O Mito da Eleição Anulada com mais de 50% dos Votos Nulos

13/05/2017 às 10:06
Leia nesta página:

É comum vermos circulando pelas redes sociais e grupos de WhatsApp, a informação de que 50% dos votos NULOS anulariam uma eleição e que os candidatos ficariam inelegíveis. Cuidado! Esse é mais um mito!

É comum vermos circulando pelas redes sociais e grupos de WhatsApp, a informação de que 50% dos votos NULOS anulariam uma eleição e que os candidatos ficariam inelegíveis.

Na verdade, a eleição só é anulada, com a marcação de nova eleição, caso haja NULIDADE de mais de 50% dos votos válidos (art. 224, Código Eleitoral).
 

No entanto, há uma grande diferença entre votos atingidos pela NULIDADE e votos NULOS. 

A nulidade de um voto é decorrente de ilícitos eleitorais, ou seja, caso confirmado de que houve fraude, por exemplo.
 

Dessa forma, ainda que 99% da população brasileira ANULE o seu voto, ou vote em branco, o 1% remanescente, que votou corretamente, elegerá os nossos próximos mandatários, já que se aplicaria o disposto no art. 77, §2º da Constituição Federal, que dispõe que é eleito o candidato que obtiver a maioria dos votos válidos, excluídos os votos brancos e os votos nulos.

www.pollakadvogados.com.br

Sobre o autor
Paulo Rogerio Pollak

Advogado atuante desde 2003, principalmente nas esferas cível e administrativa.

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos