A celeridade processual como respeito à dignidade da pessoa humana: a expectativa de um “novo processo civil"

Leia nesta página:

O que podemos esperar do Novo Código de Processo Civil. O papel da sociedade, dos aplicadores do direito frente a mais este diploma processual.

Não obstante o arcabouço legislativo, a força e vontade de alguns poemas escritos por muitos de nossos aplicadores de direito, a celeridade processual está longe de ser uma realidade em nosso judiciário. 

Anos a fio pelos corredores dos fóruns, de mesa em mesa, de publicação em publicação, o processo como meio de busca da satisfação de um direito perante um Estado Democrático de Direito cria capas e capas de expectativas por parte daqueles que aguardam o seu desfecho.

O novo Código de Processo Civil promete inaugurar um novo capítulo nesta triste realidade. Saber se ele cumprirá seu anseio é quase impossível dentro de um sistema tão vulnerável e doente que se instalou nas instâncias da Justiça. Teria que se trazer soluções para normatizar não só a máquina judiciária, mas também tonificar a moral e a ética daqueles que dela participa.

Nosso Brasil, sob o manto do sistema capitalista, se fez grande em conquistas globalizadas, mas pequeno em moral, ética e valores. Nossa sociedade está corrompida. Aguardar a solução de um ”caso na justiça” para muitos tornou-se uma poupança a longo prazo.

Desde a elaboração do pedido até o trânsito em julgado de uma decisão, a trajetória percorrida é longa e cansativa. Anos e anos presenciando nas diversas instâncias o tumulto de advogados, estagiários, e outros que se aventuram. Vendo prateleiras das escrivaninhas avolumarem-se de processos, despachos e decisões não cumpridas. Onde julgadores e aplicadores trabalham pondo pedra sob pedra.

Visualizar um processo num esquema mnenônico é a mais bela ilusão daqueles que ainda acreditam no sistema, mas também é a única certeza que se pode ter. Que ele existe. Um processo célere, digno, sim é possível.

Derrubar muralhas e quebrar paradigmas é a solução para um recomeço. Não se trata de uma realidade inalcançável. O brasileiro tem que parar de achar que não tem jeito. Tem que arregaçar as mangas da dignidade e ir adiante. Tem que escavar os mais profundos átrios em busca da ética e dos valores verdadeiros que alicerçam uma sociedade digna, de homens dignos e de um futuro que valha à pena lutar. Lembremo-nos do Mito da Caverna, de Platão e que podemos nos tornar ex-prisioneiros.

Como criadores, aplicadores de nossos direitos, somos responsáveis por esta revirada de conceitos. Não só a leitura de casos e estórias que deram certo devem ser objeto de nossas esperanças, mas o vivenciar de fatos vergonhosos nos farão romper para sermos verdadeiros homens livres. Olhar pra trás e fazer uma retrospectiva de nossas condutas, o que temos de mais precioso para recomeçarmos. Uma sociedade feita de conceitos pré-concebidos é a Tiatira Apocalíptica.

Vivemos tempo de angústias, corrupção, dores, guerras e fome. Um tempo que há muito existe, mas há pouco nos veio a consciência. Um tempo em que se fala muito de direitos humanos, direitos recriados e direitos do porvir. Um tempo de sonambulismo, que não cessará nem mesmo com a maior ferramenta de transformação dessa máquina judiciária. Tanto seus operadores quanto os expectadores precisam retirar a venda dos olhos. 

Precisamos deixar o formalismo das leis como supedâneo de efetivação de nossos direitos e buscar valores esquecidos, que ainda nos restam, o resgate da dignidade há muito perdida. Precisamos voltar nossos olhos para o outro, para a realidade lá fora. Conhecer e buscar o que pode nos tornar palpáveis. O que pode nos dar consistência, o que pode nos fazer reais.

Instrumentalizar demais sem nos tornarmos eficientes com certeza é o nosso erro. Que façamos cada um, em cada oportunidade que nos é dada, uma retrospectiva de tudo o que ficou e do que nos transformamos para que com consciência, todos de mãos dadas nos tornemos verdadeiros e dignos cidadãos  do direito deste novo tempo, de nossos direitos, doravante desenhados, onde os artistas somos nós. 

Sobre a autora
Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos