As facadas e o medo latente

03/06/2015 às 11:52
Leia nesta página:

A segurança pública é um dever do estado e direito e responsabilidade de todos, exercida para a preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio, diz o texto constitucional. Neste momento os ataques à faca viraram moda no Rio e e em seu entorno. Este é o resultado de um filme de terror que ocorre a qualquer hora, em qualquer lugar, e de difícil controle policial. Um filme real qua passou a fazer parte do cotidiano, protagonizado por vítimas impotentes e ensanguentadas e cruéis bandidos e bandidos-mirins, benfeciados pela leniência da lei penal que acaba desprotegendo a sociedade, trazendo ainda o sentimento de impunidade. O policiamento ostensivo não pode dar resposta a este tipo de deliito porque ele não é onipresente. Só uma lei dura pode intimidar criminosos que desprezam a vida humana. 

O pior é que a sociedade, no imaginãrio do aumento do policiamento como solução, de há muito está envolta pelo medo e pelos traumas decorrentes da violência desmedida. A violência está incorporada definitivamente ao cotidiano de muitos cidadãos e o medo de diferentes formas de crime mudou comportamentos. Ao que parece definitivamente. O medo maior agora é o de ser esfaqueado impiedosamente na próxima esquina..

Mais um efeito perverso da guerra urbana sem fim, onde qualquer um pode ser a próxima vítima.e onde a polícia, no máximo, pode enxugar o gelo. É preciso inclusive relativizar as possibilidades do aparelho policial diante de tamanha demanda criminal. Há limites de efetivo policial e de raio de ação. A faca, em mãos de bandidos sanguinários, é portanto o trauma social da atualidade..Está em jogo, pois, a defesa da vida. Mais do que o setor da economia, a segurança é a preocupação número um dos cidadãos brasileiros. Por mais que a polícia prenda e os homicídios tenham se reduzido no âmbito do Estado do Rio de Janeiro o fenômeno do temor ao crime permanece latente. Isso é fato real..             

Finalmente a notícia promissora é que entra pra valer em debate a questão da fixação do limite etário para a responsabilização penal, objeto de constantes e inúmeras discussões onde intelectuais, de vários segmentos, aí incluídos respeitados juristas, antropólogos, sociólogos e militantes de direitos humanos se posicionam, terminantemente, contra a possibilidade de menores de 18 anos serem processados criminalmente.                

O Estatuto da Criança e do Adolescente também permite que menores. em nome da (falsa) proteção e o do direito do ir, vir e estar, permaneçam em vias públicas ou em morros e favelas, mesmo que em situação de pré-delinquência, armados de facas ou fuzis. O critério da idade biológica está ultrapassado. O bom senso determina a adoção do critério psicossocial. Basta de tolerância com delinquentes-mirins, perfeitamente capazes de entender a ilicitude de bárbaros crimes cometidos. Com a palavra o Congresso Nacional.

Sobre o autor
Milton Corrêa da Costa

Tenente-coronel da reserva da PM do Rio de Janeiro

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos