Associação Criminosa

27/10/2014 às 14:46
Leia nesta página:

Com o advento da Lei nº 12.850/2013, trouxe uma nova redação ao art. 288 do CP, trazendo uma forma especial de lidar com grupos para fins criminosos.

                                              ASSOCIAÇÃO CRIMINOSA, ART. 288 CP

A Lei n° 12.850/2013 promulgada no dia 02 de agosto de 2013, trouxe nova redação ao art.288 CP no seu título, caput e no seu parágrafo único, matendo a mesma pena cominada ao crime e trazendo uma forma especial de aumento na pena. Desta alteração no art. 288 trazida pela Lei, as quais nem beneficia e nem prejudica os elementos do grupo. 

Antes da promulgação da mencionada Lei. A redação do art. era assim:

ART. 288 CP

Associarem-se mais de três pessoas, em quadrilha ou bando, para o fim de cometer crimes:

PENA - RECLUSÃO, DE 1 A 3 ANOS.

PARÁGRAFO ÚNICO:

A pena aplica-se em dobro, se a quadrilha ou bando é armada. 

Após o advento da Lei n°12.850/2013, a redação do art. 288 CP, ficou assim:

ART. 288 CP 

Associarem- se três ou mais pessoas, para o específico de cometer crimes:

PENA - RECLUSÃO, DE 1 A 3 ANOS.

PARÁGRAFO ÚNICO:

A pena aumenta-se até a metade se a associação é armada ou se houver a participação de criança ou adolescente.

Os elementos que compõe o tipo, são:

  • a conduta de se associarem três ou mais pessoas;
  • para fim específico de cometer crimes

O verbo do tipo é associar que significa uma reunião para um único fim que é cometer delitos (crimes).  Por se tratar de um crime formal, doloso, com caráter duradouro, permanente e comum, a associação criminosa se configura quando ocorre a adesão do terceiro sujeito ao grupo criminoso com a finalidade de praticar número indeterminado de crimes. 

O Sujeito Ativo pode ser qualquer pessoa.

O Sujeito Passivo é a sociedade que tem sua paz pertubada em razão da formação do grupo criminoso. 

O bem juridicamente protegido é a Paz Pública, e quanto ao objeto material não existe. 

Consuma-se o  crime no momento em que ocorre a integração do "terceiro" sujeito ao grupo, não havendo necessidade de ter praticado qualquer crime em virtude do qual a associação foi formada. Basta que os sujeitos pratiquem a conduta prevista no núcleo do tipo, que é se associar um ao outro para o fim específico de cometer números indeterminados de crimes.

Ressaltando que, se Associação Criminosa for dirigida a cometer um único crime, não se classificará neste delito, pois sua finalidade da formação do grupo é cometer vários crimes, número indeterminado. 

Não se admite na forma tentada.

O elemento Subjetivo é o dolo, e não admite na modalidade culposa.

O parágrafo único do art. 288, CP elenca uma qualificadora  "causa especial de aumento de pena", aumentando-se do mínimo de 1/6 até ao máximo 1/2 na pena, se trata de uma majorante que é destinada à duas condutas:

1° Se a associação criminosa estiver armada (armas próprias ou impróprias);

2° Se houver a participação de criança ou adolescente. 

Na primeira hipótese, não é necessário que todos os elementos que integram a associação estejam armados, para poder qualificar o crime, basta que apenas um deles se encontre com o poder da arma, e que todos saibam da existência da arma, caso contrário, não poderá imputar aos demais membros a majorante que não sabiam da  existência da arma. Lembrando que, o agente que portava a arma seja ela "própria ou imprópria" e aqueles que sabiam da sua existência terão suas penas especialmente agravadas. O magistrado ao fixar a pena no terceiro momento trifásico da pena, ele deverá observar o grau de gravidade, quanto maior a gravidade e a pontecialidade lesiva do armamento utilizado pela associação criminosa, MAIOR será o aumento da pena. Na segunda hipótese, majora-se a pena, quando a associação criminosa tiver a participação de criança e adolescente, esses menores deverão ter o discernimento para a prática dos crimes e entrar no cômputo para se classificar no crime de Associação Criminosa, caso contrário, se não tiver, desclassifica-se para outro crime. Aos agentes que se associam com crianças ou adolescentes para o fim específico de cometer crimes deverão ser responsabilizados com suas penas especialmente agravadas. Sendo que, para que caiba esse aumento de pena, todos os integrantes da associação saibam e tenham o discernimento que são menores, caso contrário, poderá ser alegado o erro de tipo, afastando o aumento de pena. Quanto aos inimputáveis que se associaram à associação, eles não sofreram sanção penal, mas serão responsabilizados pelo ato infracional praticado de acordo com a Lei do ECA nº 8.069/90.

A Lei de Crime Hediondos nº 8.072/90, qualifica o crime, de acordo com o seu art. 8°, aumentando a pena de 3 a 6 anos de reclusão.   

Cabe a Ação Penal Pública Incondicionada e de acordo com o art. 89 da Lei n° 9.099/95 cabe a Suspensão Condicional do Processo, na modalidade do caput, desde que não seja aplicada a majorante do parágrafo único do art. 288, CP e não se tratar da hipótese qualificada de Associação Criminosa, nos termos do art. 8° da Lei nº8.072/90 Crimes Hediondos. 

Tendo em vista que, é possível a Prisão Temporária aos agentes da Associação Criminosa de acordo com o art. 1°, III, l da Lei nº7.960/89, por se tratar de crimes graves.

Sobre a autora
Ingrid Nascimento

Bacharela em Direito pelo Centro Universitário Luterano de Palmas (Ceulp/Ulbra - 2016/02) Aprovada no XX Exame de Ordem - 2016 Apaixonada pelas ciências: Direito e Medicina. Advogada militante nas áreas Direito Penal, Trabalhista, Consumidor, Cível (contratos) e Direito Médico. Falo espanhol fluente. E-mail para contato: [email protected]

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Mais informações

O INTUITO DESTE ARTIGO É APRIMORAR OS CONHECIMENTOS DE ACADÊMICOS, PROFISSIONAIS, E PROFESSORES, COM A INOVAÇÃO DO DIREITO E SUAS APLICABILIDADES.

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos