Exceção de pré-executividade

09/11/2015 às 20:14
Leia nesta página:

Explica de maneira sucinta do que se trata a exceção de pré-executividade.

A exceção de pré-executividade foi criada pela doutrina e jurisprudência, como uma forma não convencional de defesa do executado, admitindo-se oposição sem que haja  garantia de juízo, sendo também referida como exceção e objeção de pré-executividade.

A exceção de pré-executividade declara nula a execução se o título executivo não for líquido, certo e exigível, se a execução ocorrer sem que se verique a condição do artigo 618 do Código de Processo Civil. Referem-se à possibilidade elencada no artigo 618 do CPC, às condições da ação de execução ou a seus pressupostos, que explicam seu indeferimento liminar e permitem a qualquer tempo de jurisdição, a extinção do processo, sem a satisfação do crédito, equiparando-se no processo de conhecimento a extinção do processo sem julgamento do mérito.

Inviável, portanto, o seguimento do processo de execução sem que o título executivo seja líquido, certo e exigível.

Apesar da defesa do executado ser, em regra, os embargos,é admissível a apresentação do incidente de exceção de pré-executividade.

Este é um meio utilizado para que não propsere uma execução calcada em falta de requisitos, tampouco obrigue o executado a ser expropriado de seu patrimônio.

Durante a execução, o incidente de pré-executividade deve suspendê-la, senão não seria justificada sua aplicabilidade.

A exceção de pré-executividade é amplamente admitda pela doutrina e pela jurisprudência, admitindo-se a possibilidade do executado se defender no processo de execução, mesmo sem embargos, para atribuir matérias pertinentes ao mérito que possam ser demonstrada sem dilação probatória, quando da verossimilhança da alegação.

O juiz, após a ciência da arguição do devedor, terá que, diante da verossimilhança do direito requerido, suspender os efeitos da execução até que seja julgado a exceção de pré-executividade, no caso de existir condiç~eos de poder ser reconhecido o defeito insanável do processo de execução.

Também, quanto a regra do artigo 791 do CPC, admite-se amplitude de sua aplicação, acolhendo, inclusive, a suspesão do processo da execução, requerido em exceção de pré-executividade, caso haja anterioridade de ação revisional em que seja discutido o valor do débito, nesse sentido destaca jurisprudência do STJ.

Preenchidos, portanto, os requisitos para admissibilidade, mesmo que recepcionada excepcionalmente, a exceção de pré-executividade deverá ser reconhecida, e necessariamente no efeito suspensivo, considerando todo o exposto, pois a exceção de pré-executividade é uma construção da doutrina e foi evidentemente aceita pela jurisprudência.

A exceção de pré-executividade não necesita de formalismo. Porém, para assegurar a manifestação jurídicial da matéria suscitada, exige-se que a argumentação seja a petição protocolada.

A doutrina considera parte legítia para arguri a exceção de pré-executividade o execurtado. Já a jurisprudência vem reconhecendo também o credor para inferir nulidade no processo de execução, pois para que sua pretensão seja realizada a execução deverá ser instruída por subsídios legais, de modo que pode arguir a exceção tanto o devedor, como o credor e terceiro interessado com os bens ameaçados pela execução.

A exceção de pré-executividade deverá ter uma decisão do magistrado, o qual poderá se manifestar até o final do processo de execução, uma vez que matérias processuais de ordem pública podem ser interpostas a qualquer tempo, sendo responsabilizado o réu apenas pelas custas de retardamento.

Cabe recurso de Agravo de Instrumento contra a decisão que não recepciona a exceção de pré-executividade e Apelação contra a decisão que a  recepciona.

Sobre a autora
Natasha Ferraz

Estudante de Direito da Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos