O IPTU e as interpretações dadas pelo Fisco à lei na prática

28/01/2015 às 15:10
Leia nesta página:

O Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbano (IPTU), como popular conhecimento é cobrado pelas prefeituras, mas uma característica interessante sobre este imposto é a definição do que seria propriedade urbana e rural. Na verdade, não existe.

Início de ano, verão, férias. Contudo, os impostos não tiram férias e principalmente IPTU tanto quem mora em casa própria como quem vive no aluguel acabam entrando nessa ciranda tributária. Saiba mais agora sobre questões do IPTU.

O Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbano (IPTU), como popular conhecimento é cobrado pelas prefeituras, mas uma característica interessante sobre este imposto é a definição do que seria propriedade urbana e rural. Na verdade, não existe um conceito ... mas como assim?

Na verdade, os municípios brasileiros definem critérios sobre determinadas áreas definindo-as como urbanas ou rurais, assim um imóvel pode ser considerado urbano mesmo não contando com esgotamento sanitário, asfaltamento, canalização de águas pluviais, fornecimento de água e energia elétrica, rede de iluminação pública e escola primária ou posto de saúde a uma distância máxima de três quilômetros do imóvel considerado (situações definidas no parágrafo primeiro do artigo 32 do CTN, o dispositivo legal mais importante).

A base do cálculo do imposto é o valor venal do imóvel, ou seja, preço que seria alcançado em uma operação de compra e venda à vista, em condições normais do mercado imobiliário, admitindo-se a diferença de até 10% para mais ou para menos. As prefeituras definem os valores venais através de plantas genéricas que cobram as áreas urbanas com base em múltiplos critérios de valoração e enquadramento dos imóveis (por exemplo: Benfeitorias sociais como estação de metrô, valorização da área pelo mercado imobiliário).

As alíquotas prioritariamente serão progressivas, mas a prática usual é a de aplicação somente com fins sociais “digamos”, por exemplo imóvel que não possui uma destinação, função social. Aquele terreno nu, fechado, que o proprietário assim o mantêm visando um aumento com a especulação imobiliária em alguns casos (Do ponto de vista doutrinário, iremos dizer que o Município assim age para constranger o proprietário a se adequar ao plano diretor).

O IPTU tem como data inicial de cobrança o dia 1º de janeiro, mas os municípios dividem em lotes para facilitar a sua cobrança e pagamento. Quando deixamos de pagar quaisquer quantias referentes por exemplo ao exercício do ano de 2012, esse valor já é lançado quando não pago, constituindo crédito e a fazenda terá até cinco anos para executar o valor. O que na realidade acontece e de em algumas situações em que os devedores apostam na prescrição (caducidade) da dívida no final o munícipio através de sua procuração procede automaticamente a citação e assim a execução mantém sua regularidade.

Se você tem dívida de IPTU o ideal é procurar um advogado especializado para verificar a sua situação e avaliar a melhor a solução.

Sobre o autor
Cezario de Souza

Advogado. Serviços jurídicos de assessoramento, consultoria e representação judicial com base no atendimento personalizado e especializado aos seus clientes.<br><br>Estamos sempre acessíveis visando sanar dúvidas e fornecer informações.<br><br>Nosso escritório está sempre em prontidão para oferecer um ótimo atendimento personalizado. Atuando sempre pautado pela ética na busca pela resolução dos conflitos seja por meio arbitral ou judicial.<br><br>Buscamos sempre resultados positivos por meio de planejamento e avaliação exata dos riscos existentes com base na experiência de nossos colaboradores.<br><br>Missão<br><br>O alcance do seu objetivo maior, isto é, oferecer aos clientes um serviço inovador e transparente, consubstanciado na obtenção de resultados positivos, o escritório reúne fatores que considera amplamente significativos no serviço jurídico e colocamos o fator prevenção sempre como determinante para a prevenção de perdas financeiras e de produtividade.

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Mais informações

explanações sobre as peculiaridades da cobrança efetuada na prática pelos fiscos municipais.

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos