Sus e a tese do princípio da descentralização x STF e a tese da responsabilidade solidária.

Análise minuciosa sobre o RE 855.178

30/06/2015 às 13:35
Leia nesta página:

Este artigo reflete sobre a questão do fornecimento de remédios pelo SUS para pessoas impossibilitadas de adquirir os mesmos remédios, e a triste realidade da ineficiência da máquina do Estado em oferecer um sistema de saúde adequado.

Antes de adentrar ao conteúdo da presente questão, entendo que seja necessária uma breve introdução:

A Carta Magna de 1988 garante a todos os cidadãos a Dignidade da Pessoa Humana, a Vida e a Saúde, a saber:

“Art. 1ºA República Federativa do Brasil, formada pela união indissolúvel dos Estados e Municípios e do Distrito Federal, constitui-se em Estado democrático de direito e tem como fundamentos:

III - a dignidade da pessoa humana”;

“Art. 5ºTodos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida (...)”

“Art. 6º São direitos sociais a educação, a saúde, a alimentação, o trabalho, a moradia, o lazer, a segurança, a previdência social, a proteção à maternidade e à infância, a assistência aos desamparados, na forma desta Constituição”.

“Art. 196.A saúde é direito de todos e dever do Estado, garantido mediante políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco de doença e de outros agravos e ao acesso universal e igualitário às ações e serviços para sua promoção, proteção e recuperação”.

Já o Decreto 678, de 6 de novembro de 1992 (Pacto de San Jose da Costa Rica) também garante, em seu art. 4º, o direito à vida, “in verbis”:

“Art.4ª, Direito à Vida, 1. Toda pessoa tem o direito de que se respeite sua vida. Esse direito deve ser protegido pela lei e, em geral,desde o momento da concepção. Ninguém pode ser privado da vida arbitrariamente”.

O Legislador Ordinário editou a Lei n. 8.080/90 – SUS, que estabelece as condições para a promoção, proteção e recuperação da saúde, a organização e o funcionamento dos serviços correspondentes, a qual estabelece que:

“Art. 2º. A saúde é um direito fundamental do ser humano, devendo o Estado prover as condições indispensáveis ao seu pleno exercício.

1º O dever do Estado de garantir a saúde consiste na formulação e execução de políticas econômicas e sociais que visem à redução de riscos de doenças e de outros agravos e no estabelecimento de condições que assegurem acesso universal e igualitário às ações e aos serviços para a sua promoção, proteção e recuperação.

2º O dever do Estado não exclui o das pessoas, da família, das empresas e da sociedade”.

“Art. 3º. A saúde tem como fatores determinantes e condicionantes, entre outros, a alimentação, a moradia, o saneamento básico, o meio ambiente, o trabalho, a renda, a educação, o transporte, o lazer e o acesso aos bens e serviços essenciais; os níveis de saúde da população expressam a organização social e econômica do País.

Parágrafo único. Dizem respeito também à saúde as ações que, por força do disposto no artigo anterior, se destinam a garantir às pessoas e à coletividade condições de bem-estar físico, mental esocial”.

“Art. 6º. Estão incluídas ainda no campo de atuação do Sistema Único de Saúde - SUS:

I - a execução de ações:

a) de vigilância sanitária;

b) de vigilância epidemiológica;

c) de saúde do trabalhador; e

d) de assistência terapêutica integral, inclusive farmacêutica;

II - a participação na formulação da política e na execução de ações de saneamento básico;

IV - a vigilância nutricional e a orientação alimentar”;

O art. 16, X, da Lei n. 8080/90 – SUS, possibilitou a edição da portaria n. 3.916/GM – Política Nacional de Medicamentos, segundo o qual cita-se que é dever do Estado, em atenção à saúde, dentro da área assistencial farmacêutica, que não deve restringir a aquisição e distribuição de medicamentos dentro do Sistema Único de Saúde – SUS, nas esferas de poderes, conforme relação nacional de medicamentos – RENAME, competindo ao gestor estadual a instituição e manutenção de Programa de Distribuição de Medicamentos Excepcionais – de alto custo.

Em síntese, efetuando uma fusão da interpretação das normas constitucionais, supra e infralegais acima elencadas, impõe-se que é dever do estado, através de suas esferas de poder (União ,Estados, Distrito Federal e Municípios), prestar toda e qualquer promoção, proteção e recuperação necessária com relação a saúde de todos os cidadãos que se utilizem do Sistema único de Saúde – SUS, incluindo o fornecimento gratuito de medicamentos (art. 6º, inciso I, alínea “d”, da Lei n. 8080/90) dee forma regular e continuada, para que sujeite-se aos efeitos de tratamento e de cura, ou de outros efeitos terapêuticos mais adequados.

Neste sentido, e retornando ao conteúdo do tema da presente questão, o STF, no julgamento do RE 855178 RG / SE, cujo relator foi o Ministro Luiz Flux, de forma unânime reconheceram a existência da repercussão geral na questão constitucional suscitada. E no mérito, a Corte, pela maioria, reafirmou a jurisprudência dominante sobre a matéria, ou seja, DO RECONHECIMENTO DA RESPONSABILIDADE SOLIDÁRIA DE TODOS OS ENTES FEDERATIVOS SE PRECISO, OU ISOLADAMENTE, NO QUE TANGE A SAÚDE PÚBLICA.

Os votos vencidos foram dos Ministros Teori Zavascki, Roberto Barroso e Marco Aurélio. A Ministra Cármen Lúcia, na ocasião, não se manifestou.

Porém, as opiniões pacificadas pelo STF sobre o tema em comento, sofreram tentativa de mudanças de posicionamento.

Fique sempre informado com o Jus! Receba gratuitamente as atualizações jurídicas em sua caixa de entrada. Inscreva-se agora e não perca as novidades diárias essenciais!
Os boletins são gratuitos. Não enviamos spam. Privacidade Publique seus artigos

Um grande exemplo foi a suspensão da tutela antecipatória n. 91, julgada pela Ministra Ellen Grace, em 26 de fevereiro de 2007. A referida decisão foi a primeira a determinar a não concessão do medicamento pleiteado, sob o argumento de inexistência de recursos suficientes, bem como, pela necessidade de racionalização dos gastos para o atendimento de um maior número de pessoas, atendendo o caráter de universalidade incorporado à regra do art. 196 da CRFB/1988, devendo garantir o direito à saúde a todos, e não de forma individualizada, e que o direito a saúde deve estar ligado à elaboração de políticas publicas para um acesso coletivo, igual e universal, e não com medidas individualizadas como de fato ocorria no STF. Assim, só seria obrigatória a vinculação de fornecimento de medicamentos contemplados nas portarias (no caso em apreço, a Portaria 1.318) do Ministério da Saúde.

Outro evento de grande repercussão ocorreu  entre os dias 27 e 29 de abril e nos dias 04, 06 e 07 de maio de 2009 – a Audiência Pública nº 04. Na tentativa de equacionar o tema em comento, o então Presidente do Supremo na época, Ministro Gilmar Ferreira Mendes, à vista de vários pedidos  de suspensão de segurança, suspensão de tutela antecipada e suspensão liminar, convocou audiência púbica – nº 04, para ouvir o depoimento de pessoas  com experiência e autoridade em matéria de Saúde Pública, com o objetivo principal de esclarecer questões técnico-científicas, administrativas, político-econômicas e jurídicas relacionadas com a prestação do direito a saúde.

Dentro do período do evento, ficou evidente que os debates abordaram os mais variados temas a concessão do direito à saúde, entretanto, os esclarecimentos requeridos pela Suprema Corte foram suficientes para embasar as decisões no que tange a concessão ou negativa do fornecimento de medicamentos e tratamentos indispensáveis à garantia da Saúde pública.

Concluindo:

Na minha humilde visão jurídica, o Supremo Tribunal Federal mantém sua decisão de que há responsabilidade solidária dos entes federativos em face ao fornecimento e manutenção da saúde pública, e também, é preciso salientar que a criação da judicialização excessiva do direito a saúde provém de uma assistência ineficiente do Estado, e o povo, que utiliza do Sistema Único de Saúde – SUS, parte mais fraca da relação, não pode sofrer as causas da ineficiência do Estado.

No meu humilde entendimento, de forma acertada e de extensa sabedoria, o STF, mediante as pressões sociais, econômicas e políticas, mantém sua decisão de que a responsabilidade dos entes federativos é solidária mediante o fornecimento e manutenção de medidas públicas de saúde.

Sobre o autor
Rodrigo Moura Meleki

Advogado; - Pós-graduando em Direito Constitucional Aplicado pela Damásio Itapeva/SP; - Especializando em Direito Ambiental e Agrário pela Agrojuris de Viçosa/MG; - Palestrante e Professor.

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos