Dispensa do pagamento da fiança pelo delegado de polícia

22/10/2014 às 17:58
Leia nesta página:

Trata o presente artigo da possibilidade da dispensa da fiança pelo Delegado de Polícia face a miserabilidade do autuado em flagrante.

Questão polêmica é dispensa do pagamento de fiança pelo delegado de polícia face a pobreza ou miserabilidade do autuado em flagrante delito.

Vejamos os artigos do CPP:

Art. 325 - O valor da fiança será fixado pela autoridade que a conceder nos seguintes limites:

§ 1º Se assim recomendar a situação econômica do preso, a fiança poderá ser:

I - dispensada, na forma do art. 350 deste Código;

II - reduzida até o máximo de 2/3 (dois terços); ou

III - aumentada em até 1.000 (mil) vezes

Art. 350 - Nos casos em que couber fiança, o juiz, verificando a situação econômica do preso, poderá conceder-lhe liberdade provisória, sujeitando-o às obrigações constantes dos arts. 327 e 328 deste Código e a outras medidas cautelares, se for o caso.

O caput do artigo 325 do Código de Processo Penal aduz que “o valor da fiança será fixado pela autoridade que a conceder”, ou seja, não dá exclusividade ao magistrado, mas a toda autoridade que a conceder. Já, o § 1º, que a fiança pode ser dispensada, reduzida ou aumentada em até 1000 (mil) vezes.

Ora, se o delegado de polícia pode reduzi-la em até 2/3 ou aumentá-la em até 1000 (mil) vezes, não há razão para não estar autorizado a dispensá-la face a pobreza do autuado.

O inciso I do § 1º nos remete a outro artigo quando aduz: “na forma do artigo 350”. Isso significa, numa interpretação coerente, que a tendência da legislação é a de beneficiar o autuado em condições de míngua financeira.

Quando a legislação diz “na forma”, é obvio que está a dizer do mesmo modo, da mesma maneira, de forma semelhante, pois se assim não fosse, não haveria razão do texto no artigo 325. O pagamento de fiança tem por objetivos, além da garantia de eventuais despesas processuais, o de dar liberdade a quem está recolhido e também o de evitar a recolha de quem está solto.

Interpretar a legislação de modo diverso seria uma imoralidade, pois estaríamos a admitir que o crime afiançável foi obra depravada do legislador para evitar que o endinheirado fosse recolhido à prisão, enquanto que o miserável que praticou crime idêntico, como se não bastasse a própria penúria, tivesse ainda que passar pelo martírio de uma cadeia em companhia de marginais de vida criminosa dilatada, até que o magistrado, como se um deus fosse, do inferno o resgatasse com a concessão da liberdade provisória.

Se a fiança deve ser arbitrada em conformidade com as condições econômicas do autuado ou réu, é obvio que no caso de quem não tem sequer a expectativa de paga-la porque um miserável, sua dispensa pelo delegado de polícia se faz justa e legal. Ademais disso, se o crime é afiançável é porque entendeu a legislação não ser a liberdade daquele que o cometeu uma ameaça à ordem pública. Não podemos mais acolher a idéia retrógrada de que a pobreza ou a miserabilidade presume a periculosidade de um ser humano.

Por fim, é correto afirmar que não há restrição legal quanto à dispensa de pagamento da fiança pela autoridade policial, bastando uma interpretação atrelada ao bom senso, e se há uma polêmica sobre o assunto, é porque há uma lacuna na lei, a qual deve ser sempre observada em favor do acusado.

Sobre o autor
Carlos Benedetti Lopes

Formado pela Universidade São Francisco de Bragança Paulista/SP. Está na carreira policial há 24 anos. Atualmente é Delegado de Polícia no Estado de Minas Gerais.

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos