Democracia e instituições do poder público

24/03/2015 às 11:52
Leia nesta página:

Discute as relações do poder privado e das instituições públicas.

Jurgen Habermas em várias de suas obras fala da colonização do mundo da vida pelo poder administrativo e pelo dinheiro. Estas “instituições” fora da democracia condicionam a vida das pessoas, fazendo com que estas repitam, na maioria das vezes de forma não-consciente, em razão da absorção das idéias econômicas e administrativas, uma lógica de vida que as afasta, pouco a pouco, de seus próprios ideais de vida boa e feliz[1].

O que trato aqui é de uma forma que se aproximaria, sem me permitem, do poder administrativo habermasiano. O condicionamento pelo dinheiro fica em segundo plano. O que conta é o poder institucional exercido pelas instituições privadas não-democráticas sobre as públicas e legítimas.

O que se pode ver, hoje, é que esta lógica tem-se repetido cotidianamente. Instituições fora da democracia[2], não-democráticas, eleitas em “pétit comité”, agem de forma a condicionar as decisões das instituições públicas[3]. Por trás de um veludo democrático e de defesa do cidadão, da república, da verdade e da democracia, algumas instituições fazem valer suas idéias, privadas, em detrimento de toda a coletividade. O poder exercido sobre as instituições públicas é tamanho que estas não tem, muitas vezes, como reagir. E os poucos que o fazem, até porque boa parte dos membros destas mesmas instituições pouco ou nada se preocupa com o outro, muitas vezes são rotulados, discriminados e, algumas vezes, até processados.

É evidente que não há como, de forma direta, dizer e apontar o dedo. Basta que o leitor observe o mundo que o cerca. Se as decisões tomadas em todos os âmbitos das instituições públicas são de interesse coletivo ou se levam em conta, em alguns casos, algum poder que as condiciona. Fala-se em assédio moral, pressão no trabalho. Mas a pressão havida pelo poder não-democrático sobre as instituições e grupos públicos de defesa e resguardo dos direitos da coletividade pode sim equiparar-se a tal.

Sei que não é fácil resistir. O “loby” circula por entre os corredores e pode ser tamanho que não permita reação contrária. Condicionar o outro, que tem o poder legítimo para decidir, a decidir de forma a favorecer o interesse privado e de um pequeno grupo, na maioria das vezes não-democrático, é uma forma quem sabe de corrupção. Não aquela de desvio de dinheiro. Mas corrupção dos costumes e dos conceitos de democracia e de inclusão do outro.

É por isso que proponho que o leitor passe a observar mais e de forma mais atenta as instituições públicas. Proponho que preste atenção nas decisões vindas das instituições públicas e que busque saber quem está próximo destas instituições. Que leia nas entrelinhas e que, uma vez em havendo indício de condicionamento da decisão, que haja e que discorde. Não são casos estes de prisão, processo, mas sim de indignação e repulsa.

Comecemos este debate. Isso é democracia.

[1] Adaptação ao que entendo do texto habermasiano que se refere à colonização do mundo da vida pelo poder administrativo e pelo dinheiro.

[2] Entenda-se democracia como goverdo em que o povo exerce a soberania.

[3] Utilizo-me de “instituições públicas” pois que, embora muitas vezes o nome deixe a entender tratar-se de poder, pelo condicionamento ao poder administrativo em especial, deixam de ser poder, sem perder, contudo, seu caráter institucional.

Sobre o autor
Rafael da Silva Marques

Juiz do Trabalho titular da Quarta Vara do Trabalho de Caxias do Sul;<br>Especialista em direito do trabalho, processo do trabalho e previdenciário pela Unisc;<br>Mestre em Direito pela Unisc;<br>Doutor em Direito pela Universidade de Burgos (UBU), Espanha;<br>Membro da Associação Juízes para a Democracia

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos