Judiciário embaraçado. E agora, quem poderá nos salvar?

Leia nesta página:

A pior de todas as maldades institucionais é, sem a menor dúvida, a maldade implementada pelo poder Judiciário, porque contra esta não há a quem recorrer. Por sua importância, o judiciário precisa impor a este juiz reprimenda proporcional à ofensa...

Confesso, precisei ver a reportagem umas três ou quatro vezes para acreditar que o juiz federal Flávio de Souza, responsável por julgar o caso Eike Batista dava um “rolezinho” com o Porsche Cayenne que acabara de mandar apreender do empresário. Acreditou com todas as forças que ele, o magistrado, seria o depositário mais fiel que se poderia conseguir para cuidar do sofisticado automóvel. A patética, acintosa, absurda e desrespeitosa situação foi denominada pelo CNJ (Conselho Nacional de Justiça) como “embaraçosa”. Embaraçosa! Ora, situação embaraçosa é quando digitamos no teclado do telefone “Carlinha” e o corretor de texto escreve “vaquinha”; é uma situação embaraçosa quando pedimos a conta no restaurante e percebemos que esquecemos a carteira em casa(...) O fato de um juiz ser flagrado dirigindo o carro de quem está julgando, é vergonhoso e impossível de explicar, denota profundo desdém do personagem em questão com a opinião pública; a certeza da impunidade e o enorme desrespeito aos seus pares e à carreira. Gritemos às autoridades que não se transforma o indecente em palatável.

Temos recebido bombardeio constante de notícias mostrando juízes extrapolando em suas funções, mandando prender porque chegou atrasado, embora o vôo em que iria embarcar estivesse no horário; porque foi parado em operação da Lei Seca, com automóvel sem documentos, se recusado a fazer o teste do bafômetro e até juiz que manda retirar o aplicativo de bate-papo que é moda em todo mundo, Whatsapp, do ar (...)

A lei Orgânica da magistratura (LOMAN) diz em seu artigo 35 “que o magistrado deve manter conduta irrepreensível na vida pública e particular”. Todavia, infelizmente, as últimas notícias demonstram exatamente o contrário. No mesmo artigo da lei dos Magistrados também diz que “o magistrado deve manter conduta irrepreensível na vida pública e particular”. O Código de Ética da Magistratura em seu artigo 19 determina: “Cumpre ao magistrado adotar as medidas necessárias para evitar que possa surgir qualquer dúvida razoável sobre a legitimidade de suas receitas e de sua situação econômico-patrimonial”. No Art. 37 está estampado que “Ao magistrado é vedado procedimento incompatível com a dignidade, a honra e o decoro de suas funções.”

Bem, como dizia meu saudoso pai “triste é saber que o papel aceita tudo”. Ou seja, queremos ver a colocação de todas essas impecáveis previsões legais em prática. Se faz necessário abandonar a proteção institucional e cortar na própria carne em nome da descência para que não se coloque no mesmo balaio o probo e o indigno.

A verdade é que vivemos hoje a mãe de todas as crises: a ausência completa de perspectiva. As pessoas não acreditam mais que exista remota chance de mudança, de melhoria. Não acreditam nas instituições e por conta disto confundem a instituição com a pessoa que a representa, confundem juiz com juízo e com judiciário. Aliás, por questão de justiça, não somente o judiciário mas todas as instituições públicas carecem de moralização. A população já não suporta mais os desvios éticos, a corrupção e os desmandos em níveis jamais imaginados.

Para quem não sabe, os juízes gozam de prerrogativas constitucionais. Mas há que se deixar bem claro que o motivo dessas garantias existirem é para que possam exercer na plenitude suas funções com total liberdade e isenção, e, nem de longe, para agir como carapaça para desvios de conduta. Não se pode subverter a ordem. A função do julgador é de extrema importância e nobreza. Exatamente por isto, precisamos de juízes íntegros, conscienciosos, comprometidos em entregar à população algo que não seja menor do que ela merece.

Importante salientar que nos demais poderes, Executivo e Legislativo, não se fala em perpetuação no cargo, não existe a condição de vitaliciedade. Mais uma característica da funcão que demanda extrema necessidade de austeridade e retidão, porque além de toda a população, o Judiciário tem competência para julgar os membros dos outros poderes. Desta forma, dada a importância de suas atribuições, não se pode esperar outra postura que não seja a de punir exemplarmente quem traz lama à instituição. Não tenho a menor dúvida que esta prerrogativa, da forma como se apresenta, repercute de forma negativa e macula o que se espera da instituição, haja vista, ser fundamento que ampara a impossibilidade de punir com rigor arbitrariedades praticadas por maus juízes o que redunda no perdimento da credibilidade do próprio Poder Judiciário. A sociedade clama por meios de retirar do magistrado que comete crimes a garantia da vitaliciedade.

O instituto que nasceu para amparar juízes cumpridores de suas funções não pode servir de blindagem a quem anda às margens da Lei. Pois, o que se intentava no momento que foi instituído, era garantir aos magistrados a necessária liberdade de atuação fazendo com que passassem ao largo preocupações com quaisquer ingerências políticas. O que não se pode permitir, é que sob o manto da vitaliciedade descansem elementos inescrupulosos que desonrem a toga; os que cometem atrocidades de toda a sorte e ao final recebem como punição o afastamento de suas funções ou uma polpuda aposentadoria. Triste verdade, porque para que perca o cargo é necessário que haja senteça judicial com trânsito em julgado (aquela que não cabe mais recurso).

Assine a nossa newsletter! Seja o primeiro a receber nossas novidades exclusivas e recentes diretamente em sua caixa de entrada.
Publique seus artigos

O que se sonha é que a Lei seja igual para todos e que todos sejam iguais perante a Lei, pois não há forma maior de alcançar a efetividade das Leis do que a certeza de que elas serão cumpridas, em todas as instâncias, por todas as pessoas e em toda plenitude, indistintamente.

A pior de todas as maldades institucionais é, sem a menor dúvida, a maldade implementada pelo poder Judiciário, porque contra esta não há a quem recorrer. Por sua importância, o judiciário precisa impor a este juiz reprimenda proporcional à ofensa que causou à instituição, aos juízes éticos e cumpridores de seus deveres, que aplicam a Lei com retidão e consciência, e, à maior prejudicada, a Sociedade. Esperamos, com toda veemência, que não seja a punição algo ridículo e que agrida ainda mais a coletividade, sob pena de rompimento do já desgastado e esgarçado tecido institucional.

Assuntos relacionados
Sobre o autor
Antonio Marcos de Oliveira Lima

Doutorando em Direitos Humanos pela Universidade Nacional de Lomas de Zamora, Argentina. Professor de direito Administrativo em graduacao e cursos preparatórios , Diretor-Geral do IBPC (instituto brasileiro de proteção ao consumidor), Coordenador do Núcleo de Pesquisa e Estudo dos Direitos da Mulher, Advogado militante com atuação profissional Brasil X Portugal em Direito Civil, Direito do Consumidor , Direito Empresarial, Terceiro Setor, Direito Administrativo, Direito Tributário, Direito Intrrnacional, Sócio de Fernandes e Oliveira Lima advocacia e consultoria jurídica. Autor de "União estável e União Homoafetiva, os paralelos e as suas similitudes"; Ed. Pasquin Jus, 2006; "Retalhos Jurídicos do Cotidiano"; 2015, Ed. Lumen Juris.

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos