A formação do advogado e o exercício efetivo do direito de defesa no processo criminal

14/01/2015 às 22:44
Leia nesta página:

A Formação do Advogado e o Exercício Efetivo do Direito de Defesa no Processo Criminal - Réus Bem Defendidos e Mal Defendidos

O direito de defesa é um dos avanços mais importantes no âmbito do Direito Penal contemporâneo, que visa garantir aos acusados o direito de serem efetivamente defendidos diante das acusações que lhes são feitas, por meio do exercício do contraditório e da ampla defesa, possibilitando ao acusado, por meio de sua defesa técnica, produzir as provas que entender pertinentes. Trata-se de uma característica intrínseca do sistema acusatório no processo penal, em contrariedade ao sistema inquisitorial.

O efetivo direito de defesa do acusado deve sempre ser buscado pelo aplicador do Direito. Tal é a importância do instituto que o tema foi objeto de súmula pelo STF, que dispôs que “no processo penal, a falta da defesa constitui nulidade absoluta, mas a sua deficiência só o anulará se houver prova de prejuízo para o réu[1]”.

Considerando que o Direito Penal, enquanto ferramenta de tutela dos valores de maior relevância para a sociedade, tem legitimidade para impor as sanções mais extremes previstas na legislação, a questão da (má-)formação dos profissionais do Direito é tema da maior relevância na atualidade.

O elevado número de faculdades de Direito de pouca qualidade no nosso país, a deficiência das provas de ingresso nos quadros da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), a ineficácia dos órgãos governamentais e da OAB em fiscalizar o ensino e a atividade advocatícia e a conivência do Poder Judiciário com essa situação contribuem com condições pouco saudáveis para a Justiça e a sociedade brasileira.

Em 2010, enquanto o Brasil tinha 1.240 cursos de Direito, os demais países somavam 1.100, segundo levantamento realizado pela OAB. É um número muito elevado de cursos jurídicos para um país com problemas tão viscerais na educação básica. O fato é que a educação superior brasileira se transformou em uma grande indústria, em que se financia a obtenção do tão almejado diploma ao final de um curso de qualidade duvidosa.

A influência financeira dos grupos de faculdades é nítida. “O ministro (da Educação) fazia uma parceria com a Ordem, congelava a criação de faculdades, mas no ano da eleição ele não conseguia conter as pressões políticas e fazia uma enxurrada de criação de faculdades. Se perceber, a criação das faculdades de direito normalmente acontece nos anos eleitorais”, afirma o presidente do Conselho Federal da Ordem dos advogados do Brasil, Marcus Vinícius Coelho.

Não obstante a má qualidade dos cursos, a OAB muitas vezes é conivente com essa situação. O Exame de Admissão da OAB, que deveria servir para auferir os conhecimentos jurídicos dos bacharéis em Direito, normalmente se presta a verificar a capacidade de o candidato treinar e decorar algumas fórmulas, sugerindo inclusive o conluio entre os aplicadores dos exames da OAB e os cursinhos preparatórios. Conveniente neste momento citar Lenio Streck, Procurador de Justiça aposentado: “ora, todos sabem de minhas críticas ao Exame de Ordem no modo como ele é e vem sendo feito. (...) Os que leem minhas colunas e meus livros sabem que chamo a tudo isso de quiz shows. E de ‘concurso para espertos e não experts’. Em que basta treinar para passar”. “Não é necessário estudar no sentido de refletir. É necessário tão-somente fazer um bom adestramento”.

O fato é que, ao final, advogados sem o menor preparo são despejados aos montes no mercado de trabalho, disputando a fatia de clientes mais carentes que tem de se conformar com o que lhes é oferecido, já que não tem condições de pagar as fortunas cobradas pelas grandes bancas de defensores. Quem é o mais prejudicado em toda essa estrutura é o cliente, em sua maioria das vezes ocupante do banco de réus da Justiça Criminal.

Diante desse quadro caótico, o Magistrado muitas vezes se vê em uma posição em que deve adotar uma linha de defesa do acusado, usurpando a função que deveria ser do advogado. Essa situação tende a perpetuar um nicho de “profissionais” sem o menor gabarito no mercado de trabalho (comumente atuantes perante a Justiça Criminal e Justiça Trabalhista), alimentando o círculo vicioso de (i) cursos deficientes; (ii) conivência das autoridades; e (iii) prestação de serviços defeituosos para a população mais vulnerável (comumente partes perante a Justiça Criminal e Justiça Trabalhista).

Entretanto, nem sempre se pode (e não se deveria) contar com essa “boa-vontade” do juiz, e nesses casos o direito de defesa do réu costuma ser violado. A mera presença de um advogado em juízo não caracteriza a defesa técnica que o Direito Processual Penal busca.

Para solucionar essa questão, inicialmente a OAB deveria aplicar as sanções previstas em seu Estatuto com maior rigor, punindo aqueles que demonstram inépcia profissional. O mecanismo legal já existe, exigindo inclusive a prestação de novas provas de habilitação para o retorno do advogado à atividade.

As faculdades também devem ser devidamente fiscalizadas pelas autoridades competentes, fechando-se os cursos que não tenham a menor condição de formar um profissional minimamente qualificado, eliminando-se os cursos de Direito voltados a preparar profissionais para a prova da OAB, sem nenhum comprometimento na formação de seus alunos.

Se a atual situação dos cursos jurídicos continuar a não ser levada a sério pela própria comunidade jurídica, perpetuaremos o atual sucateamento do ensino no Brasil.

Fontes:

http://www.conjur.com.br/2014-mai-01/senso-incomum-thays-18-passa-oab-rei-nu-fracassamos acessado em 02/10/2014

http://www.conjur.com.br/2014-ago-07/senso-incomum-vanguarda-atraso-nao-passa-exame-oab-vira-advogado-pigmeu acessado em 02/10/2014

http://www.conjur.com.br/2014-jul-31/senso-incomum-ativismo-justo-legal-lesao-esforco-epistemico-repetitivo acessado em 02/10/2014

http://jus.com.br/artigos/22659/o-principio-da-imparcialidade-do-juiz-penal-como-decorrencia-da-adocao-do-sistema-acusatorio-pela-constituicao-federal acessado em 02/10/2014

Assine a nossa newsletter! Seja o primeiro a receber nossas novidades exclusivas e recentes diretamente em sua caixa de entrada.
Publique seus artigos

http://www.oab.org.br/noticia/20734/brasil-sozinho-tem-mais-faculdades-de-direito-que-todos-os-paises acessado em 02/10/2014


[1] Súmula 523 STF

Sobre o autor
Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos