Transformação nas relações de trabalhos tem ocorrido nas mais diversas áreas, atingindo também a advocacia.

Transformação nas relações de trabalhos tem ocorrido nas mais diversas áreas, atingindo também a advocacia. Se antes era necessário que um profissional soubesse trilhar pelas leis com facilidade, encontrando os melhores caminhos e amparando os clientes judicialmente, hoje é preciso muito mais. Capacidade de negociação, disponibilidade e facilidade de trabalho em equipe, conhecimento amplo e em vários setores, atualização constante não só sobre a legislação, mas sobre tudo que acontece com a organização para quem presta serviço são habilidades básicas que um profissional de sucesso precisa ter.

Atitudes essenciais para os advogados de sucesso

1 Inteligência emocional

Autopercepção, autocontrole, automotivação, empatia e práticas sociais são características de pessoas que têm inteligência emocional, o que as deixa mais perto do sucesso profissional. A autopercepção permite que as pessoas se conheçam bem e identifiquem a sua reação e postura frente a qualquer questão que venha a enfrentar. O autocontrole faz com que o indivíduo saiba controlar as emoções  e a automotivação é a capacidade de conseguir estar sempre motivado para poder conquistar os seus objetivos. A empatia ajuda nas relações de trabalho graças à habilidade de comunicação interpessoal e, por fim, as práticas sociais facilitam o trabalho em equipe, algo praticamente exigido pelas empresas hoje.

2 Empreendedorismo

Essa é a palavra da vez, independentemente da área de atuação. É através da capacidade de empreender que o profissional criará seu diferencial e começará uma carreira de sucesso. Um empreendedor nato consegue levar para a organização para a qual trabalha ideias inovadoras que fortalecem a instituição. É isso que o mercado procura, um profissional que venha a somar na empresa não só em sua área, mas como um todo.

3 Trabalho em equipe

O “saber ouvir” é algo essencial. Só assim a pessoa consegue trabalhar em equipe, escutar as opiniões e colaborar a construção de uma solução do problema em conjunto com os demais. Com os clientes, esse tipo de atitude ajuda a convencer e estabelecer um vínculo de confiança. Já dentro de uma empresa, torna o convívio mais harmonioso, aumentando a produtividade.

4 Persuasão e comunicação interpessoal

Característica essencial para qualquer profissional, a comunicação deve ir muito além da habilidade verbal, pois o corpo fala muito e o advogado tem que usar isso a seu favor. Tendo uma boa comunicação interpessoal fica mais fácil ser persuasivo e fazer com que as pessoas enxerguem as coisas de uma maneira emocional e não apenas racional.

5 Flexibilidade

Os conflitos fazem parte do dia a dia de um advogado e ele precisará resolver esses problemas e divergências dentro da lei. Ser flexível ajuda a negociar melhor e a habilidade de negociação é essencial para a resolução de conflitos sociais. É através desse poder de ceder e negociar que a melhor solução será acordada para a empresa para qual o profissional presta serviço ou que a indenização a ser paga pelo seu cliente será a menor possível, dentro da legislação. É uma característica básica para qualquer profissional de sucesso.



Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelo autor. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi.

Comentários

0

Livraria