A aplicação da pena de confesso no Juizado especial civil

04/04/2017 às 17:46
Leia nesta página:

Requerimento da parte autora, ante a juntada de defesa denominada genérica, para que seja aplicada a pena de confesso. impossibilidade.

O presente artigo visa esclarecer a inexistência da “pena de confesso” no procedimento instituído pela Lei nº 9.099/95.

          O aumento crescente de demandas, em face de prestadoras de serviços e grandes lojas do varejo, faz com que os Escritórios de Advocacia contratados para promover a defesa destas empresas busquem soluções práticas para atender aos Réus, no prazo exíguo instituído pela Lei dos Juizados.

Ademais, com o advento do Processo Eletrônico e as citações via Portal do Tribunal, para as empresas cadastradas, a produção de peças de defesa torna-se um trabalho hercúleo.

Desta forma, surgiu a denominada “defesa genérica” para fins de contestar o pedido inicial, sem, contudo, impugná-lo de forma específica, conforme o comando do art.341 do CPC.

Art. 341.  Incumbe também ao réu manifestar-se precisamente sobre as alegações de fato constantes da petição inicial, presumindo-se verdadeiras as não impugnadas, salvo se:

I - não for admissível, a seu respeito, a confissão;

II - a petição inicial não estiver acompanhada de instrumento que a lei considerar da substância do ato;

III - estiverem em contradição com a defesa, considerada em seu conjunto.

Parágrafo único.  O ônus da impugnação especificada dos fatos não se aplica ao defensor público, ao advogado dativo e ao curador especial.

Ao identificar tratar-se de defesa genérica, em que pese inexistir a réplica no procedimento dos Juizados Especiais, a parte autora manifesta-se no sentido de ser aplicada a “pena de confesso”.

Depreende-se da leitura da Lei nº 13.105, de 16 de março de 2015, que o Código de Processo Civil menciona a pena de confesso/confissão, nos arts. 139, VIII e 385 § 1º, ambos do CPC.

Na hipótese do art.139, VIII do CPC, não se trata do depoimento pessoal da parte, o qual é regulado pelos artigos 385 e seguintes do CPC, ou seja, é inaplicável a pena de confissão por ser uma convocação do Juízo na busca de esclarecimentos sobre determinados fatos.

         Art. 139.  O juiz dirigirá o processo conforme as disposições deste Código, incumbindo-lhe:

I - assegurar às partes igualdade de tratamento;

II - velar pela duração razoável do processo;

III - prevenir ou reprimir qualquer ato contrário à dignidade da justiça e indeferir postulações meramente protelatórias;

IV - determinar todas as medidas indutivas, coercitivas, mandamentais ou sub-rogatórias necessárias para assegurar o cumprimento de ordem judicial, inclusive nas ações que tenham por objeto prestação pecuniária;

V - promover, a qualquer tempo, a autocomposição, preferencialmente com auxílio de conciliadores e mediadores judiciais;

VI - dilatar os prazos processuais e alterar a ordem de produção dos meios de prova, adequando-os às necessidades do conflito de modo a conferir maior efetividade à tutela do direito;

VII - exercer o poder de polícia, requisitando, quando necessário, força policial, além da segurança interna dos fóruns e tribunais;

VIII - determinar, a qualquer tempo, o comparecimento pessoal das partes, para inquiri-las sobre os fatos da causa, hipótese em que não incidirá a pena de confesso;

IX - determinar o suprimento de pressupostos processuais e o saneamento de outros vícios processuais;

X - quando se deparar com diversas demandas individuais repetitivas, oficiar o Ministério Público, a Defensoria Pública e, na medida do possível, outros legitimados a que se referem o art. 5o da Lei no 7.347, de 24 de julho de 1985, e o art. 82 da Lei no 8.078, de 11 de setembro de 1990, para, se for o caso, promover a propositura da ação coletiva respectiva.

Parágrafo único.  A dilação de prazos prevista no inciso VI somente pode ser determinada antes de encerrado o prazo regular.

Por outro lado, o dispositivo do art.385, § 1º do CPC, atrai a aplicação da pena de confesso, desde que observado o procedimento para tal fim.

         Art. 385.  Cabe à parte requerer o depoimento pessoal da outra parte, a fim de que esta seja interrogada na audiência de instrução e julgamento, sem prejuízo do poder do juiz de ordená-lo de ofício.

§ 1o Se a parte, pessoalmente intimada para prestar depoimento pessoal e advertida da pena de confesso, não comparecer ou, comparecendo, se recusar a depor, o juiz aplicar-lhe-á a pena.

§ 2o É vedado a quem ainda não depôs assistir ao interrogatório da outra parte.

§ 3o O depoimento pessoal da parte que residir em comarca, seção ou subseção judiciária diversa daquela onde tramita o processo poderá ser colhido por meio de videoconferência ou outro recurso tecnológico de transmissão de sons e imagens em tempo real, o que poderá ocorrer, inclusive, durante a realização da audiência de instrução e julgamento.

Isto quer dizer que a parte deve ser intimada pessoalmente, sob pena de confissão, a qual é aplicada no caso de não comparecimento ou de recusa a depor.

Contudo, não é observada na citação extraída nos Juizados Especiais qualquer intimação específica para a aplicação da referida pena.

Transcreve-se a citação extraída dos autos do processo 0001680-55.2017.8.18.0087, no qual litigam um consumidor e a empresa prestadora de serviços de saúde:

São Gonçalo, 02 de fevereiro de 2017.

No. do Processo: 0001680-55.2017.8.19.0087


Pelo presente, fica Vossa Senhoria citado(a) para os termos do pedido formulado por
************ em face de *******, conforme os fatos e fundamentos constantes da petição inicial que acompanha o presente.

Ciente de que deverá comparecer à audiência de Conciliação que será realizada em 08/03/2017 14:00h, podendo ser convertida em instrução e julgamento presidida por
Juiz Togado, oportunidade em que receberá as defesas apresentadas, bem como
colherá as provas, inclusive testemunhais, em audiência una, proferindo sentença.
Tratando-se de pessoa jurídica, deverá estar representada pelo sócio que deverá trazer
o contrato social ou preposto devidamente credenciado pela respectiva carta (Art. 9
parágrafo 4º da Lei 9.099/95) _____________________________________________________

Advertências:
1º Não comparecendo o demandado, considerar-se-ão verdadeiras as alegações iniciais e será proferido o julgamento de Plano (Art. 20 da Lei 9.099/95).

2º O comparecimento das partes é indispensável e nas causas de valor até 20 salários mínimos, a assistência de advogado não é necessária. Nas reclamações de valor entre 20 e 40 salários mínimos, a assistência de advogado é obrigatória - Art. 9o. da Lei 9.099/95.

3º Fica a parte ré ciente de que deverá peticionar através do sistema de petição eletrônica disponível no sítio do TJ/RJ. Assim, deverão ser juntados eletronicamente, os atos constitutivos, carta de preposto e instrumentos procuratórios até o início da audiência de conciliação; e a contestação, bem como qualquer prova documental, até o início da Audiência de Instrução e
Julgamento, sob pena de revelia – artigo 20 da Lei 9.099/95 c/c artigo 18 da Lei 11419/2006 c/c artigo 15, §§ 1º e 4º da Resolução nº 16/2009 c/c artigo 6º Ato Executivo TJ nº 5877/2010.

4º Caso a parte ré tenha prova oral a produzir, deverá arrolar as testemunhas (no máximo de três) até cinco dias antes da AIJ – ARTIGO 34, §§ 1º e 2º da Lei 9099/95.

5º Tratando-se de Juizado Especial Cível Virtual, deve a parte ré atentar para toda a legislação pertinente. É necessária a efetivação do cadastro presencial a ser realizado em qualquer cartório virtual, e ainda possuir o certificado digital, que deverá ser solicitado junto à empresa credenciada.


 

Verifica-se a inexistência de um comando específico em relação ao art.385 do CPC.

Decerto, caso haja requerimento de depoimento pessoal da parte Ré, representada por preposto, o mesmo será indeferido diante da inobservância de citação/intimação específica para tal fim, bem como a inexistência de poderes conferidos através da carta, a fim de afastar a “pena de confesso”.

Assine a nossa newsletter! Seja o primeiro a receber nossas novidades exclusivas e recentes diretamente em sua caixa de entrada.
Publique seus artigos

Por outro lado, a CONFISSÃO tem natureza jurídica de prova, conforme dispõem os arts. 389/395 do CPC, em relação aos quais se destacam os seguintes:

 Art. 389.  Há confissão, judicial ou extrajudicial, quando a parte admite a verdade de fato contrário ao seu interesse e favorável ao do adversário.

Art. 390.  A confissão judicial pode ser espontânea ou provocada.

§ 1o A confissão espontânea pode ser feita pela própria parte ou por representante com poder especial.

§ 2o A confissão provocada constará do termo de depoimento pessoal.

Art. 391.  A confissão judicial faz prova contra o confitente, não prejudicando, todavia, os litisconsortes.

Parágrafo único.  Omissis.

Tem-se, assim, que a confissão judicial ou extrajudicial pressupõe a manifestação expressa do confitente para fins de admitir a verdade do fato, contrário ao seu interesse.

Portanto, não se justifica o requerimento de pena de confesso uma vez que a “defesa genérica” é dissociada do depoimento pessoal da parte.

Se a contestação juntada aos autos não impugnar de forma específica os fatos narrados na inicial, sendo os mesmos verossímeis diante do conjunto probatório acostado, milita em desfavor do contestante a presunção de veracidade dos fatos alegados pela parte autora.

Nesse sentido, o dispositivo que trata da REVELIA (arts. 344/346 do CPC e art.20 da Lei nº 9.099/95) é mais indicado para analisar a ausência de impugnação na peça de bloqueio.

Art. 344.  Se o réu não contestar a ação, será considerado revel e presumir-se-ão verdadeiras as alegações de fato formuladas pelo autor.

Art. 345.  A revelia não produz o efeito mencionado no art. 344 se:

I - havendo pluralidade de réus, algum deles contestar a ação;

II - o litígio versar sobre direitos indisponíveis;

III - a petição inicial não estiver acompanhada de instrumento que a lei considere indispensável à prova do ato;

IV - as alegações de fato formuladas pelo autor forem inverossímeis ou estiverem em contradição com prova constante dos autos.

Art. 346.  Os prazos contra o revel que não tenha patrono nos autos fluirão da data de publicação do ato decisório no órgão oficial.

Parágrafo único.  O revel poderá intervir no processo em qualquer fase, recebendo-o no estado em que se encontrar.

Conclui-se que o procedimento dos Juizados Especiais não observa integralmente a subsidiariedade do Código de Processo Civil, exceto no art. 30 (parte final), no art. 52, e no art. 53, com as respectivas modificações.

Desta forma, a “pena de confesso” ou a “confissão”, certamente e raramente serão aplicadas nos Juizados Cíveis.

Sobre o autor
Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Mais informações

REQUERIMENTO NA AUDIÊNCIA DE INSTRUÇÃO E JULGAMENTO NOS JUIZADOS ESPECIAIS CÍVEIS, DIANTE DE ALEGADA DEFESA GENÉRICA, PARA QUE SEJA APLICADA A PENA DE CONFESSO.

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos