Como identificar um advogado eficaz

05/05/2015 às 15:03
Leia nesta página:

Profissionais jurídicos altamente eficazes se comportam de maneira totalmente diferente de todos. Nesses 15 passos, pode-se ver características que tornam um advogado eficaz

Profissionais jurídicos altamente eficazes se comportam de maneira totalmente diferente de todos.

Seja qual for a tarefa estão realizando, as pessoas que são altamente eficazes têm uma maneira diferente de fazer as coisas em comparação às pessoas medianas, que não são tão eficazes assim.

Para isso, aqui estão 15 características que os advogados altamente eficazes fazem de diferente, e que todos devem saber reconhecer.

1. Eles visualizam seus objetivos

Os bons profissionais eficazes sabem o que querem, e visualizam e planejam meios de conseguir as coisas que querem.

Eles traçam metas arrojadas, ambiciosas, e partem para cima de seus objetivos, sem reclamar de problemas, desafios e dificuldades, que fazem parte da jornada de qualquer pessoa, rumo a excelência.

Os demais ficam sentadas esperando que o que resultados venham até eles, e reclamam da vida, quando tudo dá errado.

2. Não pegam em mais do que podem lidar

Todo mundo tem seus limites, até mesmo pessoas eficazes. Todos temos limites, e quanto mais você quiser fazer coisas que não dá conta, mais você vai comprometer a sua saúde, e sua produtividade.

Advogados altamente eficazes concluem uma tarefa antes de iniciar a próxima. Concentram sua atenção em uma coisa de cada vez e, por isso são mais eficazes.

3. Eles são voluntários

Os melhores são os primeiros a voluntariar-se para um trabalho. Elas não esperam que ninguém peça ou obrigue a participar de uma tarefa. Eles participam por vontade própria.

Eles sabem que esta é sua chance de aprender algo novo, impressionar seus superiores e conhecer novas pessoas. Você pode fazer o mesmo. Lembre-se disso quando aparecer uma nova oportunidade.

4. Elas não focam no tempo

Quando profissionais eficazes são delegadas para tarefas, não ficam estressadas sobre prazos. Devido a isso, podem se concentrar na tarefa que possuem e realizam.

O estresse diminui a sua taxa de concentração. O estresse faz com que você pense no seu prazo, e assim você não consegue sair do lugar. Quando isso acontece, você acaba sendo impedido de realmente produzir.

Pensam apenas no que precisa ser feito, não no tempo em que precisa ser feito.

5. Elas permanecem saudáveis

Para ser eficaz precisamos exercitar e comer direito e complementar suas dietas com suplementos saudáveis.

A sua saúde interfere diretamente em seu desempenho, e isso é prejudicial a sua produtividade. Ser sedentário vai diminuir não apenas a sua produtividade, mas também a disposição de fazer as coisas.

Optam sempre pelos hábitos saudáveis, mesmo que esse seja o caminho mais difícil e sacrificante.

Bons hábitos irão aumentar a sua produtividade e eficácia, esse é o bom advogado.

6. São humildes

Advogadoseficientes podem admitir seus erros e são humildes. Sem medo de parecer frágeis ou mostrar suas fraquezas. Sabem que todos erram, e que perfeição não existe.

Quando elas fazem algo de errado, se desculpam e pensam sobre isso. Elas não são arrogantes e perdoam, valorizam e aprendem com outras pessoas. Afinal, esse é o caminho da melhoria contínua.

7. Fazem as perguntas certas

Para chegar à frente, pessoas eficazes sabem que precisam fazer perguntas, para fazer perguntas é necessário entender a situação e pensar sobre o assunto.

Quando você faz perguntas, você aprende. Isso te torna mais produtivo e, você será mais positivo em relação ao trabalho que está realizando.

As perguntas movem o mundo. Nunca deixe de questionar as pessoas, você mesmo, e todas as verdades absolutas.

8. Dizem não

Advogados eficazes sabem que não podem fazer tudo, e às vezes precisam dizer não para os outros.

Não tenha medo de dizer não se você não sente que você tem tempo ou habilidades para determinadas tarefas. Negocie novos prazos, ou ajuste as prioridades.

Se o profissional topa tudo provavelmente tem algo errado, ele tem que ter a coragem de orientar da maneira legal, mesmo que isso signifique te contar que o que você quer não pode.

9. Eles terminam o que começam

Os mais eficazes advogados não desistem de um caso até sua conclusão.

Mesmo se não curtem que estão fazendo, vão até o fim, tem responsabilidade. Você pode ser eficaz, fazendo a mesma coisa.

10. Eles separam um tempo para si mesmo

Todo mundo precisa ser capaz de relaxar e aproveitar a vida. Agende períodos de tempo que serão só para você, assim você não fica desgastado.

Certa vez ouvi de um mestre das ciências jurídicas que doutorou em Paris a seguinte frase:

“pobre o advogado que só entende de direito”.

A essência da frase fazia menção à importância da cultura e de uma vida pessoal desenvolvida cheia de novidades.

11. Se apropriam de seus fracassos

Ninguém pode fazer tudo e, todos nós falhamos com algumas coisas de vez em quando.

A diferença entre pessoas eficazes e pessoas comuns é que pessoas eficazes apropriam-se de seus fracassos e aprendem com eles.

Juristas altamente eficazes assumem a responsabilidade por seus fracassos.

12. Sabem como se comunicar

Advogados eficazes são bons na comunicação. Trabalham duro para garantir que continuem sendo bons nisso.

Sabem como segurar os seus ânimos e como manter suas emoções sob controle ao se comunicar com os outros.

Assine a nossa newsletter! Seja o primeiro a receber nossas novidades exclusivas e recentes diretamente em sua caixa de entrada.
Publique seus artigos

Advocacia é a arte de se fazer entender, você escreve para que os outros entendam, portanto, se alguém falar que não entendeu o que está escrito, pense bem, você provavelmente está preso na armadilha da arrogância.

13. Eles não se cansam e não reclamam

Ninguém gosta de reclamar e são os autores das reclamações que acabam entediados e infelizes na vida.

Saia do sofá e saia de lá para fazer as coisas que você ama. Pessoas eficazes conseguem as coisas.

14. Eles escolhem suas amizades

Pessoas eficazes não desperdiçam seu tempo com pessoas que as derrubam. Elas se unem àquelas que querem ter em suas vidas, pessoas que são da mesma opinião e que são positivas.

Olhe para seus relacionamentos sociais e profissionais e pense se essas pessoas impedemou incentivam sua evolução, pondere sobre o que um novo convívio pode agregar na sua vida.

15. Eles encontram soluções

Apaixonados pela advocacia eficaz não enxergam problemas.

Eles enxergam soluções para os problemas. Pessoas medianas olham para os problemas e se oprimem por eles. Quando você encontrar um obstáculo, entre de cabeça e descubra uma maneira de superar esse obstáculo.

Agora que você já sabe por onde começar, a procura de um bom profissional é sua!

Sobre o autor
Bento Júnior

[email protected]<br>bentojradvogados.com.br<br>11 3037 8500<br>advogado, contabilista, empresário, com experiência sólida em gestão com estratégias empresariais, amplo conhecimento em formação de preços, custos, recursos humanos, viabilização econômica e financeira, tem ministrado palestras sobre direito tributário, contratos, recuperação de crédito, gestão de empresas, com foco em obtenção de resultados. Tem vivência internacional na América do Sul, América do Norte, Europa e África,é Pós Graduado em Direito Tributário, Direito Empresarial, Direito Processual, Empreendedorismo, e atualmente está em fase final do Doutorado em Direito Constitucional.<br><br>Endereço profissional na rua Sapetuba, 187, Butantã, CEP 05510-001,São Paulo/SP.<br>

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos