A COMPETÊNCIA PARA INSTRUIR E JULGAR CRIMES DE LAVAGEM DE DINHEIRO EM RAZÃO DA CONEXÃO

02/04/2015 às 10:50
Leia nesta página:

O ARTIGO DISCUTE A QUESTÃO DA COMPETÊNCIA NOS CASOS DE CRIMES DE LAVAGEM DE DINHEIRO E DELITOS CONEXOS.

A COMPETÊNCIA PARA INSTRUIR E JULGAR CRIMES DE LAVAGEM DE DINHEIRO EM RAZÃO DA CONEXÃO

ROGÉRIO TADEU ROMANO
Procurador Regional da República aposentado

        Já decidiu, por sua vez, o Superior Tribunal de Justiça, no julgamento do RHC 11.918/SP, DJ de 10 de março de 2003, que a competência para o crime de lavagem de dinheiro é definida diante do caso concreto e em função do crime antecedente.
            Há entre o crime antecedente e o crime de lavagem, uma relação de prejudicialidade.
            A regra geral é que tramitem os processos relativos ao crime antecedente e o crime de lavagem separadamente, independendo, a princípio, um do resultado dado ao outro.
            Cabe perguntar com relação a competência para processar e julgar o crime de lavagem de dinheiro. Deve ser obedecida a regra estabelecida no artigo 109 da Constituição Federal, que define a competência da Justiça Federal. Se o crime de lavagem de dinheiro afeta bens, serviços ou interesses da União Federal, ou, ainda, se cometido contra o sistema financeiro-nacional ou a ordem econômica-financeira, deverá ser julgado perante a Justiça Federal.
            Mas não é qualquer hipótese que a lavagem afeta o sistema financeiro nacional ou a ordem econômica-financeira.
            A competência da Justiça Federal será estabelecida quando o crime de lavagem afetar o sistema financeiro nacional ou a ordem econômica-financeira, o que seria o caso quando houver concurso com o crime financeiro ou com o crime contra a ordem econômico-financeira.
Acentue-se  que ¨o legislador reservou uma parcela dessa competência em favor da Justiça Estadual, residual, porém, especifica para o processamento e julgamento dos crimes de ocultação de bens, direitos e valores provenientes de outros delitos antecedentes que não guardam vinculação primária com a competência atribuída à Justiça Federal. Além de aplicar o principio da autonomia dos processos, a lei não quer criar a vis attractiva para a Justiça Federal e deixa isto bem claro ao estabelecê-la quando o crime antecedente for de competência da Justiça Federal. A contrario sensu, quando o crime antecedente não for da competência da Justiça Federal, e desde que não configurada alguma das hipóteses elencadas na letra a(art.2º, III) será competente a Justiça Estadual. Com a devida vênia, esta nos parece ser a interpretação que melhor atende aos fins da Justiça, pois, como todos sabemos, a Justiça Federal não possui Varas Judiciárias instaladas em todas as Comarcas dos respectivos Estados do País, enquanto que a Justiça Estadual, por este motivo, mais próxima se encontra dos jurisdicionados, os quais são os verdadeiros destinatários da expressão viva das decisões que forem prolatadas com o sentido de prevenir e reprimir a lavagem.¨
            De toda sorte, antevendo a possibilidade de haver acessoriedade material(conexão material ou teleológica e/ou conexão instrumental) entre o crime de lavagem de dinheiro e o seu precedente, o legislador recomendou a reunião dos respectivos processos criminais.
            Já decidiu o Superior Tribunal de Justiça que mesmo sendo o crime antecedente de tráfico nacional de entorpecentes, se este, por regras de competência foi julgado pelo juízo federal, é de se reconhecer a competência deste juízo também para o julgamento do crime de lavagem de dinheiro, à luz do que se dispõe no artigo 2º, inciso III, alínea ¨b¨, da Lei 9.613/98, do que se lê no julgamento do Conflito de Competência 97.636 - SP, Relatora Ministra Maria Thereza de Assis Moura.
Tem-se entendido que se deve firmar a competência da Justiça Federal para o processo relativo aos delitos antecedentes em razão de regras de conexão previstas no artigo 76 do Código de Processo Penal, circunstância que atrai a competência também para o julgamento do crime de lavagem de dinheiro, nos termos do artigo 2º, III, b, da Lei 9.613/98 que ainda tem incidência na matéria a par da vigência da nova Lei da Lavagem de Dinheiro.
Discutindo a matéria de competência nessas condutas envolvendo crimes de lavagem de dinheiro, o Supremo Tribunal Federal, no julgamento do HC 93368/PR, Relator Ministro Luiz Fux, DJe publicado em 25 de agosto de 2011, entendeu que o processo e julgamento do crime de lavagem de dinheiro é regido pelo princípio da autonomia, não se exigindo para a denúncia que imputa ao réu o delito de lavagem de dinheiro seja considerada apta, prova concreta de ocorrência das condutas   que eram exaustivamente previstas no artigo 1º da antiga lei da lavagem de dinheiro. Isso porque a autonomia do crime de lavagem de dinheiro viabiliza a condenação independente da existência de processo pelo crime antecedente. Dizia, aliás, o artigo 2º, II, e § 1º, da Lei 9.613/86, que o processo e julgamento dos crimes de Lei de Lavagem de Dinheiro independiam do processo e julgamento dos crimes antecedentes.

Sobre o autor
Rogério Tadeu Romano

Procurador Regional da República aposentado. Professor de Processo Penal e Direito Penal. Advogado.

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos