Do gosto amargo do bombom aos abusos das autoridades

Leia nesta página:

Mulher, 32 anos, mãe de quatro filhos, faxineira, presa por furto qualificado pela Polícia Federal do Brasil. Crime: se aproveitou de sua função de extrema confiança para surrupiar e comer bombom Sonho de Valsa de propriedade do delegado-corregedor...

Mulher, 32 anos, mãe de quatro filhos, faxineira, presa por furto qualificado pela Polícia Federal do Brasil. Crime: se aproveitou de sua função de extrema confiança para surrupiar e comer bombom Sonho de Valsa de propriedade do delegado-corregedor Agostinho Cascardo.

O delegado, diante de tamanha ofensa à Lei, não se quedou inerte, movimentou, "rápido como quem furta", todo o aparato policial-tecnológico que tinha à sua disposição e foi em busca do deslinde do caso e da prisão da famigerada meliante. As gravações das câmeras de segurança confirmaram as suspeitas da autoridade policial, entre uma vassourada e outra, ela, a faxineira de altíssima periculosidade, retirou o bombom da caixa - que não se sabe ainda o verdadeiro motivo de não estar no cofre, mas que deve ser apurado em inquérito paralelo- retirou o papel que envolvia a guloseima, e, sem maiores reflexões, sem nenhum peso na cosnciência, de forma impiedosa, comeu-o. O delegado determinou que a marginal fosse até a lixeira e apanhasse embalagem do chocalate como sustentáculo probatório de sua ação antijurídica(…)

Pois é, mas a triste verdade é que situação acima descrita, que poderia ter saído de uma história policial de quinta categoria, aconteceu de verdade. A acusada trabalhava como funcionária terceirizada para uma empresa que presta serviço à Polícia Federal, foi demitida por justa causa por "quebra de confiança". O caso aconteceu em Roraima no dia 30 de setembro, mas somente veio à tona uma semana depois. Claro que, mais do que rápido, espalhou-se por todas as redes sociais. Os internautas até batizaram o trágico episódio como “Operação Sonho de Valsa”.

É óbvio, que a Lei existe para ser cumprida, e que nem de longe tomaremos partido de quem anda à margem da Lei. Exatamente por isso, razoável que teçamos algumas considerações acerca das condutas da faxineira e do delegado, pois ambos, conscientes ou inconscientes, praticaram atos com relevância no mundo jurídico. Todavia, sem querer confundir o leitor com figuras técnicas, mas tão somente com intuito de esclarecer, se analisarmos as duas condutas (faxineira/delegado) sob o tripé Imputabilidade, Consciência efetiva da antijuridicidade e Exigibilidade de conduta conforme o Direito, me parece translúcido que a conduta mais gravosa, sem dúvida, foi da autoridade policial. Este, inclusive, na minha opinião, é devedor do dano moral que causou, pois conspurcou a honra subjetiva daquela senhora infringindo uma dor que não podemos mensurar com toda gama de constrangimento e imputações feitos a ela. Penso que tenha confundido sua condição de agente público encarregado de fazer cumprir a Lei com sua vontade pessoal de ver punida a pessoa que lhe trouxe dissabor ao comer seu chocolate. Patente crime de abuso de autoridade.

Então, como ficamos? Bem, pelo visto fica tudo como antes no país de Abrantes, a assessoria da Polícia Federal disse que não é bem assim…que não houve prisão em flagrante, que já pediu ao Ministério Público o arquivamento do inquérito policial. E, que tirando o fato da faxineira, mãe de quatro filhos, estar neste momento desempregada, sem possibilidade de prover o sustento da família, com sua honra e autoestima em frangalhos, com apontamento em sua ficha criminal…fora isso, está tudo normal, tudo na mais perfeita desordem. Em Brasília, o presidente da Câmara dos Deputados se mantém na cadeira da presidência mesmo mentindo para CPI sobre não ter contas nas Suíça e faz barganha ameaçando aceitar pedido de impeachment da presidente da pedalada para obter ajuda para manter o mandato; o Tribunal de 2ª Região está na dúvida se aceita a denúncia do Ministério Público por Peculato e Falsidade Ideológica contra o juiz que confessou ter se apropriado de dinheiro e objetos do empresário Eike Batista e de outros; e aquele outro que prendeu a tripulação do vôo da Tam porque chegou atrasado e foi impedido de embarcar...aliás, é o mesmo que foi flagrado mantendo 25 pessoas em condições análogas à de escravo em sua linda fazenda de nome “pôr do sol”, está bem e com saúde; estão todos deitados em berço esplêndido, de conchinha, com suas dulcíssimas garantias constitucionais e prerrogativas de foro.

Assuntos relacionados
Sobre o autor
Antonio Marcos de Oliveira Lima

Doutorando em Direitos Humanos pela Universidade Nacional de Lomas de Zamora, Argentina. Professor de direito Administrativo em graduacao e cursos preparatórios , Diretor-Geral do IBPC (instituto brasileiro de proteção ao consumidor), Coordenador do Núcleo de Pesquisa e Estudo dos Direitos da Mulher, Advogado militante com atuação profissional Brasil X Portugal em Direito Civil, Direito do Consumidor , Direito Empresarial, Terceiro Setor, Direito Administrativo, Direito Tributário, Direito Intrrnacional, Sócio de Fernandes e Oliveira Lima advocacia e consultoria jurídica. Autor de "União estável e União Homoafetiva, os paralelos e as suas similitudes"; Ed. Pasquin Jus, 2006; "Retalhos Jurídicos do Cotidiano"; 2015, Ed. Lumen Juris.

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos