A gestão organizacional profissionalizada, traduzida pela eficiência das ferramentas de gestão, como processos operacionais, sistema tecnológico de ponta e indicadores de performance, dentre outros, não é mais vista como diferencial competitivo, assim como o resultado financeiro não é mais o único avaliado para a medição do desempenho da Organização.
O conhecimento, a especialização, assim como a comunicação e o relacionamento estreito e cooperativo tornaram-se indispensáveis para a criação de valor, enfatizando a importância da troca, da confiança e do compartilhamento do conhecimento.
O conhecimento é o coração da Advocacia, que têm como maior diferencial e principal ativo, o capital humano, responsável pela criação das bases para o desenvolvimento da inteligência do negócio.
São as pessoas que criam os processos internos, operam o sistema tecnológico e traduzem as informações geradas em decisões estratégicas, assim como, são esses profissionais que se especializam e adquirem a expertise e o know how, que podem ser compartilhados com novos membros da organização e divulgados aos clientes e demais stakeholders, promovendo e ampliando a gestão do conhecimento na Organização.
Nos dizeres do grande filósofo francês contemporâneo, Pierre Lévy, “Não há uma inteligência coletiva sem inteligência pessoal”, demonstrando a importância da transmissão de conhecimento e trocas efetivas de experiências, levando a uma maior flexibilidade de pensamento e aberturas a novas ideias e empreendimentos.
Atualmente, através da conexão ilimitada entre os seres humanos, considerando a globalização e a crescente troca de informações através das mídias sociais e meios virtuais, a comunicação também se destaca como uma ferramenta imprescindível para a divulgação e propagação do conhecimento holístico e multidisciplinar.
Assim, as vantagens competitivas ficam mais evidentes, quando há compartilhamento das informações organizacionais, mediante comunicação ágil e integrada, permitindo a abertura a novos conhecimentos e tomadas de decisão mais assertivas.
A gestão do conhecimento, traduzida por práticas organizacionais de comunicação, treinamentos e demais meios de propagação de informações, é um estímulo à divulgação de experiências, do know how e de conhecimento especializado, que podem alavancar o desempenho operacional e desenvolver profissionais mais qualificados para o alcance dos objetivos dos serviços jurídicos.
Como a própria competência é traduzida pelo conhecimento, habilidades e atitudes, é importante ressalvar que, a troca de informações com o meio permite que ideias incubadas sejam transformadas em atitudes; e habilidades e talentos possam se percebidos, pois, como enfatiza Pierre Lévy, “o conhecimento, nos dias de hoje, é um saber móvel onde a evolução se faz quando os indivíduos aprendem, transmitem e produzem conhecimentos de maneira cooperativa”.
A rigidez e o formalismo predominantes na Era Industrial estão sendo transformados em flexibilidade e cooperação na Era do Conhecimento, gerando uma maior adaptação ao conhecimento holístico e ao aprendizado integrado, cooperativo e dinâmico.
Se você deseja alcançar maiores patamares de competitividade e destaque no mercado jurídico, transforme o seu conhecimento em valor!