Estoque de abertura:bens que dão direito a crédito nessa operação

30/04/2015 às 17:04
Leia nesta página:

Bens recebidos em devolução também geram crédito presumido na abertura de estoque

Para aquela pessoa jurídica tributada com base no Lucro Presumido ou optante pelo Simples Nacional que migrar para o Lucro Real, passando a ser sujeita à incidência não-cumulativa do PIS e da Cofins, terá direito a crédito presumido correspondente as contribuições. Esse será calculado sobre o estoque de abertura existente excepcionalmente na data de mudança do regime adotado para fins do Imposto de Renda (IRPJ) e devidamente comprovado, segundo o artigo nº 8 da Instrução Normativa (IN) nº 404/2004, na proporção de 0,65% de PIS e 3% de Cofins.

Para um melhor entendimento, a geração de crédito presumido nessa operação se dá devido ao fato de que nos dois primeiros regimes citados não há direito a crédito, pois o Lucro Presumido tem incidência cumulativa e no Simples Nacional os impostos são pagos diretamente em cima do faturamento. Portanto, para que quando uma empresa desses regimes faça a migração para o Lucro Real, o qual é sujeito a incidência não-cumulativa, possa competir por igual com aquelas que já estavam enquadradas, é concedido o direito ao crédito sobre o estoque existente.

Na data de início da aplicação da incidência não cumulativa da contribuição para o PIS e para a COFINS, os itens contidos no estoque que poderão ser considerados para o creditamento nessa operação deverão ter sido adquiridos de pessoa jurídica domiciliada no país (nacionais), podendo ser bens para revenda, bens utilizados como insumos, produtos em elaboração e produtos acabados. É importante salientar que o valor de crédito presumido recuperado deverá ser utilizado em 12 parcelas mensais, iguais e sucessivas, a partir da data do ingresso da pessoa jurídica no regime.

Ainda, os bens que forem recebidos em devolução, tributados antes do início da incidência não cumulativa do PIS e COFINS ou da mudança do regime de tributação para o Lucro Real, serão considerados como integrantes do estoque de abertura. Nesse caso, o aproveitamento do crédito também fica condicionado à utilização em doze parcelas mensais, iguais e sucessivas, porém, a partir da data da devolução.

Sobre o autor
José Carlos Braga Monteiro

CEO fundador do Grupo Studio.

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos