No passado, não muito remoto, os jovens estudantes denominados caras pintadas, saiam de suas casas para lutar pelos seus direitos (movimentos estudantis) e conseguiam o que queriam. Eles sempre lutavam por uma sociedade mais justa e democrática.

A CORRUPÇÃO SIGNIFICA: 

Corrupção vem do latim corruptus, significa quebrado em pedaços. O verbo corromper significa tornar pútrido. 

A corrupção pode ser definida como utilização do poder ou autoridade para conseguir obter vantagens, e fazer uso do dinheiro público para o seu próprio interesse, de um integrante da família ou amigo. 

A PRINCIPAL CAUSA DA CORRUPÇÃO: 

Os historiadores sobre as razões da corrupção. Eles são unânimes em apontar a IMPUNIDADE como a principal causa da corrupção. 

Parece mesmo estar longe o dia em que um corrupto graúdo pagará por seus crimes. 

IMPUNIDADE GARANTIDA: 

NÃO SÃO RAROS OS CASOS EM QUE POLITICOS SÃO SURPREENDIDOS COM DINHEIRO DE ORIGEM DUVIDOSA. RAROS SÃO OS CASOS EM QUE ALGUÉM VAI PARA A CADEIA. 

A IMPUNIDADE É A CAUSA NUMERO 1 DO PROBLEMA, MAS EXISTEM OUTROS PONTOS IMPORTANTES: 

MOROSIDADE DA JUSTIÇA: Geralmente o crime acaba prescrevendo antes de chegar condenação. 

CONIVÊNCIA DA SOCIEDADE: Políticos envolvidos em escândalos continuam em atividade. Um pais com tantas carências, o eleitorado está preocupado com a política, mas tem uma série de preocupações mais urgentes na hora de definir seu voto. 

CAIXA DOIS NAS CAMPANHAS: Nos últimos anos os políticos passaram a usar o caixa dois como justificativa para qualquer flagrante de corrupção o em uma tentativa de reduzir a punição. 

POLITICAS ANTICORRUPÇÃO: Os políticos em seus discursos priorizam o combate corrupção, mas deixam o tema de lado quando chegam ao poder. 

FALTA DE INFORMAÇÃO: O eleitor brasileiro tem pouco acesso informação de qualidade, não se interessa por política e decide seu candidato, apenas às vésperas da eleição, priorizando aqueles que lhe prestam algum favor. 

FALTA DE RENOVAÇÃO: Os partidos são comandados pelos mesmos grupos mais de uma década, cuidando dos cargos como se fossem patrimônio pessoal e dificultando o surgimento de novas lideranças. 

ALGUNS CASOS DE CORRUPÇÃO QUE ATÉ AGORA A JUSTIÇA AINDA NÃO RESOLVEU: 

- FORTUNA NO ARMÁRIO 

- PROPINA NOS CORREIOS 

- DINHEIRO NA CUECA 

- DIZIMO MILIONÁRIO 

- OS ALOPRADOS. 

- OS MENSALEIROS E OUTROS: 

O QUE ACONTECEU COM ESTES NADA ABSOLUTAMENTE NADA. 

No Brasil nunca um político ou funcionário publico foi processado, por crimes, apenas os aposentados com gordas aposentadorias, isto se também a corrupção generalizada, leis feitas por eles para beneficiar apenas eles, os corruptos se cercaram de leis que os torna quase que intransponível, isto da eles o poder de roubar o dinheiro publico sem que sejam punidos. 

POR ONDE ANDA NOSSA JUVENTUDE, QUE NA ERA COLLOR saíam nas ruas vestindo roupas negras e pintando o rosto da mesma cor em sinal de luto contra a corrupção. 

Onde estão os caras pintadas? 

Onde estão os jovens idealistas, independentes e lutadores, que tem orgulho de seu país? 

A juventude não pode parar. Não pode e não deve desistir, se entregar. Deve continuar lutando pelos seus ideais. 

O nosso Brasil precisa de uma juventude forte e atuante, que saiba o que quer e tenha vontade própria. Que defenda os direitos da sociedade e não os de si mesmo. 

No passado, não muito remoto, os jovens estudantes denominados caras pintadas, saiam de suas casas para lutar pelos seus direitos (movimentos estudantis) e conseguiam o que queriam. Eles sempre lutavam por uma sociedade mais justa e democrática. 

Vamos sair as ruas novamente protestar contra a corrupção e também por uma JUSTIÇA MAIS JUSTA . 


Autor

  • Sergio Francisco Furquim

    Sergio Francisco Furquim

    Advogado.<br>Especialização: Direito Previdenciário pela Escola <br>Paulista de Direito Social.<br>Presidiu a Subseção OAB/CAMANDUCAIA-MG no período de 2002 a 2012.<br>Recebeu Moção de Aplauso da Câmara Municipal de Camanducaia -2008/2012.<br>Desenvolveu um trabalho " OAB CIDADÃ ( Video YOTUBE -Parte 1 e 2 )<br>Autor dos Livros: Mensagens Positivas e Artigos de Refletem a Realidade Brasileira e Você é o Construtor do seu Futuro.

    Textos publicados pelo autor

    Fale com o autor


Informações sobre o texto

O Brasil convive com a Corrupção . A lei a branda para o crime de colarinho branco. Esses tem a anistia que acabam todos soltos para cometer novamente a corrupção.

Este texto foi publicado diretamente pelo autor. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi.

Comentários

0

Livraria