Capa da publicação "Juízo": resenha do filme

Resenha do filme "Juízo"

27/11/2014 às 14:38
Leia nesta página:

O filme retrata a trajetória de jovens com menos de 18 anos diante da lei, abordando a problemática situação social em que muitos jovens de classe média baixa se encontram. A juventude é retratada como conformista em relação à sua situação atual.

O filme Juízo acompanha a trajetória de jovens com menos de 18 anos diante da lei, relatando a problemática situação social em que boa parte da juventude de classe média baixa se encontra. É uma juventude sem estudos, respeito, apoio e profissão, desprovida de qualquer expectativa de vida, demonstrando total conformismo com a situação de vida a que se submetem.

Percebe-se a falta de estrutura familiar e social na vida dessas pessoas. No lar, a maioria desses jovens não encontra apoio emocional, incentivos para o estudo e, principalmente, amor e carinho. Enfim, o problema começa com os pais, que acabam passando para os filhos. São muitos os casos de mães solteiras obrigadas a cuidar sozinhas de vários filhos, pelo simples fato de se tornarem mães ainda na adolescência e não criarem o vínculo de responsabilidades perante seus filhos. Os parceiros não assumem sua parte na responsabilidade, exercendo o papel de pai, e assim, a maioria dos lares vivem sem a figura masculina que é tão importante numa família. Então, essas mulheres precisam trabalhar para sustentá-los e tentar fazer o papel de mãe e pai dessas infelizes crianças que crescem sem seus direitos básicos que todo ser humano precisa.

Por causa da interferência desses fatores sociais, as crianças nascem e crescem sem a estrutura necessária que deveriam encontrar dentro de suas casas. A partir daí começam todos os conflitos existentes entre as famílias totalmente desestruturadas, ao ponto de causarem revoltas nos filhos que chegam a ter o desejo de machucar e até matar seus pais. A situação familiar é tão grave que muitos adolescentes chegam a preferir ficar nas ruas ou em instituições a estar em casa na companhia de seus pais.

Diante dessa situação, o papel do governo é muito falho em alguns aspectos, pois ele não dá o suporte necessário para reintegrar esses jovens dentro da sociedade. Seu apoio é dado de forma parcial e precária, tanto que até os detentos não têm estímulo para voltar à sociedade, preferindo muitas vezes voltar à escola do crime e praticar os mesmos delitos.

É imprescindível despertar para a existência desses fatos tão reais e presentes na sociedade, buscando soluções que possam trazer esperança e perspectivas para um futuro melhor não só para a sociedade em geral, mas também para as famílias. Embora não esteja sendo afetada diretamente por essa situação atualmente, é possível que chegue um momento em que essa situação saia do controle e afete a vida social como um todo.


Juízo (2018). Documentário. Produção: Diler & Associados, Nofoco Filmes. Distribuição: Filmes do Estação. Direção: Maria Augusta Ramos. Produção: Diler Trindade. Produção executiva: Telmo Maia. Roteiro: Maria Augusta Ramos. Diretor de fotografia: Guy Gonçalves.

Assuntos relacionados
Sobre a autora
Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos