A corrupção e seus reflexos decadentes

06/05/2015 às 00:54
Leia nesta página:

A decadência encadeada pela corrupção

A corrupção, “é o ato ou efeito de se corromper, oferecer algo para obter vantagem em negociata, onde se favorece uma pessoa e se prejudica outras.”

Mediante esse significado, podemos concluir que vivemos em tempos de corrupção no Brasil, onde quase toda classe governante, se beneficia da máquina estatal em proveito próprio e prejudica todos nós, abarrotam os próprios bolsos com o dinheiro público e suado da sociedade, sem pensar nas pessoas morrendo nas filas dos hospitais e nas crianças e jovens se envolvendo no mundo das drogas pela falta de escolas, incentivos à educação e melhores qualidades de vida, além dos pais de família desempregados, que vivem desesperados pela falta de condições para sustentar sua família.

A corrupção é cruel e desleal, ela reflete diretamente na má qualidade de vida de toda sociedade, principalmente nas classes mais pobres, ela influencia nos altos índices de desemprego, na desumana qualidade do sistema de saúde, na péssima, desguarnecida e desvalorizada educação fornecida no país, ela aumenta demasiadamente a criminalidade e ocasiona em todos nós a sensação de impunidade, tornando cada vez mais insuficiente a segurança pública e precário o sistema penitenciário.

As ruas estão putrificadas pelas drogas, pela violência e pelo desrespeito uns pelos outros. Isso é cada vez mais evidente nas manchetes dos jornais. Tornando mais assombrosa à vida das pessoas, que muitas das vezes, se privam de sair de casa pelo medo de serem vítimas.

A carga tributária do Brasil é escancaradamente uma das mais absurdas, complexas e onerosas do mundo. Mas a resposta para isso é simples, chama-se corrupção. Que faz de nós servos e patrocinadores da vida de luxos e regalias da classe política. 

Essa pratica cada vez mais impune nesse país, aumenta nossa carga de trabalho, diminui nossa expectativa de vida e faz nossos dias tornarem-se pequenos, e o pior, fazem nossos filhos tornarem-se carentes e desprovidos da atenção dos próprios pais. Pois com tantos impostos e elevados preços, precisamos trabalhar mais, fazer horas extras, labutar nos finais de semana, além daqueles que adentram as noites e madrugadas buscando conhecimento e níveis mais elevados de escolaridade para garantir um futuro melhor. Os momentos em família estão se desvanecendo, as conversas nas praças e nas portas das casas tornaram-se utopias, em razão da criminalidade e as crianças de hoje não sabem o que é diversão de verdade. 

A saúde vai se degradando, as doenças se multiplicando, em razão das inúmeras preocupações e pressões que a vida nos impõe e a falta de saneamento básico, e, quando precisamos de um tratamento médico digno, somos tratados como nada e sem o menor valor no setor público de saúde. 

As nossas necessidades de hoje são completamente diferentes de tempos passados. Atualmente precisa-se de plano de saúde, escolas particulares, seguros, alarmes, isso sem mencionar as outras tantas necessidades atuais que hoje se faz necessário, tornando nosso orçamento cada vez mais impossível, sendo necessário muito trabalho para se obter o básico diferenciado da atualidade.

Essa árdua realidade, acaba adentrando nossas residências pelos meios de comunicação, onde a mentira pregada por essa gente traiçoeira e mentirosa, que nos tempos de eleição convence-nos a escolhê-los para nos representar, mas quando dotados do poder esquecem-se das promessas que fizeram, da moral que disseram e falsamente mostraram ter e consequentemente ludibriam a nossa esperança.

Enfim, ficaríamos horas e horas descrevendo os reflexos decadentes da corrupção na sociedade, tendo em vista que tudo que é administrado pelo poder público está se degradando a cada dia mais, ou seja, tudo está decaindo aos poucos, pois de uma forma ou de outra dependem deles. Esses reflexos perversos estão em todos os lugares, afetando a felicidade das pessoas, tornando os dias muito difíceis e fazendo com que a perspectiva de melhora esteja cada vez mais distante e impossível. Espero muito que tudo isso mude drasticamente para melhor.

Sobre o autor
Hennynk Fernando Prates

Graduado no curso de Direito da Universidade de Cuiabá-MT, pós-graduando em Direito Empresarial pela Universidade Federal de Mato Grosso.

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Mais informações

indignação com a situação atual do Brasil, ocasionada pela corrupção.

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos