Impacto da criação das parcerias público-privadas na esfera dos contratos públicos no Brasil

Leia nesta página:

O grande impacto proporcionado pela criação das parcerias público-privadas na esfera dos contratos públicos no Brasil foi a modificação dos padrões de relacionamento contratual entre o Poder Público e a iniciativa privada.

O grande impacto proporcionado pela criação das parcerias público-privadas na esfera dos contratos públicos no Brasil foi a modificação dos padrões de relacionamento contratual entre o Poder Público e a iniciativa privada.

No Brasil, podemos afirmar que o marco legal desta investida é o Plano Diretor da Reforma do Estado – PDRE, elaborado no governo FHC e, em alguns aspectos, impulsionado pela gestão de Lula, a exemplo da manutenção dos parâmetros macroeconômicos do plano de estabilização. [1]

Os contratos de serviços da Lei de Licitações continuam existindo, com suas características intocadas (Lei das PPPs, art. 3º, § 3º). O que ocorreu, com a concessão administrativa de serviços ao Estado, foi o surgimento de um novo modelo para contratação de serviços. [2]

As PPPs impactaram os contratos da administração públicas trazendo inovações ao antigo regime contratual do estatuto das licitações e de concessões de serviços públicos previstos na lei 8.987/95 (concessões comuns). O novo modelo contratual surgiu em virtude das demandas de infraestrutura do Estado Brasileiro em empreendimentos públicos de pouca atratividade para o empresariado, tendo em vista o baixo retorno financeiro desses empreendimentos se firmados no modelo da concessão comum, em que não há o compartilhamento de riscos presente nos contratos de PPP.

O novo modelo concessório veio ao encontro das limitações impostas pela crise fiscal que passava o Estado Brasileiro na década de 90. Os contratos PPP possibilitaram atração do parceiro privado para os empreendimentos considerados não rentáveis permitindo a participação do parceiro público complementando as tarifas arrecadadas pelo particular com uma contraprestação, compartilhamento de riscos, a criação do fundo garantidor das PPP e a remuneração baseada no desempenho do parceiro privado.

Com isso, o parceiro privado participa do projeto com o desenho, a construção, o financiamento e a operação (DBFO).

Infere-se que a responsabilidade para a realização dos serviços não são mais só do Estado, essa passa a ser também das iniciativas privadas e das sociedades civis.

O grande impacto proporcionado pela criação das parcerias público-privadas na esfera dos contratos públicos no Brasil foi a modificação dos padrões de relacionamento contratual entre o Poder Público e a iniciativa privada, ou seja, muda-se a forma de contratar com o escopo de implementar um sistema de relacionamento (uma contratação) mais eficiente, com maior retorno ao interesse público.

Todavia, levando-se em conta que a criação das PPPs é relativamente recente e considerando a dimensão territorial do Brasil constata-se, até o momento, uma pequena adesão as PPPs, mas há uma grande expectativa de aumento de adesões, conforme alguns exemplos de PPP bem sucedidas celebradas pelo Governo Federal. (Projetos de PPP: Governo Federal, Datacenter Banco do Brasil/Caixa Econômica Federal, Projeto Pontal de Irrigação, Rede Nacional de Televisão Pública Digital – RNTPD e Sistema Geoestacionário Brasileiro). [3]

A experiência mineira revela que, caso certos cuidados com a estruturação contratual sejam tomados, o modelo de PPPs tem grande potencial para aumentar e modernizar a eficiência das políticas públicas e da operação de infraestrutura no Brasil. [4]

Vale lembrar que a PPP é um contrato de gestão e que viabilizou a concessão de serviços públicos não tarifáveis ou, se tarifáveis, altamente deficitários.

Por fim, essa nova modalidade de concessão de serviço público tem garantido à Administração Pública a construção de várias obras de infraestrutura que por falta de recursos não sairia do papel.

Referências:

Projeto Pontal de Irrigação. Disponível em http:// www.codevasf.gov.br/ppp-projetopontal

Rede Nacional de Televisão Pública Digital – RNTPD. Disponível em http:// www.ebc.gov.br

Parcerias Públicos Privadas (PPP). Disponível em http:// www.ppp.gov.br

Rodrigo Reis de Oliveira, Victor Hugo Correa Costa, Eder Sá Alves Campos, Marcos Siqueira Moraes, autores. A Experiência Mineira com as Parcerias Público-Privadas sob a luz da experiência internacional: avanços, limites e perspectivas. IV Congresso CONSAD de Gestão Pública. Centro de Convenções Ulysses Guimarães, Brasília-DF, 25 a 27 de maio de 2011.

SUNDFELD, Guia Jurídico das Parcerias Público-Privadas. In Parceria Público-Privada, org. Carlos Ari Sundfeld, 1ª Edição, 2ª Tiragem, São Paulo, Ed. Malheiros, 2007.

1 BEHRING, Elaine Rossetti. Brasil em Contra-Reforma: desestruturação do Estado e perda de direitos. São Paulo: Cortez, 2003.

2 SUNDFELD, Carlos Ari. Guia Jurídico das Parcerias Público-Privadas. Parcerias Público-Privadas, 1ª Edição, 2ª Tiragem, Ed. Malheiros, 2007, p 33.

3 Para o Governo Federal e os Estados da Bahia e Piauí, os projetos "em elaboração" são aqueles cujos estudos de viabilidade estão contratados no âmbito do Programa Nacional de Desenvolvimento Institucional de Parcerias Público-Privadas (PPP) desenvolvido pela Assessoria Econômica do Ministério do Planejamento em parceria com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), com recursos do Fundo Multilateral de Investimentos (FUMIN).

4 Rodrigo Reis de Oliveira, Victor Hugo Correa Costa, Eder Sá Alves Campos, Marcos Siqueira Moraes, autores. A Experiência Mineira com as Parcerias Público-Privadas sob a luz da experiência internacional: avanços, limites e perspectivas, painel 29/102, p. 24, 2011. IV Congresso CONSAD de Gestão Pública. Centro de Convenções Ulysses Guimarães, Brasília-DF, 25 a 27 de maio de 2011.

Sobre o autor
José Manuel Lavers Hernández

Bacharel em Direito pelo Centro Universitário do Distrito Federal, Bacharel e Licenciado em Educação Física, especialista em Docência do Ensino Superior pela Universidade Estadual do Centro-Oeste, especialista em Direito Administrativo pelo Instituto Brasiliense de Direito Público e especialista em Direito Militar pela Universidade Castelo Branco.

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos