A eficácia preclusiva da decisão de saneamento e o litisconsórcio necessário unitário passivo

16/11/2015 às 19:33
Leia nesta página:

Diante da eficácia preclusiva da decisão de saneamento do processo, uma vez iniciada a instrução, poderá o Juiz reconsiderar a decisão que indeferiu a alegação de ausência de litisconsortes necessários unitários passivos?

1. INTRODUÇÃO

Muito se discute acerca da eficácia preclusiva da decisão de saneamento do processo. A discussão intensifica-se quando se trata de decisão de admissibilidade do processo e a questão a ser apreciada pode ser reconhecida de ofício pelo julgador. Neste estudo serão analisados o instituto da preclusão e a decisão de saneamento do processo para, em seguida, enfrentar o caso concreto apresentado.

2. DESENVOLVIMENTO

A decisão de saneamento processual encontra previsão no art. 357 do novo Código de Processo Civil. Em tal fase, serão decididas questões processuais pendentes e serão delimitados os fatos, o direito e os meios de prova a serem utilizados na frase probatória. Nesta fase ainda será definida a distribuição do ônus da prova e designada a audiência de instrução e julgamento, caso necessária.

Dado seu conteúdo, infere-se que a decisão de saneamento tem como objetivo organizar o processo, de modo a garantir que a fase probatória seja efetiva, célere e respeite o contraditório.

Uma vez proferida a decisão de saneamento, as partes terão o prazo de 5 (cinco) dias para requerer esclarecimentos ou ajustes (art. 357, § 1º, CPC/15). Findo tal prazo sem manifestação das partes, a decisão de saneamento tornar-se-á estável.

Esta estabilidade é essencial para evitar retrocessos processuais, impedindo que as questões já decididas sejam novamente questionadas pelas partes. Conforme ensina Fredie Didier Jr.1, a estabilidade decorrente da decisão de saneamento deve ser prestigiada: “Não por acaso o legislador somente permitiu ampliações e alterações objetivas do processo até esse momento (art. 329, II, CPC)”.

Questão muito discutida pela doutrina consiste na eficácia preclusiva da decisão de saneamento e organização do processo quando envolver o reexame de questões que podem ser decididas de ofício pelo órgão jurisdicional.

Não se discute a eficácia preclusiva da decisão de inadmissibilidade do processo; é amplamente admitida. Todavia, quando se trata de decisão de admissibilidade que aborda questão reconhecível ex officio, há divergência doutrinária.

A doutrina hoje prevalente entende que, nesses casos, não há preclusão, por força do § 3º do art. 485 do CPC/15, o qual admite o reconhecimento ex officio das matérias ali previstas. Entendem que, tendo em vista que tais matérias permitem o ajuizamento de ação rescisória, o julgador poderia reexaminar estas questões, posto que não seriam atingidas pela preclusão.

Fredie Didier Jr., todavia, traz uma série de reflexões que rebatem o pensamento predominante na doutrina. Dentre os diversos argumentos, destaca o professor que o art. 485, § 3º, CPC/15 apenas permite que o julgador conheça de tais matérias sem a provocação das partes. Não faz qualquer referência, no entanto, à possibilidade de reexame de tal questão quando já analisada pelo julgador e não impugnada pela parte prejudicada.

De modo a fundamentar seu pensamento, Didier refere-se aos artigos 505 e 507 do Código de Processo Civil, os quais, dado sua relevância, transcrevo a seguir:

Art. 505.  Nenhum juiz decidirá novamente as questões já decididas relativas à mesma lide, salvo:

I - se, tratando-se de relação jurídica de trato continuado, sobreveio modificação no estado de fato ou de direito, caso em que poderá a parte pedir a revisão do que foi estatuído na sentença;

II - nos demais casos prescritos em lei.

Art. 507.  É vedado à parte discutir no curso do processo as questões já decididas a cujo respeito se operou a preclusão.

Da leitura dos dispositivos acima, depreende-se que o reexame de questões é vedado após a preclusão. Especificamente em relação à decisão de saneamento, há o prazo de cinco dias para solicitar ajustes (art. 357, §1º, CPC/15) ou, dependendo da matéria ali abordada, caberá agravo de instrumento (art. 1.015, CPC) ou apelação (art. 1009, §1º, CPC/15). Não sendo utilizados tais meios de impugnação, haverá a preclusão da decisão de saneamento.

No caso sob análise, questiona-se a possibilidade de o juiz, após o início da fase instrutória, reconsiderar decisão de saneamento que rejeitou a alegação do réu que estaria ausente litisconsorte necessário unitário passivo. Adotando o pensamento de Fredie Didier Jr., conclui-se que não.

De fato, a ausência de litisconsorte necessário unitário passivo gera nulidade absoluta, nos termos do art. 115, I, CPC/15; assim, é reconhecível de ofício pelo magistrado. Ao ser rejeitada a alegação do réu de que haveria litisconsortes necessários unitários, deveria o requerido ter manejado um agravo de instrumento (art. 1.015, VII, CPC/15). Ao quedar-se inerte, permitiu que houvesse a preclusão da decisão, razão pela qual posteriormente o juiz não poderá reapreciar a matéria.

3. CONCLUSÃO

Dado o acima exposto, depreende-se que a maior parte da doutrina entende que o juiz, após iniciada a instrução, poderá reconsiderar decisão que indeferiu a alegação de ausência de litisconsortes necessários unitários passivos, posto ser causa de nulidade absoluta e, portanto, reconhecível de ofício. Fredie Didier, todavia, traz tese divergente muito bem fundamentada de que é vedado o reexame de ofício.

4. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

NEVES, Daniel Amorim Assumpção. Manual de Direito Processual Civil. 3 ed. São Paulo: MÉTODO, 2011.

DIDIER JR., Fredie. Curso de Direito Processual Civil. Salvador: Edições JusPODIVM, 2015, v. 1.

1 DIDIER JR., Fredie. Curso de Direito Processual Civil. Vol I. Salvador: Edições JusPODIVM, 2015, p. 693.

Fique sempre informado com o Jus! Receba gratuitamente as atualizações jurídicas em sua caixa de entrada. Inscreva-se agora e não perca as novidades diárias essenciais!
Os boletins são gratuitos. Não enviamos spam. Privacidade Publique seus artigos
Sobre a autora
Débora Alcântara Rodrigues

Defensora Pública do Estado do Maranhão.

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos