Ao utilizar diariamente algumas plataformas virtuais de comunicação, alguns pontos importantes devem ser considerados, vejamos:
1. Não há hora marcada para que o cliente te acesse no seu trabalho, o cliente tem um canal direto e imediato à sua atenção, exigindo de você um posicionamento;
2. Qualquer posicionamento exigirá uma postura profissional na resposta, pois independente do meio utilizado, qualquer manifestação fica registrada e formalizada para fins de responsabilização dos reflexos daquele posicionamento;
3. Independente do horário, a resposta ao cliente acaba sendo sempre uma consulta, que pode demandar mais ou menos tempo de pesquisa, mas sempre exigirá sua atenção;
4. Toda e qualquer pesquisa, ou mesmo os preciosos minutos dedicados a uma conversa por Whatsapp, além de não ter a mesma eficácia que uma conversa verbal ou pessoal, consuma, ao longo do dia, várias horas dedicadas a esta plataforma;
5. O tempo dedicado às redes, além de não gerarem rentabilidade direta, repercutem no custo da oportunidade, pois se trata de tempo em que se perde de buscar novos empreendimentos ou de desenvolvimento de novas teses.
Tratam-se de algumas constatações obtidas com a realidade virtual que invadiu nosso ambiente de trabalho.
Afinal, não são raras as cobranças dos clientes por respostas imediatas para assuntos complexos.
As horas dedicadas à comunicação com o cliente devem ser computadas como horas técnicas para fins de cobrança, razão pela qual se exige do profissional o máximo de transparência com o cliente no ato da contratação, deixando muito claro os limites e valores passíveis de cobrança nos casos que estes limites são ultrapassados.