Publicidade e medievo

15/12/2014 às 15:28
Leia nesta página:

Este texto trata da necessidade de publicidade dos atos do poder público.

Uma das coisas que aprendi com meus pais foi que quando alguém quer esconder algo cochicha. E se quer esconder é porque os outros não podem saber. Se os outros não podem saber é porque, na maioria das vezes, a decisão não será tomada da forma mais acertada possível e no interesse do grande grupo. Antes pelo contrário, o que menos importa é o grande grupo, se não o “petit comité”.

Toda vez que um dos poderes da república, gestado de forma a garantir a democracia e a publicidade dos atos, se fecha para decidir determinada coisa esta decisão não vale. Não vale porque toda a decisão vinda de um poder da república deve ser limpa, séria e sem penduricalhos. Os cidadãos delegam aos poderes da república a legislação, a administração e o julgamento dos conflitos, mas exige saber como isso acontece.

É por isso que se consagrou o princípio da publicidade. Este princípio é típico de sociedade evoluídas  culturais, bem dotadas de conceitos modernos e sofisticados de inclusão do outro e de debate. Sociedade fechadas são, na maioria das vezes, de pouco ou nenhum apego cultural e humano, despreparadas para as coisas da democracia e totalmente despreocupadas com o outro e com aqueles que o cercam. São sociedades onde o diálogo praticamente não existe, salvo na base da imposição e do aceno com a cabeça, a chamada concordância imposta.

Digo isso para que o leitor saiba que toda a vez que se deparar com um ato do poder público feito sem a devida publicidade este ato é um NÃO-ATO. É contrário à civilização e ao estado de direito e em oposição flagrante à democracia. Não há democracia, mesmo que as línguas digam que há, em situações em que as decisões são tomadas à luz de velas ou às escuras. Os que decidem agir assim tem um desapego tamanho ao outro e ao debate que suas atitudes podem ser nominadas como medievais.

Assim, é de bom grado que a sociedade exija saber como o poder público decide a vida pública. Como o executivo toma as suas decisões. Como o legislativo o faz. É direito de todos saber como os tribunais decidem e votam por exemplo os membros das comissões e as promoções dos pares, para que a democracia seja preservada. O medievo já passou... As mentes medievais devem igualmente passar.

Sobre o autor
Rafael da Silva Marques

Juiz do Trabalho titular da Quarta Vara do Trabalho de Caxias do Sul;<br>Especialista em direito do trabalho, processo do trabalho e previdenciário pela Unisc;<br>Mestre em Direito pela Unisc;<br>Doutor em Direito pela Universidade de Burgos (UBU), Espanha;<br>Membro da Associação Juízes para a Democracia

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos