A disregard doctrine no Direito Administrativo

12/01/2016 às 17:53
Leia nesta página:

O presente estudo visa analisar o instituto da Disregard Doctrine no Direito Administrativo.

É questão que deve ser visualizada pela Administração Pública, sob pena da reprimenda imposta se tornar ato obnóxio, senão vejamos.

 Quando uma empresa contrata com a Administração Pública, seja para obras, prestação de serviço, compras, alienações e locações, tanto no âmbito dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, ficam subordinadas ao regime legal e necessariamente precedidas de licitação, ressalvadas as hipóteses previstas em Lei.

Para tanto, são celebrados contratos, contendo e discriminando os ajustes entre os órgãos ou entidades da Administração Pública e particulares. Estabelece-se um acordo de vontades e as obrigações recíprocas são estipuladas.

No caso do descumprimento das clausulas e havendo atos lesivos previstos em Lei, haverá penalidades. As pessoas jurídicas serão responsabilizadas objetivamente, tanto na seara administrativa, bem como na cível.

A indagação consiste em definir se a responsabilização da pessoa jurídica excluíra a responsabilidade individual de seus dirigentes ou administradores ou de qualquer pessoa natural, autora, coautora ou partícipe do ato ilícito.

Para tanto, há que se avaliar a culpabilidade dos dirigentes ou administradores pelos atos ilícitos havidos.

Restando devidamente demonstrada a responsabilidade dos representantes legais do ente coletivo, eles igualmente devem ser alcançados pela reprimenda, aplicando-se o fenômeno da desconsideração da personalidade jurídica na esfera administrativa, sob risco da sanção se tornar inócua e não se coibir a fraude e o abuso na utilização do ente coletivo.

Mesmo porque, em muito dos casos analisados se apreende que o representante da empresa investigada, funciona como representante de várias outras empresas com modalidades de serviços semelhantes.

É uma evidente demonstração que a existência das demais pessoas jurídicas, todas em nome da mesma pessoa, tem o escopo de demonstrar a independência das suas personalidades jurídicas e respectivas autonomias patrimoniais.

Isto evidencia um verdadeiro incentivo para que o seu representante legal abstenha-se de suportar os riscos de quaisquer empreendimentos atrapalhados que porventura continue a realizar, jamais comprometendo o seu patrimônio individual.

Por isso que em determinadas circunstâncias, especialmente quando há a pratica ululante de ilícito administrativo, esta autonomia patrimonial da pessoa jurídica e da pessoa física deve ser vista com algumas reservas, de modo a relativizá-la.

Tanto que a Disregard Doctrine se tornou uma solução positiva, apta a coibir os desvios de função da pessoa jurídica, quando elas subestimam os efeitos da personificação jurídica, delas se utilizando com simulações e fraudes para alcançarem suas finalidades.

Ainda que se alegue a inexistência de regra expressa em lei, tal fato não impede a aplicação da teoria da desconsideração no âmbito do Direito Administrativo.

A constatação do desvio de função e o abuso da regra encontram fundamento nos princípios gerais do Direito e nos que regem a Administração Pública para relativizar a personalidade distinta do ente jurídico e do físico, pois que visa a impedir o inadimplemento de obrigações civis e trabalhistas.

Verifica-se que há compatibilidade entre Disregard Doctrine com os princípios que regem o Direito Administrativo, bastando que seja respeitado o devido processo legal administrativo para a aplicação da desconsideração e as situações indispensáveis para evitar o abuso da personalidade jurídica, coibindo que o patrimônio público suporte prejuízos, muita das vezes atingindo toda a coletividade.

Em nosso ordenamento a desconsideração está positivada pela Lei n.º 8.078/90, em seu art. 28; pela Lei n.º 8.884/94, em seu art. 18; pela Lei n.º 9.605/98, em seu art. 14 e no Código Civil, no art. 50. Na Lei n.º 8.666/93, em seu art. 90, há uma sinalização para o caso de se analisar se os licitantes não integram um mesmo grupo, como forma de se evitar fraude à licitação. E na Lei n.º 8.443/92, no art. 46, consagra a chamada desconsideração imprópria.

Em 2013, através da Lei n.º 12.846, houve a previsão da responsabilização administrativa e civil de pessoas jurídicas pela prática de atos contra a administração pública, nacional ou estrangeira. O seu art. 3.º versa sobre a dupla responsabilização e no III, do art. 5.º, resta demonstrado que constituiu infração a utilização da pessoa jurídica para a prática de atos ilícitos, com a possibilidade da desconsideração do ente coletivo trazida pelo art. 14 do mesmo codex. O Decreto n.º 8.420, de 18 de março de 2015, regulamenta o mencionado dispositivo.

Contudo, mesmo que se possa questionar sobre a inexistência de regra expressa em lei, não podemos olvidar que a aplicação da desconsideração é salutar e imperiosa, visto que devemos atender aos fins sociais e às exigências do bem comum, pois caso contrário, o objetivo de todo o modelo positivado pelo Estado estará desvirtuado em seus fins.

A Administração Pública é regida por uma base de princípios que se dispõem a embasar a aplicação da Disregard Doctrine.

Fique sempre informado com o Jus! Receba gratuitamente as atualizações jurídicas em sua caixa de entrada. Inscreva-se agora e não perca as novidades diárias essenciais!
Os boletins são gratuitos. Não enviamos spam. Privacidade Publique seus artigos

Começando pelo princípio da legalidade que deve ser analisado em toda a sua imensidão não apenas no limite da lei formal. Há que enxergá-lo como um Estado de Direito, com alcance superior ao positivado, ao legal, chegando ao justo.

A Administração há que agir com ética para validar os seus atos, pois nem tudo que é legal é honesto, nom omne quod licet honestum est.

A moralidade administrativa, a supremacia do interesse público e a indisponibilidade dos interesses tutelados pelo Poder Público, igualmente precisam ser preservados pela Administração. Quando eles estiverem em colisão, exige-se do hermeneuta e do aplicador do direito a solução que melhor resultado traga à harmonia do sistema normativo.

Isto porque não é crível que em nome da obediência do princípio da legalidade estrita, haja interpretação capaz de vir a beneficiar aqueles que se utilizaram da técnica da personalização, criada pelo Direito para que fossem alcançados fins lícitos.

A ausência de norma específica não pode impor à Administração um atuar em desconformidade com o Princípio da Moralidade Administrativa, muito menos exigir-lhe o sacrifício dos interesses públicos que estão sob sua guarda.

Em obediência ao Princípio da Legalidade, não pode o aplicador do direito negar eficácia aos muitos princípios que devem modelar a atuação do Poder Público.

Assim, permitir-se que uma empresa constituída com desvio de finalidade, com abuso de forma e nítida fraude à lei, venha a participar, por meio do seu representante de processos licitatórios, abrindo-se a possibilidade de que a mesma volte a tomar parte de outro contrato firmado com o Poder Público, afronta os mais comezinhos princípios do direito administrativo, em especial, ao da Moralidade Administrativa e ao da Indisponibilidade dos Interesses Tutelados pelo Poder Público.

E é neste contexto, que a melhor doutrina e a jurisprudência entendem que deva ser superada a personalidade jurídica como forma de atingir o patrimônio particular do sócio constituinte da pessoa jurídica.

Apresento uma decisão do STJ, aplicando a desconsideração em âmbito administrativo, proferida em mandado de segurança impetrado pela empresa G. E. G. MÓVEIS E EQUIPAMENTOS LTDA. contra ato do Secretário de Estado da Bahia que lhe estendeu os efeitos da declaração de inidoneidade para licitar emitida contra a empresa COMBAIL Ltda. por entender que compunham grupo de fato, a saber:

 

 “ADMINISTRATIVO. RECURSO ORDINÁRIO EM MANDADO DE SEGURANCA. LICITAÇÃO. SANÇÃO DE INIDONEIDADE PARA LICITAR. EXTENSÃO DE EFEITOS À SOCIEDADE COM O MESMO OBJETO SOCIAL, MESMOS SÓCIOS E MESMO ENDEREÇO. FRAUDE À LEI E ABUSO DE FORMA. DESCONSIDERAÇÃO DA PERSONALIDADE JURÍDICA NA ESFERA ADMINISTRATIVA, POSSIBILIDADE. PRINCÍPIO DA MORALIDADE ADMINISTRATIVA E DA INDISPONIBILIDADE DOS INTERESSES PÚBLICOS.

- A constituição de nova sociedade, com o mesmo objeto social, com os mesmos sócios e com o mesmo endereço, em substituição a outra declarada inidônea para licitar com a Administração Pública Estadual, com o objetivo de burlar a aplicação da sanção administrativa, constitui abuso de forma e fraude à Lei de Licitações, Lei n.º 8.666/93, de modo a possibilitar a aplicação da teoria da desconsideração da personalidade jurídica para estenderem-se os efeitos da sanção administrativa à nova sociedade constituída.

- A Administração Pública pode, em observância ao princípio da moralidade administrativa e da indisponibilidade dos interesses públicos tutelados, desconsiderar a personalidade jurídica de sociedade constituída com abuso de forma e fraude à lei, desde que facultado ao administrado o contraditório e a ampla defesa em processo administrativo regular.”.

Assim, fica evidente que a personalidade conferida às pessoas jurídicas tem o condão de estimular a economia, incentivando os empreendedores a investirem nas atividades exploradas e jamais as utilizarem como blindagem às suas falcatruas.

Objetiva-se com a personificação do ente coletivo que a pessoa jurídica seja conduzida de modo a concretizar a sua função social, seguindo os preceitos legais, contratuais, estatutários e éticos, respeitando sempre a boa-fé objetiva nos negócios jurídicos celebrados.

A sua utilização subversiva pelo seu sócio, o que é vedado legalmente, tem como agravante o fato de na maioria das vezes vir acompanhada de esvaziamento patrimonial ou mesmo desvio das vantagens econômica dos negócios jurídicos celebrados em nome da sociedade personificada para o seu constituinte.

Deste modo, entendo que o instituto da Disregard Doctrine deve ser aplicado no Direito Administrativo, pois além de ser válido, há que se demonstrar a eficácia da reprimenda imposta.


Sobre o autor
André Luís Luengo

Delegado de Polícia (Assistente do DEINTER 8 - Presidente Prudente). Professor da ACADEPOL/SP e Dirigente da Unidade de Ensino e Pesquisa de Presidente Prudente. Professor Universitário na REGES de Dracena. Mestre em Direito.

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos