Purga na mora no contrato de arrendamento mercantil

09/04/2015 às 23:11
Leia nesta página:

O artigo tem por objetivo esclarecer possibilidade da purga da mora nos contratos de arrendamento mercantil, bem como a possibilidade da aplicação das regras dos contratos de alienação fiduciária em garantia, em razão da recente alteração do Dec. 911/60.

O leasing ou arrendamento mercantil é contrato por meio do qual uma pessoa jurídica (arrendante) aluga bem móvel ou imóvel a pessoa física ou jurídica (arrendatário), para seu uso próprio, por determinado período, facultado ao locatário adquirir o bem ao final do contrato, devolver ou renovar o contrato. A doutrina majoritária entende que é um contrato híbrido, por envolver uma pluralidade de relações: locação, financiamento e compra e venda, caso o devedor ou arrendatário, exerça a opção de compra ao final do contrato. O contrato de leasing é um contrato de adesão, por isso, é muito comum o devedor ajuizar ações com pedido de declaração de nulidade de cláusula em razão de abusividade ou ações de revisão contratual. Entende-se que o contrato de leasing é atípico por não ter regramento especial próprio. A Lei 6.099/74 dispõe sobre o tratamento tributário das operações de arrendamento mercantil, enquanto que a Resolução 2309/1996 do BACEN, traça regras gerais sobre o contrato.

Questão controvertida é a aplicação do Decreto-Lei 911/1969, que estabelece normas para o processo sobre alienação fiduciária, se aplica aos contratos de arrendamento mercantil. A doutrina e jurisprudência admitiam a aplicação. Atualmente o citado diploma legal, foi alterado pela Lei no 13.043/2014, que inseriu o § 15º, no art. 3º: “As disposições deste artigo aplicam-se no caso de reintegração de posse de veículos referente às operações de arrendamento mercantil previstas na Lei no 6.099, de 12 de setembro de 1974”.

Com base nesse entendimento, a 3ª turma do STJ  admitiu em tese inovadora que a efetuado o pagamento das parcelas em atraso (purga da mora), se o bem já tiver sido devolvido ao autor da ação e posteriormente vendido, cabe a condenação do credor à devolução do valor em dinheiro, descontadas as prestações faltantes.  O STJ manteve a decisão do Tribunal de São Paulo:
“Arrendamento mercantil - 'Leasing' financeiro - Ação de reintegração de posse - Réu que, depois de cumprida a liminar, depositou as três parcelas vencidas, devidamente corrigidas, acrescidas de juros de mora e de multa, tudo como previsto no pacto - Sentença que reputou purgada a mora, julgou improcedente a demanda e determinou que a autora restitua ao réu o valor de mercado do veículo, segundo tabela da FIPE, haja vista ter sido vendido extrajudicialmente a terceiro - Manutenção - Necessidade - Arguição da arrendadora no sentido de que a purga da mora deve se dar pela integralidade do débito - Inconsistência jurídica - Aplicabilidade do art. 56, § 2º, da Lei nº 10.931/04, que alterou o art. 3º, do DL nº 911/69 - Legalidade da purga apenas pelo valor do débito vencido - Contraprestações que dizem respeito ao período de uso do bem, descabendo a exigência das vincendas - Alegação de que não há que se cogitar em devolução em pecúnia do equivalente valor de mercado do bem - Descabimento, sob pena de propiciar enriquecimento ilícito por parte da arrendadora. Apelo da autora desprovido”.


           Finalmente o STJ decidiu aplicar efetivamente o princípio do diálogo das fontes, ou seja, a proteção do consumidor não deve ser buscada somente a partir da interpretação do Código de Defesa do Consumidor e Constituição Federal, mas a partir de qualquer diploma legal que confira direitos diferenciados.Em resumo: 1 x 0 para os consumidores.

Sobre a autora
Monica Gusmão

Professora de Direito Civil, Empresarial e Trabalho de várias instituições, entre elas a FGV; membro do Fórum Permanente em Direito Empresarial da Escola da Magistratura do Rio de Janeiro; autora de várias obras; articulista...

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Mais informações

'

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos