Inventário judicial ou administrativo: qual o caminho a seguir?

Leia nesta página:

Inventário Judicial ou Administrativo.

Com a morte da pessoa é aberta a sucessão, com a transmissão de todo patrimônio constituinte da herança, ou seja, os bens do de cujus, que ainda se encontram em comunhão e indivisíveis, sendo, portanto, necessária a realização do Inventário para que aconteça a distribuição dos referidos bens entre os herdeiros.

Há duas modalidades de realização do Inventário: Judicial ou Administrativo. As duas são distintas em diversos aspectos, porém, possuem semelhanças, quais sejam, o prazo para a abertura do Inventário, que é de 60 (sessenta dias) para ambos os casos, sob pena de multa, de acordo com a legislação dos Estados; há necessidade legal de as partes estarem representadas e assistidas por Advogado; e, igualmente, os impostos devidos deverão ser recolhidos às Fazendas Públicas.

Pela via Judicial, o Inventário será instaurado mediante processo que tramitará junto ao órgão do Poder Judiciário. Essa modalidade sempre ocorrerá quando algum interessado for incapaz, quando o falecido tiver deixado testamento, ou quando ocorrer discordância entre os interessados acerca da distribuição dos bens a serem partilhados.  É um procedimento mais delongado e dispendioso, uma vez que o Juiz acompanhará e se manifestará acerca de cada ato realizado, além de haver o pagamento das custas processuais (que normalmente são elevadas), se estes não se valerem do benefício da Justiça Gratuita.

Já o Inventário Administrativo ou Extrajudicial, que é regulado pela Lei nº 11.441/2007, será realizado através de Escritura Pública, junto ao Tabelionato de Notas, sem ser necessária homologação judicial. Nesse caso, a própria Escritura Pública é documento hábil que ‘substitui’ o Formal de Partilha para o registro junto aos órgãos cartorários.

Comumente mais célere, mormente por exigir consenso entre as partes beneficiárias, o Inventário Administrativo só será admitido se todos os interessados forem capazes, ou seja, tiverem mais de 18 anos e gozarem de capacidade mental (civil), pois, nesses casos especiais, há intervenção do Ministério Público como fiscal da ordem jurídica.

Nesse contexto, cabe aos interessados a observância temporal para abertura do Inventário (60 dias a contar do óbito) e a eleição de Advogado habilitado para as devidas orientações, viabilizando que o Fisco exerça o seu papel de arrecadação, sem, contudo, deixar de zelar pela escorreita transferência da herança, ou meação, aos respectivos beneficiários.

Sobre o autor
Kesley Seyssel de Melo Rodrigues

Graduado em Direito pela Universidade de Franca – UNIFRAN.<br>Pós-graduado em Direito do Trabalho e Processo do Trabalho pela Universidade Presidente Antonio Carlos – UNIPAC.<br>Atuante nas áreas Empresarial, Trabalhista Patronal, Bancário, Família e Sucessões, Contratos.<br>

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos