Sonegação no direito sucessório

27/11/2014 às 14:54
Leia nesta página:

Trata-se de um breve exame acerca do instituto da sonegação no direito sucessório.

A sonegação é o ato de punição ao sucessor, devido ao fato de não ter realizado a colação ou, omitido a existência de um bem que estava na sua posse ou com seu conhecimento nas mãos de terceiros. Trata-se de penalidade que consiste em retirar do sonegador os direitos hereditários que lhe cabiam sobre o bem sonegado.

Em matéria sucessória, os direitos hereditários devem ser divididos em partes iguais, notadamente, em relação aos decendentes. Não há regra na sucessão legítima que permita o contrário. É possível acontecer tal situação apenas em uma sucessão testamentária.

O direito sucessório prevê a possibilidade da ocorrência de uma desigualdade patrimonial advinda de outro ramo do direito. Desta forma, surge a matéria colação, que faz uma igualdade jurídica, no direito sucessório, adequando o recebimento da parte legítima aos decendentes. A função, portanto, da colação é a de igualar a herança legítima dos decendentes que concorrem no mesmo grau.

Assim, dever de colacionar é dos descendentes que receberam doação. Os netos, por exemplo, que receberam a doação, mas não possuem vocação hereditária, não possuem o dever de colacionar. Quando os netos representam o seu pai na sucessão do avô, tendo o representado recebido uma liberalidade, surge o dever de colacionar.

 Será considerado sonegador o herdeiro que não descrever no inventário um bem da herança que esteja em seu poder ou que saiba da sua existência. Será também sonegador se possuir o dever de colacionar e assim não proceder. A pena aplicada é a retirada dos direitos hereditários sobre os bens sonegados. Não perde, entretando, com a sonegação, a vocação hereditária o sucessor, e sim retira seus direitos hereditários sobre determinado bem.

É uma obrigação de todo herdeiro comunicar o Estado sobre os bens que o de cujus tinha quando do seu falecimento. Caso não o faça, será considerado sonegador.

Conforme art. 1.995 do Código Civil, se o herdeiro sonegador já tiver vendido o bem que sonegou, sendo que este deveria ser partilhado, o herdeiro terá que pagar o valor do bem mais perdas e danos. Este artigo só é aplicado se o sonegador não restituir o bem por na tê-lo mais em seu poder, e não por falta de colação.

O crime de sonegação conforme preceitua o art. 1.996 do mesmo diploma referido, ocorrerá a partir do momento em que os herdeiros dizem que não há mais bens para colocar no inventário. Deste momento em diante é que se poderá propor a ação de sonegação, que é uma ação própria.

Como já mencionado acima, são duas as situação em que se poderá ser constituída a sonegação: se o herdeiro não fez a colação, caso em que perderá apenas o dinheiro; ou porque não declarou o bem no inventário, e consequentemente perderá o direito hereditário sobre o bem sonegado e tendo ainda que arcar com perdas e danos.

Sobre o autor
Vinícius dos Santos Oliveira

Aluno do curso de Direito da Faculdade de Direito “Laudo de Camargo” da Universidade de Ribeirão Preto – UNAERP.

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos