decretos, como o artigo 34, 35 e 39 também apontaram valores de mínimos e máximos, mais sem definirem o critério de avaliação ou muito menos exigindo a AIA. O artigo 40 chega a apresentar erro de português, ao não explicitar a diferença entre os incisos.

Para o exemplo dos incêndios florestais, que também são crimes ambientais, da mesma forma a AIA não foi considerada. A avaliação pericial prevista acontece em função de vegetação queimada. A fauna, possivelmente afetada ou ate mesmo “incendiada” é deixada de lado. Outros efeitos do fogo sobre os meios físicos e químicos são simplesmente ignorados.

A notícia boa é que o código florestal promulgado em 2012 dispôs de forma positiva novos instrumentos para atuação das pericias ambientais na averiguação da autoria e da materialidade deste tipo penal. Também exigiu que o poder público desenvolvesse uma politica de prevenção de combate á queimadas, atribuindo responsabilidade a todos os proprietários rurais, o que poderá estimular um mercado de serviço relacionado a prevenção de incêndios.

Sobre os autores
Alvaro Boson de Castro Faria

Engenheiro Florestal., Dr. Professor pela UTFPR Câmpus Dois Vizinhos, na área de Legislação Ambiental e Proteção Florestal. E-mail: [email protected]

Bruna Eloiza Peres Luza

Discente de Engenharia Florestal pela UTFPR Câmpus Dois Vizinhos.

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Mais informações

O artigo faz uma crítica à não obrigatoriedade do uso da Avaliação de Impactos Ambientais prevista na Política Nacional de Meio Ambiente, para o cálculo de multas ambientais.

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos