Contratação Concomitante - Médicos CLT e PJ

03/11/2015 às 15:26
Leia nesta página:

Trata-se de artigo que tem por objeto a verificação da situação envolvendo a contratação de técnicos via CLT e PJ, bem como a questão de realização de plantões e de regime de sobreaviso.

No que tange a situação em que técnicos estão contratados em regime de CLT e ao mesmo tempo prestam serviços através de PJ, importante destacar, já de antemão, a sua irregularidade.

Na situação relatada, em caso de eventual apreciação judicial certamente será reconhecido o vínculo empregatício também nas horas trabalhadas em regime de plantão e de sobreaviso. Neste caso, todas estas horas recebidas como PJ serão reconhecidas como horas extras, com todas as implicações e reflexos já de conhecimento geral.

Sobreaviso e Plantão

            Inicialmente, é importante estabelecer a diferença entre o regime de sobreaviso e o plantão.

            O sobreaviso encontra previsão no art. 244 da CLT que trata do ferroviário.  A CLT reza, em seu art. 244, parágrafo 2°, que "considera-se de ‘sobreaviso’ o empregado efetivo, que permanecer em sua própria casa, aguardando a qualquer momento o chamado para o serviço. Cada escala de ‘sobreaviso’ será, no máximo, de vinte e quatro horas. As horas de ‘sobreaviso’, para todos os efeitos, serão contadas à razão de um terço do salário normal". (g.n)

            Tal sistema se justifica para que o empregador tenha empregados disponíveis para qualquer imprevisto que ocorra. A hora de sobreaviso, que anteriormente era aplicada exclusivamente aos ferroviários, acabou sendo estendida a outros tipos de empregados, sendo que os Tribunais tem interpretado o referido dispositivo legal de forma extensiva.

            O sobreaviso caracteriza-se pelo fato do empregado ficar em sua casa (e não em outro local) aguardando ser chamado para o serviço, permanecendo em estado de expectativa durante seu descanso, podendo ser chamado a qualquer momento. Assim, se o empregado não estiver em casa aguardando o chamado, em princípio, não seria hora de sobreaviso. Deve haver, portanto, o tolhimento da liberdade de locomoção para que se caracterize o regime de sobreaviso.

            Ressalta-se que é imprescindível que o empregado seja cientificado de que estará de sobreaviso. Ademais, o aludido regime poderá constar de acordo coletivo, e caso não conste, o empregador poderá, no momento da admissão do empregado, incluir cláusula no contrato de trabalho – sugere-se, aliás, que o contrato de trabalho preveja expressamente esta questão do sobreaviso, bem como do plantão.

            Os preceitos legais pertinentes a duração do trabalho, tais como horas extras (50%), jornada noturna (20%) e intervalos entre e intrajornada, serão considerados em relação às horas efetivamente trabalhadas.

            Sobre a utilização de celulares, bips, entre outros meios de comunicação, a Orientação Jurisprudencial 49 da SDI-1 do TST – a qual, ressalte-se, foi convertida na Súmula 428 do TST – tem o seguinte teor:

“SOBREAVISO (conversão da Orientação Jurisprudencial n.º 49 da SBDI-1) - Res. 174/2011, DEJT divulgado em 27, 30 e 31.05.2011

O uso de aparelho de intercomunicação, a exemplo de BIP, -pager- ou aparelho celular, pelo empregado, por si só, não caracteriza o regime de sobreaviso, uma vez que o empregado não permanece em sua residência aguardando, a qualquer momento, convocação para o serviço.”(g.n)

            Portanto, qualquer que seja o aparelho de intercomunicação utilizado, somente estará caracterizado o sobreaviso se o empregado permanecer em sua residência, aguardando o chamado para o serviço[1].

            Com relação à remuneração do sobreaviso, temos as seguintes situações:

  1. se o empregado estiver à disposição do empregador, aguardando ordens, terá direito as horas de sobreaviso à razão de 1/3 da hora normal;

  1. já o empregado que estiver de sobreaviso, se for chamado ao trabalho e atender a solicitação, receberá, além do 1/3 da hora normal, as horas trabalhadas acrescidas de no mínimo 50%, isto é, haverá o pagamento como hora extra no caso de ter extrapolado sua jornada habitual (se for trabalho noturno ainda deverá receber o adicional noturno).

            Ressalta-se que podem existir previsões contrárias ou adicionais em razão da região a ser atendida. Neste caso, é de suma importância verificar a legislação estadual, municipal, bem como a Convenção Coletiva à qual os referidos empregados fizerem parte.

            No que tange aos plantões, os mesmos consideram-se integralmente na jornada de trabalho. Assim, se exceder a jornada legal de 24 horas, haverá hora extra; se noturno, com o respectivo adicional. Ainda sobre os plantões, deve ser realizada escala prévia, de modo que o empregado saiba de antemão quando deverá realizá-los.


[1] “HORAS DE SOBREAVISO. USO DE APARELHO CELULAR. O uso de aparelho de intercomunicação, a exemplo de BIP, "pager" ou aparelho celular, pelo empregado, por si só, não caracteriza o regime de sobreaviso, uma vez que o empregado não permanece em sua residência aguardando, a qualquer momento, convocação para o serviço. Súmula 428 do TST. Recurso da reclamada a que se dá provimento.” ( TRT 2º, Acórdão nº:  20120640117

Julgamento: 04/06/2012, Rel. SILVIA ALMEIDA PRADO)

ADICIONAL DE SOBREAVISO. USO DE TELEFONE CELULAR. Nos termos definidos no parágrafo 2º, do art. 244, da CLT, aplicável analogicamente à utilização do telefone celular, em razão de tecnologia implementada posteriormente à regra legal, o sobreaviso ocorre na hipótese de o empregado "permanecer em sua própria casa, aguardando a qualquer momento o chamado para o serviço". Consoante esse preceito, para a configuração do regime de sobreaviso, não basta a ocorrência de habituais, ou mesmo eventuais, atendimentos fora do horário normal de trabalho ou, ainda, a possibilidade de ser localizado a qualquer momento; é necessária a prova de que o empregado tenha restringida a sua possibilidade de locomoção por exigência do empregador que lhe impõe, tácita ou expressamente, a obrigação de permanecer à disposição para as chamadas. Recurso Ordinário do reclamante ao qual se nega provimento nesse particular.(TRT 2º, Acórdão nº:  20120623492, Rel. SIDNEI ALVES TEIXEIRA, Data de Publicação: 05/06/2012)

Assine a nossa newsletter! Seja o primeiro a receber nossas novidades exclusivas e recentes diretamente em sua caixa de entrada.
Publique seus artigos
Sobre o autor
Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos