Da aposentadoria por invalidez

Da Invalidez

27/11/2014 às 15:00
Leia nesta página:

a aposentadoria por invalidez é devida a partir do dia imediatamente posterior à cessação do auxílio-doença.

RESUMO: O texto BUSCA analisar o benefício previsto pelo Regime Geral de Previdência Social denominado aposentadoria por invalidez, seu conceito e requisitos.


DA APOSENTADORIA POR INVALIDEZ

O conceito de aposentadoria por invalidez pode ser extraído da própria previsão LEGAL e normativa. Assim, vejamos o que dizem o ART. 42 da Lei nº 8.213/91 e o ART. artigo 43 do Decreto nº 3048/99 (Regulamento da Previdência Social):

Art. 42. A aposentadoria por invalidez, uma vez cumprida, quando for o caso, a carência exigida, será devida ao segurado que, estando ou não em gozo de auxílio-doença, for considerado incapaz e insusceptível de reabilitação para o exercício de atividade que lhe garanta a subsistência, e ser-lhe-á paga enquanto permanecer nesta condição.

Art. 43. A aposentadoria por invalidez, uma vez cumprida a carência exigida, quando for o caso, será devida ao segurado que, estando ou não em gozo de auxílio-doença, for considerado incapaz para o trabalho e insuscetível de reabilitação para o exercício de atividade que lhe garanta a subsistência, e ser-lhe-á paga enquanto permanecer nessa condição.

Conforme se vê, a aposentadoria por invalidez é benefício a que têm direito todos os segurados da Previdência Social (obrigatórios e facultativos) e, ainda, aqueles que, malgrado tenham deixado de contribuir, ainda conservam essa condição (período de graça).

A concessão do benefício exige o cumprimento duma carência de 12 (doze) contribuições mensais; contudo, a própria disposição LEGAL acima transcrita expressa a possibilidade de exceção a essa regra, que são duas as hipóteses: quando o segurado sofre acidente de qualquer naturezaou quando é acometido por doença prevista em portaria interministerial[1]. Assim, demonstrado que o acidente ou a enfermidade prevista em portaria interministerial advieram após a filiação ao RGPS, o segurado fica dispensando de cumprir a carência, fazendo jus ao benefício independentemente de seu cumprimento.

Segundo expressa disposição do § único do art. 24 da Lei 8.213/91, “havendo perda da qualidade de segurado, as contribuições anteriores a essa DATA só serão computadas para efeito de carência depois que o segurado contar, a partir da nova filiação à Previdência Social, com, no mínimo, 1/3 (um terço) do número de contribuições exigidas para o cumprimento da carência definida para o benefício a ser requerido”. Assim, no caso daaposentadoria por invalidez, o segurado que tenha perdido essa condição e possua o interesse de computar as contribuições anteriores para efeito de carência, precisará efetuar 4 (quatro) novas contribuições.

No que toca ao fato gerador do benefício, é preciso restar claro que o que autoriza a concessão do benefício não é a doença, mas sim a incapacidade que dela possa advir. Assim, para a concessão da aposentadoria por invalidez faz-se necessária a comprovação por perícia médica do INSS de incapacidade para o exercício de qualquer atividade que garanta a subsistência do segurado, ou seja, incapacidade total e permanente para qualquer trabalho.

Em regra, a aposentadoria por invalidez é devida a partir do dia imediatamente posterior à cessação do auxílio-doença. Contudo, caso a perícia médica constate de imediato a incapacidade total e permanente, a aposentadoria por invalidez será paga nos mesmos moldes do auxílio-doença, ou seja: no caso do segurado empregado, a DIB (DATA de início do benefício) será o 16º dia de afastamento, pois a empresa é responsável pela remuneração dos quinze primeiros dias; no caso dos demais segurados, a DIB é fixada na data do início da incapacidade; no caso do segurado requerer o benefício somente após o trigésimo dia de afastamento, o benefício é pago a partir do requerimento administrativo, ou seja, a DIB é fixada na DER.

O valor da aposentadoria por invalidez constitui uma renda mensal correspondente a 100% (cem por CENTO) do salário de benefício, lembrando que, como é prestação que substitui o rendimento do trabalho do segurado, não pode ter valor inferior ao salário-mínimo.  No cálculo da renda mensal da aposentadoria por invalidez não incide o fator previdenciário e, havendo a necessidade de auxílio permanente de outra pessoa, haverá o acréscimo de 25%[2] (vinte e cinco por CENTO), o que é chamado benefício da grande invalidez. Sobre tal acréscimo, importa registrar que ele será devido ainda que o valor da aposentadoria atinja o limite máximo legal, será recalculado quando o benefício que lhe deu origem for reajustado e cessará com a morte do aposentado, não sendo incorporável ao valor da pensão.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do BRASIL: promulgada em 5 de outubro de 1988. DOU 05.10.1988.

BRASIL. Lei nº 8.213, de 24 de julho de 1991. Dispõe sobre os Planos de Benefícios da Previdência Social e dá outras providências. DOU 25.07.1991.

BRASIL. Decreto nº 3.048, de 06 de maio de 1999. Aprova o regulamento da Previdência Social e dá outras providências. DOU 07.05.1999.

LEITÃO, André Studart; MEIRINHO, Augusto Grieco Sant´Anna. MANUAL de Direito Previdenciário. Saraiva: São Paulo, 2014. 839p.

Fique sempre informado com o Jus! Receba gratuitamente as atualizações jurídicas em sua caixa de entrada. Inscreva-se agora e não perca as novidades diárias essenciais!
Os boletins são gratuitos. Não enviamos spam. Privacidade Publique seus artigos
Sobre o autor
Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Mais informações

INTERESSE SOBRE O TEMA

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos