ICMS ou o ISS na industrialização por encomenda?

07/04/2015 às 10:05
Leia nesta página:

Atualmente, no Estado do Espírito Santo, a questão do ICMS ou do ISS na Industrialização por Encomenda tem gerado muita insegurança jurídica em razão de decisões do STF ser contraria ao posicionamento do STJ.

O Superior Tribunal de Justiça – STJ e o Tribunal de Justiça do Estado do Espírito Santo – TJES têm consolidado que deve incidir o ISS e não o ICMS.

O Supremo Tribunal Federal em recentes decisões julgou de forma diferente ao entendimento do STJ e do TJES decidindo pelo ICMS.

Diante de tais decisões o contribuinte fica com toda a insegurança jurídica do mundo, qual imposto recolher?

É importante ter em mente que o contribuinte de fato do ICMS e do ISS é o adquirente do produto objeto do impasse tributário, ou seja, o vendedor insere no valor da mercadoria/produto o valor do imposto devido.

No primeiro momento pode-se imaginar que o melhor é incidir o ISS, pois em muitos municípios a alíquota é no máximo de 5% e o ICMS pode chegar a 18%, ou seja, olhando apenas o percentual da alíquota é mais “barato” o ISS. Ledo engano.

É importante informar ao empresário que a forma de apuração do ICMS e do ISS é muito diferente.

O ICMS, como determina a Constituição, é imposto não cumulativo, ou seja, o valor pago na aquisição de matéria-prima, insumos, material de embalagem deve ser recuperado na escrita fiscal da empresa e abatido do valor do ICMS destacado na nota fiscal.

Uma forma fácil de imaginar tal operação é comparar a sistemática do débito e crédito do imposto como se fosse a conta corrente bancária:

  1. Ao comprar matéria-prima, insumos, material de embalagem o empresário tem crédito do imposto (ICMS destacado nas notas fiscais do fornecedor dos citados produtos);
  2. Ao vender seus produtos o empresário tem o débito (ICMS destacado nas notas de vendas);
  3. No final do mês ao fechar a escrita fiscal o empresário deve abater os créditos (compras dos citados produtos) dos débitos de suas vendas e o saldo apurado, caso devedor, será recolhido ao fisco estadual, caso o saldo seja credor deverá ser transferido para o mês seguinte.

OBS.:É importante salientar que neste exemplo não inclui a exportação que não gera débito do ICMS, mas têm critérios diferenciados na interpretação do fisco na forma de utilização do saldo credor do ICMS por ela (exportação) gerado e que neste momento não interessa em nosso tema.

É importante ressaltar que o adquirente de seu produto, caso seja comerciante ou outro industrial, adotará o mesmo critério de apuração do ICMS, ou seja, crédito menos o débito no recolhimento do imposto que somente deve ser suportado pelo consumidor final – aquele em que se encerra o ciclo produtivo do produto.

Já o ISS tem sua alíquota aplicada diretamente sobre o valor da venda que, neste exemplo, vamos considerar 5%, não é permitido abater o ISS pago na contratação de prestação de serviços anteriores e o seu cliente não poderá se creditar do ISS que você incluiu na sua nota fiscal de serviços. Ou seja, o ISS é custo final que deve ser acrescido ao valor do produto sem possibilidade de abatimento. Caso o produto necessite de nova industrialização sofrerá novo acréscimo de custo no montante do ISS pago, no nosso exemplo 5%, há a incidência cumulativa: 5+5+5.....

Há outro fator importantíssimo que deve ser rigorosamente analisado pelo empresário é que com a incidência do ISS o ICMS pago na aquisição de matéria-prima, insumos, material de embalagem, passa a ser custo, pois não é possível o crédito do ICMS se na operação seguinte com o produto (venda) não houver o seu destaque (ICMS).

O empresário tem adotado como paliativo para tal insegurança jurídica a Ação de Consignação em Pagamento com o depósito do valor do ICMS (maior valor) para que o Poder Judiciário decida quem deve ficar com o dinheiro, ou melhor, qual imposto é devido.

Infelizmente não sou portador de boa notícia para as empresas que adotaram tal procedimento.

Há algumas decisões de primeira instância no qual o juiz, corretamente, ao permitir o depósito judicial determinou que o autor (empresário) informe aos seus clientes que o ICMS foi depositado em juízo e, portanto, não foi recolhido aos cofres públicos, sendo assim o valor do ICMS não deve ser destacado na nota fiscal de venda, pois só será recolhido aos cofres públicos do Estado, caso seja decidido que o ICMS é o imposto devido na operação de industrialização por encomenda.

O procedimento determinado pelo juiz que proferiu tais decisões é tributariamente correta, pois o imposto não sendo recolhido (pago ao Estado) não houve o pagamento do imposto não sendo possível o seu crédito pelo comprador do produto, caso tenha direito.

Outro agravante é que não havendo o recolhimento do ICMS – havendo apenas o depósito judicial – o empresário não poderá se creditar do imposto pago na aquisição de matéria-prima, insumos, material de embalagem, pois, tecnicamente, ele não está recolhendo o imposto o que impossibilita adoção do princípio constitucional da não cumulatividade, haja vista a indefinição sobre qual imposto irá incidir na operação ICMS ou ISS.

As demais decisões que permitiram o depósito judicial do valor do imposto, mas não adotaram o procedimento anteriormente citado tem o mesmo resultado, ou seja, o imposto não está sendo recolhido o que impede seu crédito.

Diante de tais considerações o empresário poderia pensar que está sem alternativa para solucionar a confusão criada pelo fisco e pensa “lá vem o advogado com ideias milagrosas e no final eu fico com o prejuízo”.

Há sim alternativas jurídicas para buscar o melhor resultado para o empresário, mas para isso é necessário conhecer cada empresa para optar pela melhor alternativa, pois eu não recomendo remédio único de forma indiscriminada. Contate seu advogado tributarista.

Celso Marthos[i]

OAB/SP. 97.461

OAB/ES. 452-A

[i] Advogado há mais de 20 anos, dedicado a área tributária – ICMS, domiciliado na cidade de Cachoeiro de Itapemirim-ES.

Sobre o autor
Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos