Responsabilidade civil dos transportadores

Leia nesta página:

O presente artigo analisa a questão da responsabilidade civil dos transportadores com enfoque responsabilidade civil do transportador aéreo, marítimo e terrestre de passageiros.

INTRODUÇÃO

 

Na história da humanidade, o instituto da responsabilidade civil sempre esteve presente. Isso porque, ações e omissões ao longo desse tempo foram praticadas por parte das pessoas, que de alguma forma ocasionaram dano a outrem, surgindo, a necessidade de indenizar.

O presente trabalho analisará a responsabilidade civil dos transportadores no sistema jurídico brasileiro. Por conta da grande variedade de normas a que estão submetidos os contratos de transportes, e às diferentes modalidades de transporte, esse trabalho limitará seu foco ao transporte realizado dentro do território brasileiro pela via terrestre, aérea e marítima.

Atualmente, diante o avanço tecnológico e socioeconômico, observamos a extrema necessidade de promover, cada vez mais, o deslocamento de mercadorias, pessoas e coisas da forma mais adequada, rápida e eficiente possível. Diante dessa nova realidade, regem-se, no Código Civil de 2002, os contratos de transportes, em seus artigos de 730 a 756.

Devido esse fluxo de pessoas, mercadorias e coisas nas grandes cidades, o serviço de transporte acarreta a ocorrência da responsabilidade civil objetiva, de forma que há, quando imperfeito ou falho, a caracterização de culpa na configuração do ato ilícito, e, dessa forma, surge o dever da indenização para as vítimas.

Analisaremos, diante da pesquisa jurisprudencial prévia, a responsabilidade civil da transportadora no caso prático. Além disso, traremos o posicionamento majoritário atual sobre o tema.

 

 

ENUNCIADOS DAS JORNADAS DE DIREITO CIVIL

 

IV Jornada de Direito Civil

ENUNCIADO 369 - Diante do preceito constante no art. 732 do Código Civil, teleologicamente e em uma visão constitucional de unidade do sistema, quando o contrato de transporte constituir uma relação de consumo, aplicam-se as normas do Código de Defesa do Consumidor que forem mais benéficas a este.

 

VI  Jornada de Direito Civil

ENUNCIADO 559 – Observado o Enunciado 369 do CJF, no transporte aéreo, nacional e internacional, a responsabilidade do transportador em relação aos passageiros gratuitos, que viajarem por cortesia, é objetiva, devendo atender à integral reparação de danos patrimoniais e extrapatrimoniais.

 

 

EMENTA DO ACÓRDÃO

(Páginas 11 a 21 do arquivo PDF unificado)

 

dano moral – ATRASO DE VOO E EXTRAVIO DE BAGAGEM CONFIGURAÇÃO - Pretensão da empresa ré de reformar sentença que julgou procedente pedido de indenização pelo dano moral sofrido pelo autor – Descabimento - Hipótese em que a empresa aérea limitou-se a imputar a culpa pelo ocorrido ao autor, sem carrear aos autos do processo prova alguma da regularidade ou do zelo nos serviços prestados -  Responsabilidade objetiva da empresa aérea (art. 14, CDC), a qual não se desincumbiu do ônus da prova que lhe cabia sobre a regularidade dos seus serviços - Má prestação do serviço pela empresa que gerou grande atraso ao autor, perda de compromissos inadiáveis e extravio da sua bagagem - Precedentes do STJ - RECURSO DESPROVIDO.

DANO MORAL - Responsabilidade civil - Valor da indenização - Pretensão da empresa ré de diminuir o valor da indenização, fixada pelo juiz singular em R$ 10.000,00 - Descabimento - Hipótese em que, diante das circunstâncias do caso concreto e das partes nele envolvidas, o valor fixado a título de indenização mostra-se adequado para compensar o sofrimento e transtorno experimentados pelo autor - RECURSO DESPROVIDO.

DANO MATERIAL – Caracterização - Pretensão da empresa ré de reforma da sentença que julgou procedente pedido de indenização por danos materiais – Descabimento - Hipótese em que ficaram comprovados os danos materiais suportados pelo autor, os quais devem ser ressarcidos, nos termos como fixados em primeiro grau - RECURSO DESPROVIDO.”

 

 

COMENTÁRIO AO ACÓRDÃO

 

O acórdão base para o presente comentário é oriundo da 13ª Câmara de Direito Privado do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo. Trata-se de apelação interposta por TAM Linhas Aéreas S/A para ver reformada a sentença proferida em demanda ajuizada por Givaldo Veloso dos Santos, a qual julgou procedente o pedido de indenização por dano moral e material sofridos pelo autor.

A demanda baseia-se no pedido do autor de indenização por danos morais e materiais sofridos em decorrência da perda de voo em razão de uma falha na prestação de informação pela empresa aérea no Aeroporto de Guarulhos, o que lhe ocasionou grande atraso, perda de compromissos inadiáveis, gastos adicionais e extravio de sua bagagem.

A empresa apelante, irresignada com a sentença procedente, argumenta que a condenação é indevida, pois o autor não se apresentou ao portão de embarque, não comprovou abalo financeiro ao seu patrimônio, não provou os fatos constitutivos de seu direito ou qualquer situação que pudesse ensejar a indenização por dano de ordem moral que atingisse a sua honra, imagem, reputação ou qualquer outro bem moral.

Os membros da Câmara julgadora, por unanimidade, negaram provimento ao recurso e mantiveram a decisão do juízo a quo. O argumento utilizado pelos julgadores, utilizando precedente do STJ, é que a responsabilidade civil da empresa aérea é objetiva e regulada pelo Código de Defesa do Consumidor (“CDC”).

Entenderam os desembargadores que se deve aplicar ao caso em exame a previsão contida no artigo 14 do CDC, o qual, em seu caput, determina que “O fornecedor de serviços responde, independentemente da existência de culpa, pela reparação dos danos causados aos consumidores por defeitos relativos à prestação dos serviços, bem como por informações insuficientes ou inadequadas sobre sua fruição e riscos.”.

Assine a nossa newsletter! Seja o primeiro a receber nossas novidades exclusivas e recentes diretamente em sua caixa de entrada.
Publique seus artigos

Nessa toada, para demonstrar que nesse tipo de relação jurídica, em que estão envolvidos entes com capacidades técnico-financeiras tão distintas, deve ser garantido o princípio consumerista da segurança, serviram-se os julgadores da lição de Sergio Cavalieri Filho:

Na verdade, como fornecedor de serviço o transportador responde, independentemente da existência de culpa, pela reparação dos danos causados aos consumidores por defeitos relativos à prestação dos serviços. E o serviço é defeituoso quando não fornece a segurança que o consumidor dele pode esperar (art. 14, § 1º). Eis aí o princípio da segurança no qual se estrutura todo o sistema de responsabilidade civil nas relações de consumo.

Depreende-se do disposto no art. 14 do CDC que o fato gerador da responsabilidade do transportador não é mais a relação jurídica contratual, mas, o defeito do serviço , que se caracteriza quando este não oferece a segurança legitimamente esperada”. (in “Programa de direito do consumidor”. 3ª ed. São Paulo: Atlas, 2011, p. 256).

Além disso, entenderam que, pela ótica do direito consumerista, não tem lógica o argumento da apelante, maior empresa aérea do país, de que cabe ao autor, o consumidor, a incumbência do ônus da prova. Ressaltou-se no julgado a clara situação de vulnerabilidade do consumidor, da qual decorre a sua hipossuficiência técnica, pois a empresa aérea é quem detém o domínio da informação. Para ilustrar tal argumento, o voto da relatora ainda trouxe a citação da obra “A inversão do ônus da prova”, de Sandra Aparecida de Sá dos Santos, na qual fica evidenciado que na relação consumerista, a prova deve caber “àquele que, em regra, tem domínio e acesso às informações imprescindíveis à solução da lide”.

Ficou consignado, portanto, que o atraso no voo e os danos decorrentes desse fato, são de responsabilidade da empresa aérea, sendo esta também responsável pelo dever de indenizar moral e materialmente, uma vez que o ônus de provar que as alegações do apelado eram inverídicas lhe incumbia.

Quanto ao dano moral, fixado pela sentença e mantido pelo acórdão em dez mil reais, a Câmara entende que é aquele experimentado na alma, no espírito, atingindo valores morais como a paz, a tranquilidade e a reputação, e nele não há reparação de prejuízo, mas uma compensação pelo prejuízo experimentado pelo indivíduo. Ainda, utilizando os ensinamentos de Sílvio de Salvo Venosa, caracterizaram o dano moral como aquele em que “não há necessidade de se comprovar intensa dor física: o desconforto anormal, que ocasiona transtornos à vida do individuo, por vezes, configura um dano indenizável, como, por exemplo, o atraso ou cancelamento de um voo”.

No que concerne ao dano material, todas as despesas com novas passagens, hotel, etc., foram devidamente comprovadas pelo apelado e, portanto, necessária se faz a reparação dos prejuízos.

 

 

 

CONCLUSÃO

 

O trabalho aqui  apresentado, teve como base pesquisa de decisões acerca da responsabilidade civil do transportador de passageiros em dez tribunais diferentes no país, visando entender se as decisões mudariam conforme a região, ou se há um entendimento uniforme no país sobre o assunto discutido.

A partir da pesquisa realizada, de jurisprudências dos seguintes Tribunais: Superior Tribunal de Justiça, Bahia, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, São Paulo e Santa Catarina observa-se que as decisões destacadas são unanimemente a favor do consumidor e implicando responsabilidade civil objetiva ao transportador, que muitas das vezes deve ressarcir o consumidor inclusive com danos morais.

Fica claro o posicionamento do judiciário de que o transportador responde pelos danos causados ao seu passageiro e deve arcar materialmente e moralmente com esses danos, uma vez que se visto pela ótica do Direito do Consumidor, observa-se que o passageiro é a parte hipossuficiente; pela ótica contratual civilista, há quebra unilateral do que foi contratado e; em termos de responsabilidade civil, ela é objetiva, pois independente de culpa, há o dever de reparar o dano.

A partir do exposto, portanto, o grupo posiciona-se favoravelmente ao entendimento majoritário jurisprudencial, defendendo que as empresas transportadoras devem zelar pelos serviços prestados, responsabilizando-se por qualquer dano que venham a causar, inclusive por aqueles de cunho moral.

Sobre as autoras
Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos