Proposta de padrão de segurança para ambientes de atividade física e de saúde

19/05/2015 às 17:53
Leia nesta página:

Estudo de legislação. Levantamento de normas na área de segurança e proteção de edificações. Proposta de padrão de segurança. Gestão de risco. Grupos especiais.

1. INTRODUÇÃO

 

Nas últimas décadas a preocupação com a segurança no cuidado prestado às pessoas de uma maneira ampla, tem se tornado um dos assuntos prioritários na área da saúde.

Os cuidados com a saúde em relação a boa alimentação, prática de atividades físicas, controle de estresse são temas permanentes. Também os avanços da medicina e controle de doenças cada vez mais eficientes elevaram as expectativas de vida das pessoas no mundo.

Os espaços públicos ou privados devem oferecer condições mínimas de acessibilidade, segurança e conforto, atender sua função social e não podem se omitir diante dessa realidade do país. Todos os cidadãos tem direitos garantidos e devem estar integrados na sociedade na busca do seu completo bem estar.

O objetivo é apresentar uma discussão acesso de ocupações destinadas a promoção da saúde, destacar a presença de alguns grupos de pessoas que possuem patologias clínicas que não se enquadram como deficiência física, mas que impõe limitações de mobilidade, limitação de esforço, portanto requerem atenção e cuidados médicos preventivos permanentes, isto é, acompanhamento e controle.

Algumas patologias do sistema musculoesquelético e doenças associadas são lembradas: artrite, condromalácia patelar, problemas diversos na coluna vertebral, etc. Ainda patologias do sistema circulatório: doenças do coração, hipertensão arterial, aterosclerose, aneurisma, acidente vascular cerebral, cardiopatia reumática, varizes, etc. Também pode-se citar problemas físicos causados por traumas, patologias psiquiátricas, tratamentos de atenção fisioterápica. Outros grupo de pessoas que apresentam condições físicas temporárias como gravidez também serão atendidos.

A proposta é estabelecer um sistema com padrões que reconheçam as particularidades de cada paciente, e com foco na inclusão social, discuta cuidados preventivos para esse grande e heterogêneo grupo, que necessita de controle. Por exemplo, um adulto que apresente dificuldade de locomoção, por causa de desgaste da articulação fêmur-quadril deverá ter acessos facilitados, com ambientes adaptados e seguros para sua frequência. Prevendo-se redução de deslocamento interno, acesso para entradas facilitados, estacionamentos com vagas reservadas, rampas, elevadores, barras de apoio e corrimão, etc.

O problema pode ser caracterizado com o seguinte caso ilustrativo hipotético: um casal de idosos frequenta aulas de pilates por recomendação do médico geriatra, que os acompanha periodicamente. Possuem patologias do sistema musculoesquelético que estão controladas; a senhora, 73 anos, possui um problema na articulação do fêmur que a impede de caminhar e permanecer em pé por curto espaço de tempo, o que já causa desconforto e dores. Exercícios de pilates são terapêuticos e a mantém ativa. Entretanto, o estúdio próximo de sua residência fica em uma sobreloja, que para acesso, eles têm que transpor uma escadaria, que é contraindicada no caso de sua lesão.

A hipótese apresentada é a de que esse significativo grupo não possui atenção e um sistema que o proteja e possa incluí-lo e contribuir para sua saúde de forma segura, acessível e confortável.

Este artigo trata desse problema e sugere um processo com padrões a serem observados no intuito de privilegiar cuidados técnicos estruturais e humanos e com esses grupos, que também servirão às demais pessoas, sobretudo em relação à capacitação e treinamento de associados e profissionais.

Acredita-se que a partir desse estudo será possível posicionar a atuação do Engenheiro de Segurança do Trabalho em relação a melhorias e adaptações estruturais dos ambientes em direção e sentido de condições favoráveis de adaptação, associadas a comportamentos e procedimentos efetivos de segurança e ocupação inteligente de espaços.

A metodologia utilizada foi a aplicação de questionário com perguntas abertas, visando captar percepções subjetivas sobre segurança, conforto e acessibilidade.

Pretende-se trazer a discussão tal problema e viabilizar a frequência dessas pessoas, motivando sua presença e permitindo seu livre e facilitado acesso e, consequentemente melhora na qualidade de vida.

 

2. APLICAÇÃO E DISCUSSÃO

 

A partir dos resultados e discussões, para que haja uma interpretação mais clara sobre o que se propõe como conceito a ser apresentado, respeitando o direcionamento ao grupo em questão, fora criada uma tabela com padrões gerais de segurança de modo que exista um método em forma de lista, para que seja checado.

Propõe-se dessa forma, um relatório de checagem que descreva os itens de segurança para estes locais. Como padrão, dentro deste relatório, se sugere que o ambiente deva apresentar uma aprovação de 80% entre itens não-aplicados.

Foram estudadas legislações relacionadas ao tema, municipais, estaduais e normas nacionais e internacionais. Também foram abordados fatores considerados importantes, que estão correlacionados diretamente a aspectos construtivos, como ocupação, idade da edificação, possíveis falhas no uso e manutenção, além de elementos de materiais de acabamento e revestimento. (IBAPE/SP).

A tabela organizada pelo autor sugere um padrão e suas correspondentes ações. Envolvem obrigações, atitudes e comportamentos  inseridos ou não por meio de força de legislação ou atendimento de normas de consenso.

O Engenheiro de Segurança do Trabalho na promoção e prevenção da segurança no trabalho deve atuar como mais um elemento dessa equipe multidisciplinar que se sugere, como principal coordenador do processo e seus padrões, pois tem a função de transformar toda a legislação a ser cumprida, de forma harmônica e com aplicabilidade, sobretudo que seja efetivo na mitigação de riscos de acidentes nesses cenários e contribua com a inclusão social desejada.

 

 

 

 

 

Tabela 1 – Padrões:  lista de verificação das instalações

Check list de Padrões de Segurança

Padrão

Lista de Tarefas

PADRÃO 1                             SUPERVISÃO MÉDICA                                       

Ter um médico responsável pelo estabelecimento.

Ter uma equipe de conselho médico composta por médicos de diversas áreas, fisioterapeutas, nutricionista e psicólogo.

Fazer reuniões periódicas com conselho médico para melhores práticas e atendimento ao usuário.

A equipe médica deve fornecer os procedimentos e  supervisão para:

a.        emergências/código de conduta/ procedimentos.

b.        programa DEA – desfibrilador externo automático do estabelecimento.

c.        treinamento da equipe em emergências.

d.         revisão periódica de emergência/códigos de conduta/resultados e identificação de oportunidades de melhorias.

e.        revisão periódica das políticas da clínica.

f.         revisão periódica de início e programas de triagem existentes.

g.        conteúdo do programa e grupos especiais.

PADRÃO 2 RELACIONAMENTO                                          

Elaborar e definir a Missão, Visão e Valores do estabelecimento.

Planejar palestras para usuários, colaboradores e sociedade. Capacitação, mudança de comportamento, conhecimento e cultura.

PADRÃO 3                             TRIAGEM    

Solicitar atestado médico ou autorização do uso do estabelecimento referente a atividades físicas.

Ter um processo de triagem sistemático para doenças crônicas, e o potencial de uma lesão relacionada à atividade.

Em caso de recusa de consultar o médico, o estabelecimento deve solicitar uma carta de autorização e responsabilidade e informar os riscos inerentes.

PADRÃO 4                            TRIAGEM PRÉ ATIVIDADE

Elaborar processo desde a entrada do cliente até o início das suas atividades (por departamentos relacionados).

Aplicar anamnese e identificação.

Termo de Responsabilidade para Visitantes (praticar atividades sem vínculo com o estabelecimento)

Mapeamento dos clientes com necessidades especiais. Estabelecer grupos de controle.

PADRÃO 5                                            POLÍTICA DE GESTÃO DE RISCO E SITUAÇÕES DE EMERGÊNCIA

Elaborar PLANO DE EMERGÊNCIA PARA ATENDIMENTO DE EMERGENCIAS MÉDICAS.

Elaborar PLANO DE ABANDONO EM CASO DE INCÊNDIO.

Elaborar PLANO PARA CRIANÇAS DESAPARECIDAS.

Treinamento de todos os planos. A todos os colaboradores e terceiros.

Manter o planos em local de fácil acesso de todos.

Contato/telefones dos serviços de emergência.

Definir local onde se encontra os equipamentos de emergência: kits primeiros socorros, DEA (de acordo com a legislação estadual).

Fazer lista de material do kit de Primeiros Socorros e data da revisão (realizar check list semanal para reposição e conferência).

Planejar simulações de emergência trimestralmente – 4 X/ano. Fotografar, filmar e arquivar lista de presença.

Modelo do BO - Boletim de Ocorrências - passar para a equipe (relatório onde são inseridos os acidentes ocorridos no estabelecimento com ação tomada e resultado para arquivo e histórico).

Lista de Provedores de Serviços Médicos de emergência local: clube - hospital - bombeiros militares - SAMU.

PADRÃO 6                                            APTIDÃO E CONTROLE DE PRIMEIROS SOCORROS

Elaborar planilha com o tempo de resposta/dinâmica em uma caminhada de até 1 minuto e 30 segundos do ponto onde se encontra o kit de Primeiros Socorros até os diversos locais.

Inserir os Planos de Emergência no Kit de Primeiros Socorros

Lista de Presença Curso de Primeiros Socorros + Certificados + Fotos + Filmagem.

Planilha de verificação do DEA – Desfibrilador Externo Automático elaborada de acordo com o fabricante e manutenção e monitoramento constante.

PADRÃO 7                             APTIDÃO E TREINAMENTO NAS ÁREAS AQUATICAS

Políticas, procedimentos escritos e treinamentos desenvolvidos para especificar as responsabilidades da equipe em lidar com emergências nas áreas aquáticas, incluindo a atuação de terceiros.

Treinamento regular para emergências relacionadas à água, com documentação associada que demonstra que as competências das equipes em responder a uma situação de emergência.

Revisão do sistema de emergência responsável pelas emergências nas áreas aquáticas do estabelecimento periodicamente, para assegurar de que as políticas e procedimentos são apropriados e totalmente compreendidos pela equipe.

Informar os usuários de ações que possam ter risco potencial para sua saúde e segurança, inclusive mergulhos de cabeça, segurar respiração embaixo da água e nadar embaixo da água entre outros.

Desenvolver e programar políticas especificas que garantam a segurança de crianças de 7 anos de idade, ou menores, enquanto na área aquática.

Ter um plano detalhado para minimizar o risco de ficar preso nas áreas aquáticas. (sucção da piscina, ter botão de emergência para desligamento manual).

O estabelecimento tem por escrito políticas e procedimentos que incluem, mas não limitados, regras básicas/ regulamentações para o uso da piscina, procedimentos de emergência e orientação supervisionada da piscina e programas.

PADRÃO 8                           OBRIGATORIEDADE DE CERTIFICADOS E CURSOS

Sistema de treinamento em Primeiros Socorros a todos os colaboradores a cada 2 anos com ênfase na aplicação eficiente de RCP (ressuscitação cardiorrespiratória) e uso do DEA. Exercer treinamento continuado de empresa credenciada.

Todos os colaboradores de área de saúde devem ter diplomas e especializações.

Manter Apólice de Seguro válida para cobertura de acidentes ocorridos com os clientes.

Seguir procedimentos orientados pela ANVISA.

PADRÃO 9 CERTIFICADOS E LICENÇAS

Manter procedimentos de precauções Básicas de Biossegurança - manter junto ao kit de primeiros socorros.

PADRÃO 10                            LEIS MUNICIPAIS, ESTADUAIS E NORMATIZAÇÃO PARA FUNCIONAMENTO DO ESTABELECIMENTO

Ter um nível de iluminação adequado para que o ambiente esteja seguro.

Ter um número suficiente de banheiros. Consultar legislação municipal.

Ter superfície do chão e paredes que minimizam o risco de lesões por parte dos participantes.

Ter acesso a deficientes.

Ter equipe treinada para assessorar e entender as necessidades de um deficiente e vários grupos de idades, tal como idosos até crianças.

Conduzir anualmente um questionário de acessibilidade de deficientes e documentos para melhorar o acesso ao estabelecimento.

Conduzir manutenção preventiva em todos os equipamentos de acordo com as orientações providas pelos fabricantes. Fazer inspeção de manutenção por escrito e arquivar após análise por 1 ano. Ter todas as precauções de segurança em relação aos equipamentos do estabelecimento apropriadamente relatados.

PADRÃO 11                           LEIS MUNICIPAIS, ESTADUAIS E NORMATIZAÇÃO  EM RELAÇÃO A QUÍMICA, DEPÓSITO, SUPERVISÃO, UTILIZAÇÃO E SINALIZAÇÃO

Ter uma pessoa certificada como operador de piscina.

Checar regularmente a química da piscina, como requisitado por regulamentações locais/estaduais, e documentação registrada.

Ter a  sinalização colocada em áreas visíveis, regras e regulamentações da piscina, avisos, e procedimentos de emergência.

Manter e seguir políticas por escrito, de acidentes fecais e informativos aos usuários em relação à importância das regras de higiene da piscina.

Guardar produtos químicos em locais apropriados e seguros e de uma maneira consistente respeitar regulamentações.

PADRÃO 12                          APTIDÃO CUMPRINDO LEIS, EM RELAÇÃO A MATERIAIS POTENCIALMENTE PERIGOSOS, INCLUINDO FLUÍDOS HUMANOS

Saber manusear de Produtos Químicos.

O estabelecimento deve fornece e documentar o treinamento da equipe em relação ao manuseio de fluídos humanos e a limpeza da área contaminada.

O estabelecimento deve conduzir e documentar uma auditoria de segurança num intervalo regular e revisão dos resultados com diretores médicos ou comitê conselheiro médico.

Ter Precaução Padrão ANVISA .

PADRÃO 13                          SINALIZAÇÃO

Ter sinalização que alertem usuários que atividades especificam podem expô-los a maiores riscos em todas as atividades (sauna, vapor, redemoinhos, aquáticas, quadras, área de fitness, etc.) onde tal sinalização é necessária.

Ter sinalização nas áreas de fitness que alerta usuários em relação à exaustação e batimentos cardíacos, para monitoramento durante exercícios.

Ter sinalização sobre condições perigosas ou quando equipamento não está em ordem.

As sinalizações devem ter, palavra, cor, e aparência, como especificadas pela NBR.

Ter identificação para áreas molhadas.

Placas de acesso para deficientes.

PADRÃO 14                           SINALIZAÇAO QUE ENVOLVE FOGO, SITUAÇÕES DE EMERGÊNCIA RELACIONADAS E REQUERIDAS POR REGULAMENTAÇÕES FEDERAIS, ESTADUAIS E CÓDIGOS

Placas de saída de emergência.

Placas e identificação de extintores de incêndio.

Trabalhar em conjunto com o corpo de bombeiros militar para assegurar que está em acordo com os requisitos para prevenção de incêndios e sinalização de situações emergência.

Placas de sinalização do DEA e equipamentos de primeiros socorros.

PADRÃO 15           PROCESSO SISTÊMICO DE MELHORIA

Aplicar pesquisa de satisfação.

Relatórios de ações preventivas e corretivas.

Manter processo para documentar todos os acidentes que ocorrem no estabelecimento.

Manter processo para documentar todas as manifestações dos clientes.

Fonte: elaborado pelo autor.

 

Em primeiro momento pode-se constatar que inúmeras normas foram inseridas como padrões, sugerindo quinze ao todo. O Engenheiro de Segurança do Trabalho possui a formação que permite organizar e apresentar tais procedimentos sistêmicos, que são em sua origem preventivos e têm como objetivo garantir a segurança, saúde, bem estar e inclusão das pessoas.

A proposta é de que todos os colaboradores que participarem dos processos, apresentem aptidões e recebam os devidos treinamentos, que observam a necessidade de educação continuada, por meio de exercícios simulados, que submetem toda a equipe de trabalho a uma situação hipotética de atendimento de uma emergência.

Os padrões têm fundamento em leis e normas em vigor. Estão principalmente relacionadas a estrutura do ambiente, segurança e acessibilidade.

Os fatores principais, expressados pela lista de tarefas, em princípio, determinam o grupo de pessoas que se quer atingir. Também demonstram o grau de segurança que se deve atender a este público, além do relacionamento e conscientização da própria sociedade, que pode ser feito aplicado através de ações como palestras com diversos temas afins.

Apresentado o estudo, as medidas de correção devem ser adotadas imediatamente, criando-se metas de controle de acidente e prevenção contínua.

 

3. FINALIDADE

 

O objetivo principal desse trabalho foi realizar uma análise geral, sobre normas e ocupações destinadas ao benefício da saúde e bem estar, com base nos requisitos segurança e acessibilidade.

 Propor padrões de segurança, em forma de lista de procedimentos, para que protejam grupos específicos de pessoas em atividades específicas ligadas a promoção da saúde. A partir de uma organização de dados sistematizar, por importância, itens de segurança e comportamentos correspondentes. Destacar e priorizar os procedimentos com base na pesquisa que captou a percepção e importância desses sistemas de atendimento a emergências interno, entre diversos sistemas, como por exemplo o de combate a incêndios, perante os usuários em geral.

 

4. METODOLOGIA

 

O estudo ocorreu em lugares privados como hospital, centro de fisioterapia, estúdio de pilates, estúdio de exercícios funcionais, clube e academia, onde foram levantados dados estruturais de acessibilidade, segurança e bem estar, além de alvarás válidos.

Todos os dados foram tabulados, listados e foi criada uma tabela de referência de necessidades estruturais e requisitos mínimos de segurança em relação às pessoas em geral. Todos, independentemente de grupos de pessoas.

Fique sempre informado com o Jus! Receba gratuitamente as atualizações jurídicas em sua caixa de entrada. Inscreva-se agora e não perca as novidades diárias essenciais!
Os boletins são gratuitos. Não enviamos spam. Privacidade Publique seus artigos

Foram visitados cinco estabelecimentos afins, sendo eles: clube de grande porte na cidade de São Paulo com mais de 38 mil associados, duas academias de grande porte com média de 2 mil associados cada uma e um hospital regional privado, também na Capital.

Aplicou-se um questionário com perguntas abertas, com colaboradores e usuários.

Foram aplicados 206 questionários sendo: 58 com colaboradores  e 148 com usuários. Levou-se em consideração, em primeira análise, como as instalações eram percebidas, em relação a acessos, segurança, e conforto. As condições das instalações em geral e utilização dos diversos espaços. Posteriormente foram consideradas condições de manutenção e cuidados gerais de da edificação e sistemas de proteção existentes, como por exemplo o sistema de proteção e combate a incêndios, existência de planos de emergência, etc.

 

5. CONCLUSÃO

 

Por mais que os estabelecimentos indicados nesse trabalho busquem a observância e preocupação permanente em atender as leis e normas estaduais e municipais, o cumprimento efetivo de todos os requisitos se torna desafiador. Nem sempre ocorre de forma plena e também não garante eficácia e eficiência em soluções de segurança, principalmente em caso de atendimento a emergências por parte de leigos treinados.

Em nossa realidade, sistematizar procedimentos e conscientizar as pessoas se trata de uma busca permanente, por estar intrinsicamente ligado a fatores culturais de segurança ao usuário.

Relacionou-se a criação de padrões de segurança e inclusão social, a grupos de pessoas que possuem condições de saúde que necessitam cuidados médicos, mas não se enquadram como pessoas com deficiência.

Conclui-se que estabelecimentos que promovem a saúde  de maneira ampla, ao adotar padrões de segurança, contribuem ao acesso por grande parte das pessoas, indistintamente.

Os padrões sugeridos podem gerar ações e comportamentos que se somam a outros sistemas e garantias da lei. Locais podem oferecer serviços mais completos pela percepção de todos os indivíduos, pertencentes a qualquer grupo de pessoas.

O Engenheiro de Segurança do Trabalho é um facilitador e profissional imprescindível, para que esses estudos possam harmonizar a intenção do legislador e o efetivo bem que se quer proteger.

Reunir ações com base em normas e propor padrões de segurança, podem possibilitar inúmeras formas de inclusão na vida da sociedade a ambientes com proteções reais e sistemas que agem de forma inteligente atendendo ao seu propósito, uma vez que além de oferecer saúde e bem-estar aos seus frequentadores, também podem representar um ambiente, seguro, afetivo e social.

 

6. REFERÊNCIAS

 

  1. ATLAS. Segurança e Medicina do Trabalho - Manuais de Legislação. Ed. 72ª, São Paulo/SP. Editora Atlas, 2013.

 

  1. ACADBRASIL. Associação Brasileira de Academia. Disponível em: http://www.acadbrasil.com.br/a_acad.html. Acesso em: 08/09/2014.

 

  1. ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NR-02: Inspeção Prévia. Disponível em: http://portal.mte.gov.br/legislacao/normas-regulamentadoras-1.htm. Acesso em: 08/09/2014.

 

  1. ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NR-8: Edificações. Disponível em: http://portal.mte.gov.br/legislacao/normas-regulamentadoras-1.htm. Acesso em: 08/09/2014.

 

  1. ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NR-17: Ergonomia. Disponível em: http://portal.mte.gov.br/legislacao/normas-regulamentadoras-1.htm. Acesso em: 08/09/2014.

 

  1. ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 5674 2012. Manutenção de edificações – requisitos para o sistema de gestão de manutenção. Disponível em: http://www.abnt.org.br. Acesso em: 08/09/2014.

 

  1. ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 13752: Perícias na construção civil. Disponível em: http://www.abnt.org.br. Acesso em: 08/09/2014.

 

  1. ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 15575: Edifícios habitacionais de até 5 pavimentos – Desempenho. Disponível em: http://www.abnt.org.br. Acesso em: 08/09/2014.

 

  1. Ministério do Trabalho e Emprego - MTE. Cartilha: Plano Nacional de Segurança e Saúde no Trabalho - PLANSAT. Brasília/DF. 2012. Disponível em: http://portal.mte.gov.br/seg_sau/dia-mundial-de-seguranca-e-saude-no-trabalho-28-de-abril.htm. Acesso em: 08/09/2014.

 

  1.  Conselho Federal de Engenharia e Agronomia - CONFEA. Resolução nº 359. Dispõe sobre o exercício profissional, o registro e as atividades do Engenheiro de Segurança do Trabalho e dá outras providencias, Brasília, 31 de julho de 1991.

 

  1.  PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE SÃO PAULO. Código de Obras e Edificações do Município de São Paulo. Decreto nº 32.329, 23 de setembro de 1992. Regulamenta a Lei 11.228, 25 de junho de 1992. Disponível em: http://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/upload/chamadas/anexo_17_do_decreto__32_1371660699.329_1992. Acesso em: 08/09/2014.

 

  1.  GUIA DE ANÁLISE DE ACIDENTES DE TRABALHO. http://portal.mte.gov.br/data/files/FF8080812D8C0D42012D94E6D33776D7/Guia%20AT%20pdf%20para%20internet.pdf acesso em 12/12/2014 às 20h40min.

 

  1.  CAMINHOS DA ANÁLISE DE ACIDENTES DO TRABALHO. http://portal.mte.gov.br/data/files/FF8080812BD96D6A012BE3CCC6D50AEC/pub_cne_analise_acidente.pdf. Acesso em 12/12/2014 às 22h30min.

 

  1.  IBAPE/SP – Instituto Brasileiro de Avaliações e Perícias de Engenharia de São Paulo. Norma de Inspeção Predial – 2012.

 

  1.  ORGANIZAÇÃO INTERNACIONAL DO TRABALHO. Convenção nº 155 Segurança e Saúde dos Trabalhadores e o Meio Ambiente de Trabalho. Disponível em: http://www.oitbrasil.org.br/convention. Acesso em 12/12/2014 às 23h30min.

 

  1.  CORPO DE BOMBEIROS DO ESTADO DE SÃO PAULO. Decreto nº 56.819/11, estabelece as Medidas de Segurança Contra Incêndio no Estado de São Paulo. Disponível em: http://www.corpodebombeiros.sp.gov.br. Acesso em 15/12/2014 às 22h30min.

 

  1.  CORPO DE BOMBEIROS DO ESTADO DE SÃO PAULO. Instruções Técnicas. Disponível em: http://www.corpodebombeiros.sp.gov.br. Acesso em 15/12/2014 às 22h30min.

 

  1.  NATIONAL FIRE PROTECTION ASSOCIATION. NFPA 1620 – estabelece critérios para desenvolvimento de planos pré-incidente. Disponível em: http://www.nfpa.org/codes-and-standards/document-information-pages?mode=code&code=1620. Acesso em 16/12/2014 às 00h30min.

 

  1.  ANVISA. Agência Nacional de Vigilância Sanitária: segurançaa do paciente. Disponível em: http://www20.anvisa.gov.br/segurancadopaciente/index.php/legislacao. Acessado em 01/05/2015

 

  1.  HOSPITAL ALBERT EINSTEIN. Einstein Saúde. Tudo sobre o estresse. Disponível em: http://www.einstein.br/einstein-saude/em-dia-com-a-saude/Paginas/tudo-sobre-o-estresse.aspx. Acesso em 01/05/2015.

 

  1.  BRASIL. Lei no. 10.098, de 19 de dezembro de 2000. Estabelece normas gerais e critérios básicos para a promoção da acessibilidade das pessoas portadoras de deficiência ou com mobilidade reduzida, e dá outras providências. Portal da Planalto. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/LEIS/L10098.htm. Acesso em 01/05/2015.

 

  1.  TERMBASES. Sistema Musculoesquelético e Doenças Associadas. Disponível em: http://www.termbases.eu/termbase/view/8687491/pt/pt/?start=0&subject_id=0&sub_subjects=on&c%5Bt%5D%5Bterm%5D%5Bt%5D=like__p&c%5Bt%5D%5Bterm%5D%5Bv%5D=&c%5Bn%5D%5Bsubject_id%5D%5Bt%5D=like__p&c%5Bn%5D%5Bsubject_id%5D%5Bv%5D=&c%5Bt%5D%5Bsource_id%5D%5Bt%5D=equals&c%5Bt%5D%5Bsource_id%5D%5Bv%5D=&sub_sources=on&c%5Bc%5D%5Bunique_id%5D%5Bt%5D=like__p&c%5Bc%5D%5Bunique_id%5D%5Bv%5D=&c%5Bt%5D%5Bterm_status%5D%5Bt%5D=equals&c%5Bt%5D%5Bterm_status%5D%5Bv%5D=&c%5Bc%5D%5Bunique_key%5D%5Bt%5D=like__p&c%5Bc%5D%5Bunique_key%5D%5Bv%5D=&c%5Bt%5D%5Bplural%5D%5Bt%5D=like__p&c%5Bt%5D%5Bplural%5D%5Bv%5D=&c%5Bt%5D%5Bgenitiv%5D%5Bt%5D=like__p&c%5Bt%5D%5Bgenitiv%5D%5Bv%5D=&c%5Bt%5D%5Bgender%5D%5Bt%5D=equals&c%5Bt%5D%5Bgender%5D%5Bv%5D=&c%5Bt%5D%5Bpronunciation%5D%5Bt%5D=like__p&c%5Bt%5D%5Bpronunciation%5D%5Bv%5D=. Acesso em: 01/05/2015.
Sobre o autor
Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos