A RESTITUIÇÃO DA DIFERENÇA DO ICMS NA SUBSTITUIÇÃO TRIBUTÁRIA

Restituição de imposto

Leia nesta página:

A restituição da diferença do ICMS pago a mais no regime de substituição tributária para frente é devida quando a base de cálculo da operação for inferior à presumida.

A RESTITUIÇÃO DA DIFERENÇA DO ICMS NA SUBSTITUIÇÃO TRIBUTÁRIA

                                               Marco Aurélio Bicalho de Abreu Chagas

                                               Para diminuir a sonegação fiscal foi criado o regime da substituição tributária que consiste no levantamento do valor de uma mercadoria para apurar o seu preço médio de venda ao consumidor final.

                                               Calcula-se antecipadamente, com base nesse preço médio encontrado, o ICMS devido em toda a cadeia de comercialização da mercadora, desde a sua saída da fábrica, passando pelo atacadista e pelo varejista até o consumidor final.

                                               Trata-se, por conseguinte de uma antecipação do recolhimento do imposto na origem da cadeia produtiva.

                                               Acontece que a administração pública ao estipular esses valores médios de determinados produtos o faz bem acima do valor médio real, provocando uma distorção que desencadeia um desequilíbrio e leva, por conseguinte, ao pagamento de mais imposto do que o devido, provocando, em última instância, inflação ao invés de benefício.

                                               Em Minas ao se adquirir de outros Estados mercadoria constante desse sistema de substituição tributária (Anexo XV do Regulamento do ICMS/MG) o contribuinte antecipa o recolhimento do ICMS, atendendo a todas as fases de circulação, até que atinja o consumidor final.

                                               A chamada MVA (Margem de Valor Agregado), apelidada de “margem de ganho”, integra, então, o preço da mercadoria para fins de tributação da substituição tributária.

                                               Até então o Supremo no julgamento da ADIn 1851, em 2002 sustentava o entendimento de que o imposto recolhido a mais não vincula o Fisco à restituição, ao pressuposto de que o fato gerador presumido não é provisório, mas definitivo. Isso, portanto não dava ensejo à restituição ou complementação do imposto pago, ressalvada a hipótese de sua não-realização final.

                                               Agora, recentemente o Supremo muda e consagra o direito de contribuinte à diferença entre o valor do tributo recolhido previamente e aquele realmente devido no momento da venda.

                                               A Corte Suprema sedimenta, no recente julgado, por derradeiro, a tese para fim de repercussão geral: “É devida a restituição da diferença do ICMS pago a mais no regime de substituição tributária para  frente se a base de cálculo efetiva da operação for inferior à presumida”. (processo/verProcessoDetalhe.asp?incidente=2642284">Recurso Extraordinário (RE) 593849).

                                               E, ainda, modulou os efeitos do julgamento, para acolher os casos futuros e atingir aqueles casos pretéritos que já se encontram em trâmite judicial.

                                               Assim, a nosso juízo, essa decisão ao contemplar o principio da praticidade, em que se apoia o nosso sistema de substituição tributária, respeitou, notadamente, os princípios da igualdade, da capacidade contributiva e da vedação ao confisco.

                                               Os princípios constitucionais de natureza tributária aplicáveis à espécie repudiam qualquer proibição de restituição do imposto pago a maior. Portanto a Decisão aqui ventilada merece aplauso, pois corrige um lamentável equívoco praticado em épocas passadas.

                                          

Sobre o autor
Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos