O Sudão do Sul e os Direitos Humanos

Leia nesta página:

Este artigo trata sobre o Sudão do Sul e as violações a direitos humanos nele ocorrentes, embora seja Estado-Membro da ONU desde 2011, não corrobora atualmente com a prática de princípios defendidos pela organização internacional.

1)Introdução

            Este artigo tem por objetivo tratar sobre o Sudão do Sul, o mais novo Estado-Membro da Organização das Nações Unidas, que, portanto ainda vivencia um grave contexto de guerra e de violação aos direitos humanos, o qual, em decorrência disso, tornou-se alvo de diversos relatórios da ONU, e críticas de demais organizações internacionais que visam à proteção aos direitos individuais e coletivos. Seu conteúdo está dividido em um breve contexto histórico da criação do Sudão do Sul, uma síntese sobre a origem dos direitos humanos no contexto internacional e por fim, a relação do país e as violações a direitos humanos nele ocorrentes.

2 )Sudão do Sul

            A República do Sudão do Sul com capital em Juba é o mais novo país criado, conquistou em 2011 a sua independência, possui extensão territorial de 644 mil de quilômetros quadrados dividido em dez estados. Sua população é composta, em sua maioria, pela etnia dinka e pela religião cristã (cerca de 70% da população).

            Desde a antiguidade até por volta do século XIX, os egípcios sempre exerceram certo domínio na região que hoje entendemos ser o Sudão e o Sudão do Sul. Em relação a esse  processo de formação do Estado Sudão do Sul, devemos citar que entre 1899 a 1955, por meio de um acordo egípcios e britânicos decidiram compartilhar a soberania do Sudão, criando o “Sudão Anglo- Egípcio”, entretanto, sobretudo no contexto pós Segunda Guerra Mundial os dois países iniciaram uma revisão ao tratado. Em 1948, foi promulgada a Constituição, entretanto em 1951 o rei Farouk do Egito proclamou-se rei do Sudão ( o qual caiu em seguida por meio de um golpe de oficiais nacionalistas do exército), nesse contexto, em 1953 o Egito e a Inglaterra firmaram um novo acordo, sobre o qual garantiram a independência do Sudão após três anos, período este para a transição. Em decorrência disso, em 1956 a República do Sudão foi oficialmente declarada independente.  

            Nesse contexto, devemos citar que o período entre a independência do Sudão( 1956) e a independência do Sudão do Sul (2011) foi marcado por: guerras civis, como a referente a disputas religiosas (entre a religião muçulmana do norte e a cristã e animista cultuada no sul do país), aliada à busca pela autonomia do sul do país, conhecida como Primeira Guerra Civil Sudanesa, iniciada em 1956 a qual durou cerca de 16 anos, a Segunda guerra Civil Sudanesa nova tentativa para buscar a independência do Sudão do Sul; golpes militares, como o ocorrido em 1969 dirigido pelo coronel Yaffar al Numeiry; secas, que tornaram vastas áreas desertificadas; a entrada de cerca de um milhão de refugiados da Eritreia, Uganda, Chade,e da  Etiópia; tentativas de instaurar a lei islâmica, com severas punições (mutilações, açoitamentos, enforcamentos; movimentos populares; fome, carência geral, instabilidade política, sobretudo na década de 90 em meio ao contexto da Guerra do Golfo. Em meio a tal situação, em 2005 o governo sudanês e a rebelião sulista assinaram um acordo de paz pondo fim a guerra e previram um referendo, que ocorreria em 2011, no qual a população votaria pela separação do sul em relação ao norte, de acordo como previsto, em 2011. Desta forma, o Sudão do Sul obteve a sua independência, por meio de referendo previsto com a aprovação de 98,8% dos votantes para o surgimento do novo país com capital Juba.

            É importante citar, que no dia 14 de julho de 2011, a ONU admitiu o Sudão do Sul como seu 193º Estado membro. O Secretário-Geral da ONU Ban Ki-moon, que se encontrava entre os dignitários das Nações Unidas que participaram na cerimónia da independência realizada no sábado em Juba, capital do Sudão do Sul, prometeu a ajuda da organização mundial ao país enquanto este estiver a preparar o seu futuro. "O empenhamento de todos os Estados-Membros será essencial à medida que o Sudão do Sul for avançando", declarou. Na mesma ocasião, falando em nome do Sudão do Sul, o Vice-presidente Riek Machar disse sentir-se "honrado e comovido" por se encontrar perante os Estados-Membros para transmitir à Assembleia a gratidão do seu governo e do seu povo por ter recebido a nova nação entre os membros das Nações Unidas.[1] Nesse mesmo contexto, o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), que forneceu apoio logístico e técnico ao referendo, também parabenizou o resultado. “O PNUD está ao lado do povo do Sudão à medida que segue na direção de uma próxima fase para construir um Estado forte, estável e responsável”, declarou a chefe do Programa, Helen Clark.[2]

            Devido a esse surgimento recente como Estado, o Sudão do Sul enfrenta, como um pilares dos problemas a guerra, lutas entre líderes nacionais, etinias, disputas de poder, são alguns exemplos. Como decorrência das guerras, o país passa por inúmeras dificuldades sociais e econômicas, sobretudo, a falta de hospitais, a falta de acesso a água potável que atinge cerca de 45% da população, a fome que alcança níveis alarmantes atrelada a preços exorbitantes de alimentos. Dentre os dados referentes ao país, podemos citar : o IDH de 0,467 ( Pnud 2014), a mortalidade infantil de 101 por 1000 nascimentos ( ano de 2015), taxa de analfabetismo de 73% da população ( ano de 2015), população abaixo da linha de pobreza 50% (ano de 2015), dados estes disponíveis  em:<http://www.suapesquisa.com/paises/sudao_do_sul/> acesso em: 07 junho de 2016.

            Portanto, o Sudão do Sul trata-se de um país que desde a sua origem passou por diversos contextos de guerra, violação a direitos humanos e, devido a sua criação recente ainda convive com diversas instabilidades políticas, sociais e até mesmo econômicas. 

3) Direitos Humanos, histórico e importância no contexto internacional

            Segundo João Baptista Herkenhoff, “Por direitos humanos ou direitos do homem são, modernamente, entendidos aqueles direitos fundamentais que o homem possui pelo fato de ser homem, por sua própria natureza humana, pela dignidade que a ela é inerente. São direitos que não resultam de um concessão da sociedade política. Pelo contrário, são direitos que a sociedade política tem o dever de consagrar e garantir.”[3] São, portanto,  direitos inerentes a todos os seres humanos, independentemente de raça, sexo, nacionalidade, etnia, idioma, religião ou qualquer outra condição.[4]

            A fim de fazer uma rápida evolução histórica, podemos citar alguns documentos  que marcaram o desenvolvimento dos direitos humanos, de início, vale citar a Declaração de Direitos (Bill of Rights, britânica) de 1689 e dentre as suas contribuições mencionar a separação dos poderes, a reafirmação de direitos do cidadão e a proibição de penas inusitadas ou cruéis, adotados inclusive atualmente nas Constituições modernas. Vale citar também a Declaração de Independência dos Estados Unidos da América do Norte, a qual, nas palavras de Fábio Konder, “é o primeiro documento político que reconhece a par da legitimidade da soberania popular, a existência de direitos inerente a todo ser humano, independentemente das diferenças de sexo, raça, religião, cultura ou posição social” (Fábio Konder, 2007, p 107). Ainda nesse contexto, podemos citar a Declaração de Direitos da Revolução Francesa que trouxe as liberdades individuais positivadas em seu texto, os direitos do homem e do cidadão, a proteção à propriedade privada e etc. Isto é,  tratam-se de importantes bases que auxiliaram na criação e na proteção dos direitos humanos, atualmente amparados na constituição de diversos Estados, aliadas a tratados e convenções impulsionadas, sobretudo, por Organizações Internacionais, como por exemplo a ONU que visa promover a paz internacional, garantir direitos humanos, proporcionar o desenvolvimento sócio econômico e etc.

            Nesse sentido, a ONU possui dois importantes tratados, a Carta das Nações Unidas (1945), documento que deve ser cumprido por todos os 193 países-membros da ONU, e a Declaração Universal dos Direitos Humanos (1948), a qual se afirma como ideal comum a todos os povos e a todas as nações.  Em relação a Carta das Nações Unidas, podemos citar o comprometimento das nações, que aderem ao documento como membro da ONU, reafirmado em seu preâmbulo:

“NÓS, OS POVOS DAS NAÇÕES UNIDAS, RESOLVIDOS:

a preservar as gerações vindouras do flagelo da guerra, que por duas vezes, no espaço da nossa vida, trouxe sofrimentos indizíveis à humanidade, e a reafirmar a fé nos direitos fundamentais do homem, na dignidade e no valor do ser humano, na igualdade de direito dos homens e das mulheres, assim como das nações grandes e pequenas, e a estabelecer condições sob as quais a justiça e o respeito às obrigações decorrentes de tratados e de outras fontes do direito internacional possam ser mantidos, e

a promover o progresso social e melhores condições de vida dentro de uma liberdade ampla.

E para tais fins

praticar a tolerância e viver em paz, uns com os outros, como bons vizinhos,e

unir as nossas forças para manter a paz e a segurança internacionais, e a garantir, pela aceitação de princípios e a instituição dos métodos, que a força armada não será usada a não ser no interesse comum,

a empregar um mecanismo internacional para promover o progresso econômico e social de todos os povos. ” ( Carta da ONU, 1945,[5])

            Já, em relação à Declaração Universal dos Direitos Humanos, criada em 1948 de acordo com a previsão no artigo 55 da Carta das Nações Unidas,o  qual afirmava que as Nações unidas fornecerão :” c) o respeito universal e efetivo dos direitos humanos e das liberdades fundamentais para todos, sem distinção de raça, sexo, língua ou religião.” ,  consagrou no contexto pós Segunda Guerra Mundial liberdades individuais clássicas, direitos políticos, reconheceu o asilo a todas as vítimas de perseguição, firma o direito de nacionalidade. Como forma de exemplificar a finalidade do documento, podemos citar o preâmbulo do documento, que afirma:

“ (…) A ASSEMBLÉIA GERAL proclama A PRESENTE DECLARAÇÃO UNIVERSAL DOS DIREITOS HUMANOS como o ideal comum a ser atingido por todos os povos e todas as nações, com o objetivo de que cada indivíduo e cada órgão da sociedade, tendo sempre em mente esta Declaração, se esforce, através do ensino e da educação, por promover o respeito a esses direitos e liberdades, e, pela adoção de medidas progressivas de caráter nacional e internacional, por assegurar o seu reconhecimento e a sua observância universal e efetiva, tanto entre os povos dos próprios Estados-Membros, quanto entre os povos dos territórios sob sua jurisdição.” ( Declaração dos Universal dos Direitos Humanos, 1948[6]).

            Posteriormente, no seu artigo I, da Declaração menciona: “Todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e direitos. São dotados de razão e consciência e devem agir em relação uns aos outros com espírito de fraternidade”, ou seja, menciona os direitos humanos de liberdade, igualdade, dignidade inerentes a todos os seres humanos, sem qualquer distinção ou discriminação.

            Desta forma, os direitos humanos são um conjunto de valores amplamente reconhecidos pela comunidade internacional, aplicáveis a todo e qualquer ser humano, por meio da tutela estatal, e internacional, por meio das organizações internacionais como a Organização das Nações Unidas.

4) O Sudão do Sul e a sua relação com os direitos humanos

Assine a nossa newsletter! Seja o primeiro a receber nossas novidades exclusivas e recentes diretamente em sua caixa de entrada.
Publique seus artigos

            Conforme a Carta das Nações Unidas de 1945, em seu artigo 4º afirma-se:

“1. A admissão como Membro das Nações Unidas fica aberta a todos os Estados amantes da paz que aceitarem as obrigações contidas na presente Carta e que, a juízo da Organização, estiverem aptos e dispostos a cumprir tais obrigações.

2. A admissão de qualquer desses Estados como Membros das Nações Unidas será efetuada por decisão da Assembléia Geral, mediante recomendação do Conselho de Segurança.[7]

            Desta forma, em 2011 o Sudão do Sul ao tornar-se o mais novo Estado-Membro da Organização das Nações Unidas se comprometeu adotar medidas afim de corroborar com os propósitos da ONU, como por exemplo: a manutenção da paz e da segurança internacionais; o desenvolvimento de relações amistosas entre as nações; a realização da cooperação internacional para resolver os problemas mundiais de caráter econômico, social, cultural e humanitário, promovendo o respeito aos direitos humanos e às liberdades fundamentais;

            Entretanto, devido ao contexto de guerra vivido no país, em decorrência das disputas entre facções, observam-se episódios que afrontam drasticamente os direitos humanos. A exemplo disso, podemos citar o relatório da ONU expedido em março de 2015 que descreve casos de esquartejamento, de estupros coletivos e de civis sendo queimados vivos, de abril a setembro de 2015, mais de 1,3 mil casos de estupro foram relatados em apenas um dos dez estados do país, Unity, a província rica em petróleo. Nesse contexto, a ONU afirma que o governo permite que combatentes "estuprem mulheres como forma de salário", segundo a France Presse.

Desta forma, como afirmou o Alto Comissário da ONU para os Direitos Humanos, Zeid Ra'ad Al Hussein, ao apresentar um relatório das Nações Unidas sobre a situação no país. "Trata-se de uma das situações mais espantosas no mundo para os direitos humanos, com um uso maciço dos estupros como instrumento do terror e arma de guerra”[8].

            Ademais a isso, conforme o Alto Comissariado da ONU para Refugiados (ACNUR) o conflito no país está impulsionando os números de refugiados e elevando cada vez mais o número de pessoas deslocadas internamente, mais de 730 mil cidadãos do Sudão do Sul fugiram para os países vizinhos e outros 1,5 milhão de pessoas estão deslocadas internamente. Podemos destacar que além de contribuir para o aumento dos  níveis de refugiados a guerra agravou ainda mais o quadro da fome,cerca de 2,8 milhões de pessoas a precisar urgentemente de assistência alimentar, número correspondente a 25% da sua população, além de níveis alarmantes de desnutrição são constados no país, há  o desenvolvimento de doenças como: malária, diarreia, pneumonia, cólera, fatores que geram a morte de milhares de pessoas.

            É importante ressaltar que outro problema apontado pela ONU e demais organizações internacionais em relação ao Sudão do Sul está o elevado número de “Crianças-Soldados”. Desta forma, a campanha da ONU “Crianças, Não Soldados”, que busca acabar com o recrutamento e uso das crianças pelas forças armadas do governo no conflito até o final de 2016. Em meio a isso, o  Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF)  comemorou a libertação de mais de 3 mil crianças-soldado sul-sudanesas, fato considerado uma das maiores desmobilizações de meninos e meninas em zona de conflito. 

            Desta forma, é de suma importância que o Estado, auxiliado por meio de organizações internacionais, ampare a sua população e garanta a essa direitos básicos, à vista disso, e conforme afirma Almir de Oliveira, em sua obra Curso de Direitos Humanos, “(…) é preciso haver instrumentos e mecanismos que assegurem a todos, em toda parte o uso e gozo da liberdade, e protejam todos das possíveis violações desse direito de liberdade. (…) Cabe ao Estado, antes de mais ninguém, ministrar essa proteção. Mas, nos tempos atuais, quando o Estado falha na sua função protetora dos direitos humanos, a comunidade internacional intervém com apoio nas convenções e pactos internacionais, para exercer essa proteção.” (OLIVEIRA, 2000, p. 232 e 231).

            Portanto, é de suma importância que a ONU, a UNICEF, O ACNUR, Médicos Sem Fronteiras, demais organizações internacionais e toda a comunidade internacional que tem atuado na crise instaurada no Sudão do Sul, permaneçam afim de minimizar o sofrimento e as violações de direitos humanos que atingem toda a população sul-sudanesa, sobretudo em decorrência da ausência do Estado para a promoção de tais direitos.

5)Conclusão

            Em meio ao contexto de guerra e disputas de facções no Sudão do Sul decorrem diversas violações a direitos humanos, dentre elas estupros, esquartejamentos, mortes brutais a civis e rivais, recrutamento de crianças para integrar a guerra e etc. Ademais a isso, é observado em alguns relatórios da ONU a anuência do Estado em relação a essas graves violações. Desta forma, tornou-se de suma importância a permanência da atuação da ONU juntamente a toda a comunidade internacional no país, afim de minimizar o sofrimento da população que sofre com diversas epidemias, fome, falta de água potável e crimes de guerra brutais.

6) Referências:

OLIVEIRA, Almir de. Curso de Direitos Humanos. Rio de Janeiro: Editora Forense, 2000. 287 páginas.

COMPARATO, Fábio K. A Afirmação Histórica dos Direitos Humanos. 5 ª Edição.  São Paulo: Saraiva, 2007, 575 páginas.

Primeira Guerra Civil Sudanesa. In Wikipédia, a enciclopédia livre, 2016. https://pt.wikipedia.org/wiki/Primeira_Guerra_Civil_Sudanesa

História do Sudão. In Wikipédia, a enciclopédia livre, 2016. Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/wiki/História_do_Sudão> Acesso em 07/06/2015

Sudão do Sul. In Britannica Escola Online. Enciclopédia Escolar Britannica, 2016. Web,

2016. Disponível em: <http://escola.britannica.com.br/article/571051/Sudao-do-Sul>. Acesso em:

15 de junho de 2016.

Organização das Nações Unidas. In Suapesquisa. Disponível em: <http://www.suapesquisa.com/geografia/onu.htm> Acesso em: 07/06/2016.

Declaração Universal dos Direitos Humanos. In ONU Brasil, Disponível em: <http://www.dudh.org.br/declaracao/> Acessado em 07/06/2016.

Declaração Universal dos Direitos Humanos. In ONU Brasil, Disponível em: <http://www.dudh.org.br/wp-content/uploads/2014/12/dudh.pdf> Acessado em 10/ 06/2016

Princípios das Nações Unidas. In Nações Unidas 2016, Disponível em : <https://nacoesunidas.org/conheca/principios/> Acessado em 15/06/2016

Princípios das Nações Unidas. In Nações Unidas 2016, Disponível em : <https://nacoesunidas.org/carta/> Acessado em 15/06/2016.

Conheça a ONU. In Nações Unidas 2016, Disponível em: <https://nacoesunidas.org/conheca/> Acessado em 15/06/2016.

Adoção do Sudão do Sul como membro da ONU. In Nações Unidas 2016, Disponível em: https://nacoesunidas.org/surge-um-novo-pais-o-sudao-do-sul/

Libertação de mais 3 mil crianças- soldado. In Nações Unidas 2016, Disponível em: https://nacoesunidas.org/sudao-do-sul-unicef-comemora-libertacao-de-mais-de-3-mil-criancas-soldado/

Crise generalizada no Sudão do Sul. In Nações Unidas 2016, Disponível em: https://nacoesunidas.org/violencia-generalizada-torna-crise-do-sudao-do-sul-uma-das-mais-horrendas-do-mundo-alerta-onu/

Golpe militar no Sudão . In Opera Mundi, 2016. Disponível em: <http://operamundi.uol.com.br/conteudo/noticias/22493/hoje+na+historia+1952+-++no+egito+militares+depoem+rei+faruk+e+abrem+espaco+para+gamal+nasser.shtml> Acessado em 15/06/2016.

Conceito de Direitos Humanos. In Coad, 2016. Disponível em: <http://coad.com.br/app/webroot/files/trab/html/doutrina/em438.htm> Acessado em 15/ 06/2016.

Adoção do Sudão do Sul como Estado-Membro.UNITED NATIONS Copyright 2016. Disponível em: http://www.unric.org/pt/actualidade/30734-sudao-do-sul

http://g1.globo.com/mundo/noticia/2016/03/fome-no-sudao-do-sul-alcanca-niveis-alarmantes-segundo-a-onu.html]

 <http://g1.globo.com/mundo/noticia/2016/03/sudao-do-sul-deixa-soldado-estuprar-mulheres-como-forma-de-salario.html: > Acessado em: 15/ 06/ 2016

Refugiados no Sudão do Sul, ACNUR, Disponível: http://www.acnur.org/t3/portugues/noticias/noticia/mais-de-225-milhoes-de-pessoas-encontram-se-deslocadas-pelo-conflito-no-sudao-do-sul/ Acessado em: 15/03/2016.

Atrocidades do Sudão do Sul, 2016. Disponível em: <http://www1.folha.uol.com.br/mundo/2015/07/1650759-apos-independencia-guerra-civil-e-atrocidades-assolam-sudao-do-sul.shtml> Acessado em: 15/06/2016.

Direitos Humanos no Sudão do Sul. Disponível em: <http://exame.abril.com.br/mundo/noticias/direitos-humanos-no-sudao-do-sul-e-muito-precario-diz-onu> Acessado em 15/06/2016.

Carta da ONU, Disponível: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto/1930-1949/d19841.htm> Acessado em 16/06/2016.

Crise no Sudão do Sul. Rádio das Nações Unidas. 2016 Disponível em: http://www.unmultimedia.org/radio/portuguese/2016/02/um-quarto-da-populacao-sul-sudanesa-precisa-urgentemente-de-comida/#.V2HnTlfcNmA . Acessado em: 16/06/2016.


[1] Disponível em < http://www.unric.org/pt/actualidade/30734-sudao-do-sul > acesso em 07 de junho de 2016.

[2] https://nacoesunidas.org/surge-um-novo-pais-o-sudao-do-sul/

[3] 1. HERKENHOFF, João Baptista. Curso de Direitos Humanos: Gênese dos Direitos Humanos. Editora Acadêmica, p. 30.

[4] Disponível em: http://www.dudh.org.br/definicao/ Acessado em: 08 /06/ 2015

[5] Tradução disponível em: < http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto/1930-1949/d19841.htm>, acessado em 07/ 06/ 2016

[6]  Disponível: http://www.dudh.org.br/wp-content/uploads/2014/12/dudh.pdf Acessado em: 10/06/2016

[7] Disponível em: < http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto/1930-1949/d19841.htm> Acessado em: 15/ 06/ 2016

[8]  Disponível em: <http://g1.globo.com/mundo/noticia/2016/03/sudao-do-sul-deixa-soldado-estuprar-mulheres-como-forma-de-salario.html: > Acessado em: 15/ 06/ 2016

Assuntos relacionados
Sobre o autor
Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos