Paraguai oferece baixos custos e incentivos fiscais aos empresários

10/12/2015 às 09:26
Leia nesta página:

Diante do cenário econômico desafiador com o qual os empresários brasileiros estão convivendo, o presente artigo elenca alguns benefícios oferecidos às empresas no solo paraguaio, os quais apresentam bons indicativos para melhorar a competitividade.

Não é novidade que o momento econômico brasileiro é desafiador para as empresas de uma maneira geral. Nesse cenário, as empresas não podem permitir-se ignorar os acontecimentos dos fatos atuais e a previsão de acontecimentos futuros, tanto no plano nacional quanto no internacional, principalmente quando se depara com oportunidades viáveis e atrativas em um ambiente econômico não tão distante do Brasil.

Um exemplo disso é a decisão tomada por empresas brasileiras de diferentes setores que estão cruzando a fronteira e se instalando no Paraguai, em busca de menos tributos, mão de obra mais barata, dentre outros incentivos. O País vizinho, que hoje é um dos que mais cresce na América Latina, vem se tornando um parceiro estratégico para empresas que buscam reduzir os custos de produção e aumentar sua eficiência e produtividade.

Dentre as vantagens oferecidas, a Lei de Maquila se destaca, pois trouxe benefícios tributários que isentam de impostos as empresas estrangeiras para importar maquinários e matéria-prima, desde que o produto final seja exportado. As terras paraguaias também assoalham outros lucrativos regimes tributários, como os benefícios fiscais provenientes das suas zonas francas, bem como o Regime Especial de Investimentos em que as empresas beneficiadas recolhem 10% de imposto sobre o lucro, deixando de pagar o imposto sobre valor agregado nos produtos exportados.

Porém, os benefícios fiscais não figuram sozinhos para o foco de investimento no Paraguai, pois o custo de mão-de-obra é consideravelmente mais barato do que o brasileiro, impactando diretamente no custo da produção. Outro atrativo para as empresas canarinhas é o fato de o país vizinho disponibilizar energia elétrica de forma abundante, atrelada ainda por uma tributação bem mais suave do que a brasileira.  

Em suma, não restam dúvidas que o panorama econômico brasileiro exige profundas mudanças, razão pela qual os empresários e seus gestores não podem deixar de avaliar as diferentes oportunidades junto aos especialistas, principalmente quando ambientes favoráveis aos negócios podem proporcionar às empresas um melhor nível de competitividade, mediante a integração de cadeias internacionais.

Assuntos relacionados
Sobre o autor
Bolívar Guedes

Especialista Tributário na Pactum Consultoria Empresarial<br>Pós-Graduado em Direito Tributário - Verbo Jurídico<br>Pós-Graduado em Gestão de Tributos e Planejamento Tributários Estratégico - PUCRS.

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos