O que é Direito?

26/05/2016 às 12:18
Leia nesta página:

O presente artigo visa, de modo didático, destacar o conceito de Direito na perspectiva de vários autores ao longo da história.

Ao longo dos anos estudamos o universo jurídico através das normas, princípios, conceitos e as bases jusfilosóficas. No entanto, persistirmos na busca da seguinte definição: O que é o Direito?

Varias definições foram dadas ao longo dos séculos por vários pensadores do Direito que se debruçaram na tentativa de conceituar e explicar a ciência jurídica.

A definição do que é o Direito parece ser uma tarefa árdua, senão impossível, pois, “a sua definição está vinculada a ideias filosóficas e políticas que possuem forte carga emotiva e em relação às quais não é fácil obter um acordo”. (NINO e VILLA apud DIMOULIS, 2010, p. 21)

Sob a perspectiva da filosofia grega, Platão define o Direito como sendo “regra que indica o justo”, ou seja, “dar a cada um aquilo que ele merece”. (PLATÃO apud DIMOULIS, 2010, p. 23)

Já para Hobbes, “o direito é algo imposto pelo Estado”, haja vista que, os indivíduos abriram mão de sua liberdade (direito natural) para a criação de um ente abstrato (o Estado) para que este ente conferisse aos indivíduos direitos e obrigações, “garantindo seu respeito mediante a ameaça de punições”. (HOBBES apud DIMOULIS, 2010, p. 27)

Hobbes vai mais além quando diz que “somente a instauração do direito positivo estatal permite que o homem viva decentemente, podendo, pelo menos, caminhar nas ruas sossegado”. (HOBBES apud DIMOULIS, 2010, p. 27)

Na ótica de Hans Kelsen, autor da obra Teoria Pura do Direito e considerado por muitos o jurista mais importante do século XX, conceitua o Direito como sendo uma “organização da força ou ordem de coação”. (KELSEN apud DIMOULIS, 2010, p. 33).

Em nosso solo tupiniquim, a conceituação de Direito dada por Miguel Reale, nos parece bastante completa, abarcando os fatos sociais e históricos:

(...) conjunto de normas que, em determinada sociedade e num dado momento de sua história, mediante a interferência decisória do Poder, ordena os fatos sociais em conformidade com certos valores, entendendo-se tais normas não como simples proposições lógicas, abstratas ou formais, mas como substratos que dialeticamente integram e superam, que sintetiza, portanto, as tensões entre fatos e valores, os quais, nelas e por elas, tornam-se fatos e valores especificamente jurídicos. (REALE apud MENDES, COELHO e BRANCO, 2008, p. 41)

Entre tantas definições acerca do direito, este artigo propõe-se conceituar o Direito, ainda que de modo sucinto, como sendo um conjunto de normas e princípios que visam, por meio de mandamentos, estabelecer um comportamento ideal a ser seguido pelos indivíduos.

Podemos definir o Direito também como sendo uma ciência social aplicada, que se encontra em constante mutação na tentativa de acompanhar as novas perspectivas e instituições sociais, influenciado pela carga histórica, política e cultural de uma sociedade.

Assim, chegamos à conclusão de que o Direito é a personificação dos elementos sociopolíticos de um povo, destinando-se a estabelecer condutas sem deixar de lado a história e os valores conquistados pela sociedade.

REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS

DIMOULIS, Dimitri. Manual de introdução ao estudo do direito: definição e conceitos básicos, norma jurídica... / Dimitri Dimoulis. – 3. Ed. rev. Atual. E ampl. – São Paulo: Editora Revista dos Tribunais, 2010.

MENDES, Gilmar Ferreira. COELHO, Inocêncio Mártires Coelho e BRANCO, Paulo Gustavo Gonet. Curso de direito constitucional / Gilmar Ferreira Mendes, Inocêncio Mártires Coelho, Paulo Gustavo Gonet Branco. – 3. Ed. rev. e atual. – São Paulo: Saraiva, 2008 

Sobre o autor
Lincoln Almeida Rodrigues

Advogado. Especialista em Direito Constitucional pela Universidade Anhanguera - Uniderp. Bacharel em Direito pela Faculdade Mineira de Direito da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - Campus Arcos/MG. Pesquisador do grupo de pesquisa Hermenêuticas e dimensões da ideia de Justiça da Universidade Metodista de São Paulo. Membro Colaborador da Comissão de Estudos Constitucionais da OAB/MG (2013) Tem experiência na área do Direito, com ênfase em Direito Constitucional, Filosofia do Direito e Direito Administrativo, atuando principalmente nos seguintes temas: Direitos Fundamentais, Hermenêutica Jurídica, Controle de Constitucionalidade e Teoria do Direito.

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos