Colação de Grau Simbólica - Reprovei, posso colar grau?

Mesmo tendo reprovado em tcc, monografia ou outras matérias o formando pode colar grau na denominada colação de grau simbólica.

18/11/2015 às 19:12
Leia nesta página:

Mesmo tendo reprovado em tcc, monografia ou outras matérias o formando pode colar grau na denominada colação de grau simbólica através de mandado de segurança.

O que é a Colação de Grau Simbólica?

A colação de grau simbólica é denominada assim pois ela não altera a situação fática ou jurídica do formando. Por exemplo, caso o formando reprove em alguma matéria, ele participará da solenidade de colação de grau, mas não receberá o título, ou seja, ainda terá que completar a grade curricular. Mas participará de todas as etapas da solenidade como todos os outros formandos.

Quais são minhas chances?

Praticamente 100%.

Qual a vantagem de colar grau de forma simbólica?

Existe a vantagem financeira e emocional.

A razão financeira se dá pelo fato de que quando o formando paga o pacote de formatura, já está incluso o valor referente à colação de grau, e caso o formando não participe da mesma, ele não é ressarcido, ou seja, não há devolução do dinheiro. Como já está pago, porque não participar?

A razão emocional é a mais importante. Primeiramente o ponto pessoal, todo formando sonha com o momento de ouvir seu nome ser chamado e caminhar para receber o canudo e cumprimentar seus mestres. Há também o fato de que é de grande importância para os pais e familiares, além de todos já estarem convidados para o dia tão especial. Não é muito agradável ter que desconvidar todos. E por último e não menos importante, se você não colar grau agora, poderá colar grau no próximo semestre, mas não será com seus amigos que caminham ao seu lado há tantos anos. Não há melhor sensação que a de jogar o capelo para cima e receber os abraços efusivos de seus companheiros.

Eu “bombei”, reprovei em Monografia, TCC e outras matérias, posso colar grau?

Sim, independente de em qual ou quantas matérias você reprovou você pode colar grau de forma simbólica.

Já colei grau em solenidade especial com o reitor, posso colar grau de novo?

Sim, muitas vezes o formando precisa antecipar a colação de grau para conseguir se matricular em alguma pós graduação, mestrado, doutorado ou outros cursos. Porém ainda assim tem-se o direito de participar da solenidade de colação de grau com seus amigos e familiares.

Como é feito o pedido para conseguir colar grau de forma simbólica?

O procedimento para alcançarmos o objetivo final é feito através de um Mandado de Segurança, uma ação que visa proteger o cidadão de atos ilegais de autoridades e instituições.

Quanto tempo demora pra sair a decisão?

Como se trata de uma situação de urgência em poucos dias conseguimos obter a resposta.

Vou ter muito trabalho?

Não. Apenas precisará entregar os documentos. O formando não terá que ir a nenhuma audiência ou algo do gênero.

Quais documentos preciso para entrar com o mandado de segurança para colar grau?

Os documentos para impetrarmos mandado de segurança e conseguir que o formando participe da colação de grau são:

Documentos pessoais

Comprovante de endereço

Contrato com a comissão e empresa de formatura

Contrato com empresa de fotografia

Contrato com empresa de convites

Convite

Mais informações: http://formajus.com.br/

Sobre o autor
Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos