Vamos Lutar contra a Corrupção

Impunidade Garantida

27/10/2014 às 14:45
Leia nesta página:

No passado, não muito remoto, os jovens estudantes denominados caras pintadas, saiam de suas casas para lutar pelos seus direitos (movimentos estudantis) e conseguiam o que queriam. Eles sempre lutavam por uma sociedade mais justa e democrática.

A CORRUPÇÃO SIGNIFICA: 

Corrupção vem do latim corruptus, significa quebrado em pedaços. O verbo corromper significa tornar pútrido. 

A corrupção pode ser definida como utilização do poder ou autoridade para conseguir obter vantagens, e fazer uso do dinheiro público para o seu próprio interesse, de um integrante da família ou amigo. 

A PRINCIPAL CAUSA DA CORRUPÇÃO: 

Os historiadores sobre as razões da corrupção. Eles são unânimes em apontar a IMPUNIDADE como a principal causa da corrupção. 

Parece mesmo estar longe o dia em que um corrupto graúdo pagará por seus crimes. 

IMPUNIDADE GARANTIDA: 

NÃO SÃO RAROS OS CASOS EM QUE POLITICOS SÃO SURPREENDIDOS COM DINHEIRO DE ORIGEM DUVIDOSA. RAROS SÃO OS CASOS EM QUE ALGUÉM VAI PARA A CADEIA. 

A IMPUNIDADE É A CAUSA NUMERO 1 DO PROBLEMA, MAS EXISTEM OUTROS PONTOS IMPORTANTES: 

MOROSIDADE DA JUSTIÇA: Geralmente o crime acaba prescrevendo antes de chegar condenação. 

CONIVÊNCIA DA SOCIEDADE: Políticos envolvidos em escândalos continuam em atividade. Um pais com tantas carências, o eleitorado está preocupado com a política, mas tem uma série de preocupações mais urgentes na hora de definir seu voto. 

CAIXA DOIS NAS CAMPANHAS: Nos últimos anos os políticos passaram a usar o caixa dois como justificativa para qualquer flagrante de corrupção o em uma tentativa de reduzir a punição. 

POLITICAS ANTICORRUPÇÃO: Os políticos em seus discursos priorizam o combate corrupção, mas deixam o tema de lado quando chegam ao poder. 

FALTA DE INFORMAÇÃO: O eleitor brasileiro tem pouco acesso informação de qualidade, não se interessa por política e decide seu candidato, apenas às vésperas da eleição, priorizando aqueles que lhe prestam algum favor. 

FALTA DE RENOVAÇÃO: Os partidos são comandados pelos mesmos grupos mais de uma década, cuidando dos cargos como se fossem patrimônio pessoal e dificultando o surgimento de novas lideranças. 

ALGUNS CASOS DE CORRUPÇÃO QUE ATÉ AGORA A JUSTIÇA AINDA NÃO RESOLVEU: 

- FORTUNA NO ARMÁRIO 

- PROPINA NOS CORREIOS 

- DINHEIRO NA CUECA 

- DIZIMO MILIONÁRIO 

- OS ALOPRADOS. 

- OS MENSALEIROS E OUTROS: 

O QUE ACONTECEU COM ESTES NADA ABSOLUTAMENTE NADA. 

No Brasil nunca um político ou funcionário publico foi processado, por crimes, apenas os aposentados com gordas aposentadorias, isto se também a corrupção generalizada, leis feitas por eles para beneficiar apenas eles, os corruptos se cercaram de leis que os torna quase que intransponível, isto da eles o poder de roubar o dinheiro publico sem que sejam punidos. 

POR ONDE ANDA NOSSA JUVENTUDE, QUE NA ERA COLLOR saíam nas ruas vestindo roupas negras e pintando o rosto da mesma cor em sinal de luto contra a corrupção. 

Onde estão os caras pintadas? 

Onde estão os jovens idealistas, independentes e lutadores, que tem orgulho de seu país? 

A juventude não pode parar. Não pode e não deve desistir, se entregar. Deve continuar lutando pelos seus ideais. 

O nosso Brasil precisa de uma juventude forte e atuante, que saiba o que quer e tenha vontade própria. Que defenda os direitos da sociedade e não os de si mesmo. 

No passado, não muito remoto, os jovens estudantes denominados caras pintadas, saiam de suas casas para lutar pelos seus direitos (movimentos estudantis) e conseguiam o que queriam. Eles sempre lutavam por uma sociedade mais justa e democrática. 

Vamos sair as ruas novamente protestar contra a corrupção e também por uma JUSTIÇA MAIS JUSTA . 

Sobre o autor
Sergio Furquim

Possui graduação em Direito pela Universidade São Francisco (1984). Pós graduação em Direito Previdenciário Pela Escola Paulista de Direito Social (2014). Atou como presidente da 56ª Subseção da OAB/MG - Camanducaia, por 04 mandatos . Autor dos livros: Mensagens positivas e Artigos que refletem a realidade brasileira.Jamais deixe de lutar- Você é o construtor do seu futuro. Só consegue alcançar seu objetivo quem tem persistência- Mmorias do Advogado que luta por justiça.

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Mais informações

O Brasil convive com a Corrupção . A lei a branda para o crime de colarinho branco. Esses tem a anistia que acabam todos soltos para cometer novamente a corrupção.

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos