Efeitos Colaterais do Remédio Maria da Penha

Síndrome da divindade no judiciário

Leia nesta página:

O preconceito contra a mulher é bíblico, exploramos nossas mulheres das mais variadas formas, da violência física a psicológica. A lei Maria da Penha é um marco nas medidas profiláticas, mas o elemento humano, sempre tão plural e falho, decepciona.

Não há o que se discutir de que se fazia necessário um remédio jurídico para a violência contra a mulher. Essa é uma dívida histórica que remonta aos primórdios da civilização humana, desde o homem das cavernas arrastando sua amada pelos cabelos, passando pelos relatos bíblicos onde até Deus é homem, a mulher vem sendo preterida através dos séculos.

O remédio veio providencial, porém o tratamento acredito se faz ineficaz ao ser esquecido um pequeno detalhe. Umas das ferramentas jurídicas usadas após a queixa da mulher é a medida protetiva que afasta o suposto agressor da vítima. Só que tal medida fere um dos princípios basilares do direito que é o direito ao contraditório e a ampla defesa, ou seja o magistrado ao deferir a medida, defere sem ouvir o acusado.

Não seria nada demais se não convivêssemos com outro câncer em nosso ordenamento jurídico; a morosidade da justiça. Todos esses ingredientes se somam a um maior, mais nefasto e causador de todos os males; o complexo de divindade que contamina a maioria dos operadores do direito.

Juízes não falam com a parte, se acreditam muito acima dos reles mortais, os defensores não fazem por menos, dai o sangue azul segue se manifestando nos serventuários escala abaixo sobrando o atendimento para quem? Como não poderia deixar de ser, aos famigerados estagiários. Único elo que resta aos simples mortais para contato no "Olimpo".

É ai que mora o perigo, a vida e o destino de um infeliz fica nas mãos de uma pessoa totalmente despreparada, que também não faz por menos embriaga-se pelo ar das divindades e passa a orientar as maiores sandices.

Conclusão: em uma eventual briga de casal, com uma agressão nem sempre tão explicada, há casos em que a mulher também tem histórico de agressão mútua, evolui e acaba virando uma verdadeira guerra onde culmina com um fim trágico até com morte. Não é difícil de se observar medidas protetivas que vão se deferindo ad eterno sem que o magistrado ouça as duas partes e ponha um ponto final na questão.

Como dito anteriormente o remédio jurídico foi providencial, mas os seus efeitos colaterais precisam ser avaliados, e novas condutas, como a celeridade processual, se fazem necessárias para que realmente possamos começar a pagar o tributo que temos com a classe feminina que ao final de tudo ainda paga a conta.

Sobre o autor
Antonio Jorge da Costa Furtado

Ingressou muito cedo no serviço público federal auxiliando na implantação de projetos que facilitavam o atendimento médico na previdência no antigo INAMPS. Atualmente, já aposentado cursa graduação em direito na Faculdade Candido Mendes em Niterói.<br>

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Mais informações

Ao ligarmos a tv, ou ao folhearmos um jornal, impreterivelmente encontraremos tragédias onde o personagem principal é a mulher. É impressionante como a barbárie se perpetua através dos tempos, enfim nada mudou. Continuamos a enterrar filhas, irmãs, mães, conhecidas, todas vítimas de uma machismo latente de quem se intitulou detentor do direito de matar. E a outorga desse direito, na cabeça desses assassinos, lhes foi conferida ao nascerem.

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos