Conceito de Ação

Leia nesta página:

A ação é um direito (poder) público subjetivo de o indivíduo provocar o exercício da atividade jurisdicional do Estado.

A ação é um direito (poder) público subjetivo de o indivíduo provocar o exercício da atividade jurisdicional do Estado. Entretanto é necessário entender a distinção entre os termos ação e direito de ação, uma vez que esta faz parte do sistema constitucional de garantias, próprias do Estado de Direito, razão pela qual alguns autores preferem chamá-lo direito de ação, enquanto outros optam por enquadrá-lo no direito de petição. O exercício do direito de ação resulta na instauração do processo e, a partir daí, as normas processuais é que regulam tudo quanto se refira à ação.

Embora o direito de ação seja originariamente constitucional, é a ordem jurídica infraconstitucional processual que dispõe a respeito da ação, uma vez exercido o direito de acesso à jurisdição. É claro que essa disciplina infraconstitucional deverá estar em concordância com as garantias do processo ditadas na constituição. O direito de ação é dividido em dois planos: o plano do direito constitucional e o plano processual, tendo o primeiro um maior grau de generalidade. Sob esse aspecto, o direito de ação é amplo, genérico e incondicionado, salvo as restrições constantes da própria Constituição Federal. Sua definição encontra-se no art. 5º, XXXV: “a lei não excluirá da apreciação do Poder Judiciário lesão ou ameaça a direito”.

O direito processual de ação não é incondicionado e genérico, mas associado a uma pretensão. O direito de ação não existe para satisfazer a si mesmo, mas para fazer com que se efetue toda a ordem jurídica, de modo que o seu exercício é condicionado a determinados requisitos, ligados à pretensão, denominadas condições de ação. É necessário compreender também que não há dois direitos de ação, um constitucional e um processual; o direito de ação é sempre processual, pois é por meio do processo que ele exerce. O que vige é a garantia constitucional genérica do direito de ação, a fim de que a lei não obstrua o caminho ao Judiciário na correção das lesões de direitos, porém o seu exercício é sempre processual e conexo a uma pretensão. Para que exista o direito processual de ação (direito de receber sentença de mérito, ainda que desfavorável), devem estar presentes determinados requisitos (as condições da ação), sem os quais, não se justifica o integral desenvolvimento da atividade jurisdicional. Essas condições da ação são: Interesse de agir, que consiste na demonstração, pelo menos em linhas gerais, de que a providência jurisdicional é realmente necessária. Pois não se configurará o interesse de agir se a coisa puder ser obtida sem a interferência do juiz e consequentemente se a movimentação de toda a máquina judiciária; A Legitimidade, que segundo Leibman “é a titularidade (ativa e passiva) da ação”. No dizer de Alfredo Buzaid, “é a pertinência subjetiva da ação, isto é, a regularidade do poder de demandar de determinada pessoa sobre determinado objeto”, e a Possibilidade Jurídica do Pedido que Segundo Humberto Theodoro Júnior "indica-se a exigência de que deve existir, abstratamente, dentro do ordenamento jurídico, um tipo de providência como a que se pede através da ação.". É a verificação prévia que compete ao juiz fazer sobre a viabilidade jurídica da pretensão deduzida pela parte, em face do direito positivo vigente.

A Teoria Imanentista ou civilista Fala que todo direito correspondia a uma ação, que o segura, onde só podia ser procurado quando manifestado através de ações. Tem como ponto fraco não conseguir explicar a ação declaratória, negativa ou positiva.

Com os conhecimentos depreendidos do estudo da ação podemos entender que se trata de um direito ao exercício da atividade, lendo-se com o poder exigir esse exercício impulsionando o judiciário ou Estado-juiz, assim como disciplinava CINTRA et al. 2008. Estando o demandante em posição favorável perante o Estado, o que de certa forma acaba por afastar a idéia de ação na acepção concreta já que a ação incita, provoca ou impulsiona nada mais que o pronunciamento da jurisdição estatal e não sua decisão neste primeiro momento.

Portanto entende-se o direito da ação com sendo um direito abstrato, praticado por aquele que não necessariamente possua a razão, que verdadeiramente se conhecerá somente na sentença. Ainda pode-se inferir que a ação é um direito cívico, à medida que, se aloca nos direitos públicos subjetivos, onde o direito passivo é sempre o Estado.

Sobre o autor
Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Mais informações

A ação é um direito (poder) público subjetivo de o indivíduo provocar o exercício da atividade jurisdicional do Estado.

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos