Gestão do Conhecimento na Advocacia

Você transforma conhecimento em valor?

20/11/2014 às 14:54
Leia nesta página:

A Gestão do Conhecimento e a Valorização do Capital Humano como Diferencial Competitivo no Mercado Jurídico.

A gestão organizacional profissionalizada, traduzida pela eficiência das ferramentas de gestão, como processos operacionais, sistema tecnológico de ponta e indicadores de performance, dentre outros, não é mais vista como diferencial competitivo, assim como o resultado financeiro não é mais o único avaliado para a medição do desempenho da Organização.

O conhecimento, a especialização, assim como a comunicação e o relacionamento estreito e cooperativo tornaram-se indispensáveis para a criação de valor, enfatizando a importância da troca, da confiança e do compartilhamento do conhecimento.

O conhecimento é o coração da Advocacia, que têm como maior diferencial e principal ativo, o capital humano, responsável pela criação das bases para o desenvolvimento da inteligência do negócio.

São as pessoas que criam os processos internos, operam o sistema tecnológico e traduzem as informações geradas em decisões estratégicas, assim como, são esses profissionais que se especializam e adquirem a expertise e o know how, que podem ser compartilhados com novos membros da organização e divulgados aos clientes e demais stakeholders, promovendo e ampliando a gestão do conhecimento na Organização.

Nos dizeres do grande filósofo francês contemporâneo, Pierre Lévy, “Não há uma inteligência coletiva sem inteligência pessoal”, demonstrando a importância da transmissão de conhecimento e trocas efetivas de experiências, levando a uma maior flexibilidade de pensamento e aberturas a novas ideias e empreendimentos.

Atualmente, através da conexão ilimitada entre os seres humanos, considerando a globalização e a crescente troca de informações através das mídias sociais e meios virtuais, a comunicação também se destaca como uma ferramenta imprescindível para a divulgação e propagação do conhecimento holístico e multidisciplinar.

Assim, as vantagens competitivas ficam mais evidentes, quando há compartilhamento das informações organizacionais, mediante comunicação ágil e integrada, permitindo a abertura a novos conhecimentos e tomadas de decisão mais assertivas.

A gestão do conhecimento, traduzida por práticas organizacionais de comunicação, treinamentos e demais meios de propagação de informações, é um estímulo à divulgação de experiências, do know how e de conhecimento especializado, que podem alavancar o desempenho operacional e desenvolver profissionais mais qualificados para o alcance dos objetivos dos serviços jurídicos.

Como a própria competência é traduzida pelo conhecimento, habilidades e atitudes, é importante ressalvar que, a troca de informações com o meio permite que ideias incubadas sejam transformadas em atitudes; e habilidades e talentos possam se percebidos, pois, como enfatiza Pierre Lévy, “o conhecimento, nos dias de hoje, é um saber móvel onde a evolução se faz quando os indivíduos aprendem, transmitem e produzem conhecimentos de maneira cooperativa”.

A rigidez e o formalismo predominantes na Era Industrial estão sendo transformados em flexibilidade e cooperação na Era do Conhecimento, gerando uma maior adaptação ao conhecimento holístico e ao aprendizado integrado, cooperativo e dinâmico.

Se você deseja alcançar maiores patamares de competitividade e destaque no mercado jurídico, transforme o seu conhecimento em valor!

Sobre a autora
Milena Moratti Aguilar

Advogada e Consultora especialista em Gestão Jurídica na Hipólito & Associados Consultoria. Graduada pela UNIP, com MBA pelo IBMEC com especialização em Gestão Empresarial e Gestão de Recursos Humanos. Certificações em Auditoria Interna da Qualidade, norma de referência NBR ISSO 9001 versão 2000, Coaching e Liderança Empreendedora, Formulação de Planejamento Estratégico e Alta Performance, além de Gestão de Projetos. Palestrante, Escritora e Consultora em Gestão de Pessoas e Gestão Estratégica Operacional Jurídica, com projeto premiado no 7º. Congresso de Credit Management Solutions – CMS. Sólida experiência por mais de 12 anos atuando em Gestão Jurídica.

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Mais informações

Inovações em Gestão Jurídica Publicação anterior " O novo Perfil do Profissional Jurídico".

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos