Sr. ou Sra. Valdete?

04/06/2015 às 16:46
Leia nesta página:

Em busca de individualizações demasiadas é comum que inúmeros pais deem aos filhos nomes que no futuro os colocarão em situações constrangedoras. Como se verá a seguir há uma solução jurídica para tais casos.

Toda pessoa tem direito ao nome, nele compreendidos o prenome e o sobrenome, assim estabelece o Código Civil.

Pelo nome se reconhece e se individualiza cada pessoa na sociedade, sendo assim, em regra, o nome é imutável. Entretanto, admite-se a sua alteração em situações excepcionais e devidamente motivadas, dentre as quais, o divórcio, a adoção, erros de grafia, nomes vexatórios e tradução de nomes estrangeiros.

É de fácil entendimento a maioria das hipóteses relacionadas acima, mas o que são nomes vexatórios?

São aqueles que podem causar constrangimento ou expor seu portador ao ridículo, por exemplo, os nomes que causam dúvida quanto ao sexo daquele que o possui, como Jaci, Valdete e Lucimar. Podem ser considerados, também, como vexatórios, os nomes que correspondem a sexo diverso do seu portador, tendo-se como exemplo alguém do sexo masculino que se chame Janice.

O Tribunal de Justiça de Minas Gerais já julgou procedente, com base no princípio constitucional da dignidade da pessoa humana, o pedido de transexual, conhecido em seu meio social como pessoa feminina, de substituir o seu nome (masculino) por outro que induz tratar-se de pessoa do sexo feminino, referido julgado foi publicado no site www.tjmg.jus.br em 07/05/2014.

Importante frisar que a simples insatisfação com o próprio nome não enseja sua modificação. É que, como já visto, é preciso haver uma situação excepcional que autorize essa mudança. Assim, não basta, por exemplo, ser homem e se chamar Janice ou Lucimar, é preciso que se prove que tais nomes, caso se alegue que são constrangedores, expõem os interessados a situações de constrangimento ou vexame.

Vistas as causas que podem justificar a alteração do nome civil, cumpre ressaltar que para tanto é necessário, ainda, a realização de um procedimento judicial denominado Ação de Retificação de Registro Civil, através de advogado ou defensor público. Dispensa tal procedimento, bem como a consequente constituição de advogado, as correções de erros de grafia, que poderão ser requeridas administrativamente, pelo próprio interessado, no cartório onde se lavrou o seu registro civil.

Sobre a autora
Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos